CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve promover reunião para lançamento de produtos, calcular o custo do produto, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, discutir estratégias de venda com o superior, orientar sobre dúvidas de contrato, participar de feiras relacionadas a área, planejar metas de venda com o superior, protocolar contrato, requisitar manutenção de produtos na garantia, definir produtos adequados ao perfil, demonstrar empatia, apresentar tabelas de preços, programar execução de serviços, demonstrar persuasão, demonstrar conhecimento do produto, agendar horários para visitas, dar provas de boa dicção, explicar formas de pagamento, fazer itinerário de visitas, contratar pessoas para divulgar produtos, motivar-se, demonstrar benefícios do produto, verificar necessidades, dar provas de responsabilidade, confirmar cadastramento de clientes, preencher contrato do produto vendido, divulgar produtos por meio de panfletos, enviar brindes, verificar o poder aquisitivo, discriminar tipos de produto, acompanhar entrega de produtos na expedição, pesquisar novos nichos de mercado, convidar o cliente para visitar a empresa, agir com ética, esclarecer dúvidas sobre produtos, requisitar material de consumo, checar ficha cadastral do cliente, preparar cadastro de potenciais clientes, solicitar documentos comprobatórios para filiação, contatar consumidor por telefone, assessorar na renovação de contratos, demonstrar produtos por meio de amostras, solicitar dados do cliente, explicar as características dos produtos, utilizar noções de informática, comunicar-se, requisitar material de divulgação, visitar clientes no período de garantia, planejar novas regiões de venda com o superior, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, manter boa apresentação pessoal, definir formas de pagamento, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, pagar vendas efetuadas a fornecedora, enviar correspondências aos consumidores, organizar-se, atualizar tabela de valores, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, estabelecer prazos de entrega dos produtos, entrevistar clientes em potencial, demonstrar produtos em eventos, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, preencher romaneio - folha de pedidos, avaliar o perfil por meio de computador, dar provas de controle emocional, participar de palestras relacionadas a área, comprar produtos para demonstração, participar de cursos de reciclagem da área, explicar objetivos da visita, emitir nota fiscal e recibos, informar ao cliente sobre novos produtos, receber pagamento do produto, fazer entrega de produtos.