CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio

O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.

Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.

Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Vendedores em domicílio.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Vendedor em domicílio

O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.

Contata os clientes para agendamento de visitas.

Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.

Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.

Informa preços e formas de pagamento.

Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.

Solicita indicação de clientes potenciais.

Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.

Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.

Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.

Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .

Funções do cargo

O funcionário CBO 5241-05 deve relacionar-se com setores da empresa, planejar vendas, fechar contratos de venda, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, acompanhar clientes no pós-venda, levantar o perfil do consumidor.

Condições de trabalho dessas profissões

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.

Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05

Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve agir com ética, programar execução de serviços, demonstrar produtos por meio de amostras, esclarecer dúvidas sobre produtos, contatar consumidor por telefone, solicitar dados do cliente, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, atualizar tabela de valores, discriminar tipos de produto, assessorar na renovação de contratos, protocolar contrato, participar de palestras relacionadas a área, participar de cursos de reciclagem da área, explicar objetivos da visita, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, manter boa apresentação pessoal, verificar o poder aquisitivo, divulgar produtos por meio de panfletos, contratar pessoas para divulgar produtos, participar de feiras relacionadas a área, verificar necessidades, fazer entrega de produtos, enviar brindes, motivar-se, dar provas de boa dicção, promover reunião para lançamento de produtos, dar provas de responsabilidade, definir produtos adequados ao perfil, informar ao cliente sobre novos produtos, explicar formas de pagamento, utilizar noções de informática, checar ficha cadastral do cliente, convidar o cliente para visitar a empresa, pesquisar novos nichos de mercado, receber pagamento do produto, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, solicitar indicação de clientes potenciais, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, comprar produtos para demonstração, requisitar material de consumo, requisitar manutenção de produtos na garantia, planejar novas regiões de venda com o superior, agendar horários para visitas, enviar correspondências aos consumidores, organizar-se, discutir estratégias de venda com o superior, emitir nota fiscal e recibos, preencher contrato do produto vendido, pagar vendas efetuadas a fornecedora, explicar as características dos produtos, demonstrar empatia, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, demonstrar persuasão, preparar cadastro de potenciais clientes, planejar metas de venda com o superior, orientar sobre dúvidas de contrato, calcular o custo do produto, definir formas de pagamento, solicitar documentos comprobatórios para filiação, estabelecer prazos de entrega dos produtos, apresentar tabelas de preços, requisitar material de divulgação, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, preencher romaneio - folha de pedidos, confirmar cadastramento de clientes, avaliar o perfil por meio de computador, visitar clientes no período de garantia, comunicar-se, acompanhar entrega de produtos na expedição, dar provas de controle emocional, fazer itinerário de visitas, demonstrar produtos em eventos, demonstrar benefícios do produto, demonstrar conhecimento do produto, entrevistar clientes em potencial.

Cargos e salários CBO 5241-05 - Vendedores em domicílio

Não há posts para exibir