CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve participar de eventos, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda, levantar o perfil do consumidor, relacionar-se com setores da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve programar execução de serviços, definir formas de pagamento, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, protocolar contrato, preencher romaneio - folha de pedidos, preencher contrato do produto vendido, informar ao cliente sobre novos produtos, atualizar tabela de valores, pagar vendas efetuadas a fornecedora, demonstrar conhecimento do produto, convidar o cliente para visitar a empresa, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, visitar clientes no período de garantia, demonstrar produtos por meio de amostras, enviar brindes, agendar horários para visitas, enviar correspondências aos consumidores, verificar o poder aquisitivo, esclarecer dúvidas sobre produtos, motivar-se, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, promover reunião para lançamento de produtos, solicitar dados do cliente, agir com ética, solicitar documentos comprobatórios para filiação, explicar formas de pagamento, orientar sobre dúvidas de contrato, calcular o custo do produto, checar ficha cadastral do cliente, contatar consumidor por telefone, manter boa apresentação pessoal, pesquisar novos nichos de mercado, acompanhar entrega de produtos na expedição, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, receber pagamento do produto, solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar persuasão, dar provas de boa dicção, comprar produtos para demonstração, explicar objetivos da visita, dar provas de responsabilidade, apresentar tabelas de preços, avaliar o perfil por meio de computador, planejar novas regiões de venda com o superior, utilizar noções de informática, explicar as características dos produtos, emitir nota fiscal e recibos, requisitar material de consumo, participar de cursos de reciclagem da área, requisitar material de divulgação, fazer entrega de produtos, verificar necessidades, planejar metas de venda com o superior, fazer itinerário de visitas, confirmar cadastramento de clientes, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar benefícios do produto, comunicar-se, discriminar tipos de produto, preparar cadastro de potenciais clientes, discutir estratégias de venda com o superior, dar provas de controle emocional, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, demonstrar empatia, requisitar manutenção de produtos na garantia, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar produtos em eventos, divulgar produtos por meio de panfletos, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, assessorar na renovação de contratos, participar de palestras relacionadas a área, organizar-se, definir produtos adequados ao perfil, entrevistar clientes em potencial.