CBO 5241-05 - Vendedores em domicílio - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
Funções
visitar consumidor, planejar vendas, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais.
Atividades
assessorar na renovação de contratos, manter boa apresentação pessoal, demonstrar empatia, agendar horários para visitas, planejar metas de venda com o superior, atualizar tabela de valores, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, promover reunião para lançamento de produtos, dar provas de boa dicção, comprar produtos para demonstração, planejar novas regiões de venda com o superior, explicar formas de pagamento, participar de cursos de reciclagem da área, dar provas de responsabilidade, contatar consumidor por telefone, preencher contrato do produto vendido, enviar brindes, agir com ética, comunicar-se, convidar o cliente para visitar a empresa, divulgar produtos por meio de panfletos, esclarecer dúvidas sobre produtos, enviar correspondências aos consumidores, definir formas de pagamento, programar execução de serviços, demonstrar produtos em eventos, fazer entrega de produtos, definir produtos adequados ao perfil, participar de feiras relacionadas a área, organizar-se, solicitar dados do cliente, discriminar tipos de produto, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, pagar vendas efetuadas a fornecedora, contratar pessoas para divulgar produtos, pesquisar novos nichos de mercado, apresentar tabelas de preços, verificar o poder aquisitivo, requisitar material de consumo, informar ao cliente sobre novos produtos, orientar sobre dúvidas de contrato, demonstrar persuasão, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, avaliar o perfil por meio de computador, dar provas de controle emocional, motivar-se, solicitar documentos comprobatórios para filiação, protocolar contrato, preencher romaneio - folha de pedidos, preparar cadastro de potenciais clientes, entrevistar clientes em potencial, solicitar indicação de clientes potenciais, verificar necessidades, explicar as características dos produtos, fazer itinerário de visitas, confirmar cadastramento de clientes, discutir estratégias de venda com o superior, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, requisitar manutenção de produtos na garantia, demonstrar conhecimento do produto, requisitar material de divulgação, participar de palestras relacionadas a área, utilizar noções de informática, demonstrar benefícios do produto, visitar clientes no período de garantia, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, receber pagamento do produto, explicar objetivos da visita, checar ficha cadastral do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, calcular o custo do produto, emitir nota fiscal e recibos.