CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, planejar vendas, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve participar de palestras relacionadas a área, definir produtos adequados ao perfil, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, receber pagamento do produto, utilizar noções de informática, requisitar manutenção de produtos na garantia, demonstrar persuasão, apresentar tabelas de preços, acompanhar entrega de produtos na expedição, comunicar-se, checar ficha cadastral do cliente, calcular o custo do produto, programar execução de serviços, dar provas de boa dicção, explicar formas de pagamento, participar de feiras relacionadas a área, verificar o poder aquisitivo, confirmar cadastramento de clientes, demonstrar benefícios do produto, planejar metas de venda com o superior, dar provas de responsabilidade, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, discriminar tipos de produto, demonstrar conhecimento do produto, dar provas de controle emocional, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar produtos por meio de amostras, discutir estratégias de venda com o superior, pagar vendas efetuadas a fornecedora, explicar as características dos produtos, definir formas de pagamento, explicar objetivos da visita, orientar sobre dúvidas de contrato, demonstrar produtos em eventos, protocolar contrato, avaliar o perfil por meio de computador, convidar o cliente para visitar a empresa, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, esclarecer dúvidas sobre produtos, motivar-se, assessorar na renovação de contratos, entrevistar clientes em potencial, promover reunião para lançamento de produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preparar cadastro de potenciais clientes, enviar brindes, fazer entrega de produtos, enviar correspondências aos consumidores, visitar clientes no período de garantia, planejar novas regiões de venda com o superior, informar ao cliente sobre novos produtos, atualizar tabela de valores, organizar-se, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, divulgar produtos por meio de panfletos, verificar necessidades, emitir nota fiscal e recibos, comprar produtos para demonstração, preencher romaneio - folha de pedidos, requisitar material de consumo, demonstrar empatia, pesquisar novos nichos de mercado, contatar consumidor por telefone, agir com ética, solicitar dados do cliente, requisitar material de divulgação, agendar horários para visitas, solicitar indicação de clientes potenciais, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, participar de cursos de reciclagem da área, fazer itinerário de visitas, manter boa apresentação pessoal, preencher contrato do produto vendido, solicitar documentos comprobatórios para filiação.