CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio

O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.

Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.

Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Vendedores em domicílio.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Vendedor em domicílio

O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.

Contata os clientes para agendamento de visitas.

Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.

Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.

Informa preços e formas de pagamento.

Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.

Solicita indicação de clientes potenciais.

Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.

Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.

Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.

Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .

Funções do cargo

O funcionário CBO 5241-05 deve participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais, visitar consumidor, planejar vendas, fechar contratos de venda.

Condições de trabalho dessas profissões

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.

Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05

Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve solicitar documentos comprobatórios para filiação, calcular o custo do produto, confirmar cadastramento de clientes, pesquisar novos nichos de mercado, emitir nota fiscal e recibos, manter boa apresentação pessoal, requisitar material de consumo, visitar clientes no período de garantia, solicitar dados do cliente, dar provas de controle emocional, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, requisitar manutenção de produtos na garantia, assessorar na renovação de contratos, demonstrar persuasão, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, enviar brindes, receber pagamento do produto, agir com ética, solicitar indicação de clientes potenciais, convidar o cliente para visitar a empresa, atualizar tabela de valores, fazer itinerário de visitas, participar de palestras relacionadas a área, programar execução de serviços, avaliar o perfil por meio de computador, estabelecer prazos de entrega dos produtos, entrevistar clientes em potencial, utilizar noções de informática, planejar novas regiões de venda com o superior, demonstrar produtos em eventos, protocolar contrato, preencher romaneio - folha de pedidos, demonstrar benefícios do produto, dar provas de responsabilidade, discutir estratégias de venda com o superior, preparar cadastro de potenciais clientes, participar de feiras relacionadas a área, comprar produtos para demonstração, pagar vendas efetuadas a fornecedora, promover reunião para lançamento de produtos, enviar correspondências aos consumidores, apresentar tabelas de preços, planejar metas de venda com o superior, demonstrar produtos por meio de amostras, dar provas de boa dicção, explicar objetivos da visita, explicar formas de pagamento, comunicar-se, explicar as características dos produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, requisitar material de divulgação, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, agendar horários para visitas, definir formas de pagamento, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, demonstrar conhecimento do produto, verificar necessidades, acompanhar entrega de produtos na expedição, preencher contrato do produto vendido, motivar-se, checar ficha cadastral do cliente, demonstrar empatia, verificar o poder aquisitivo, participar de cursos de reciclagem da área, fazer entrega de produtos, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, discriminar tipos de produto, orientar sobre dúvidas de contrato, divulgar produtos por meio de panfletos, contatar consumidor por telefone, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, definir produtos adequados ao perfil, contratar pessoas para divulgar produtos, organizar-se, esclarecer dúvidas sobre produtos.

Cargos e salários CBO 5241-05 - Vendedores em domicílio

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