CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, planejar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve promover reunião para lançamento de produtos, convidar o cliente para visitar a empresa, enviar correspondências aos consumidores, preencher romaneio - folha de pedidos, preparar cadastro de potenciais clientes, protocolar contrato, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, entrevistar clientes em potencial, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, dar provas de boa dicção, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar benefícios do produto, demonstrar persuasão, manter boa apresentação pessoal, definir produtos adequados ao perfil, checar ficha cadastral do cliente, utilizar noções de informática, assessorar na renovação de contratos, solicitar indicação de clientes potenciais, verificar o poder aquisitivo, organizar-se, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, planejar novas regiões de venda com o superior, emitir nota fiscal e recibos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, pagar vendas efetuadas a fornecedora, comunicar-se, comprar produtos para demonstração, motivar-se, requisitar manutenção de produtos na garantia, definir formas de pagamento, dar provas de responsabilidade, demonstrar conhecimento do produto, participar de palestras relacionadas a área, solicitar dados do cliente, demonstrar produtos em eventos, apresentar tabelas de preços, pesquisar novos nichos de mercado, atualizar tabela de valores, receber pagamento do produto, explicar as características dos produtos, dar provas de controle emocional, acompanhar entrega de produtos na expedição, informar ao cliente sobre novos produtos, contatar consumidor por telefone, preencher contrato do produto vendido, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, requisitar material de consumo, avaliar o perfil por meio de computador, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar sobre dúvidas de contrato, explicar objetivos da visita, fazer entrega de produtos, explicar formas de pagamento, programar execução de serviços, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, discriminar tipos de produto, enviar brindes, participar de cursos de reciclagem da área, agendar horários para visitas, divulgar produtos por meio de panfletos, planejar metas de venda com o superior, solicitar documentos comprobatórios para filiação, agir com ética, calcular o custo do produto, demonstrar empatia, verificar necessidades, requisitar material de divulgação, discutir estratégias de venda com o superior, fazer itinerário de visitas, confirmar cadastramento de clientes, contratar pessoas para divulgar produtos, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, esclarecer dúvidas sobre produtos, visitar clientes no período de garantia.