CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Supervisor de vendas comercial supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.
Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Supervisor de vendas comercial
O Supervisor de vendas comercial (ou similar) elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.
Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.
Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.
Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.
Explica como realizar atendimento pós-venda.
Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.
Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.
Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.
Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.
Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.
Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.
Funções
O funcionário CBO 5201-10 deve atender clientes - pré e pós-venda, planejar vendas - produtos e serviços, relacionar-se com clientes internos, coletar indicadores do mercado consumidor, supervisionar rotina da equipe de vendas, demonstrar competências pessoais, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços.
Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10
Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve negociar premiações para equipe com a diretoria, divulgar ações promocionais aos funcionários, demonstrar espírito de liderança, promover reuniões periódicas com a equipe, acompanhar entrega do produto junto a expedição, demonstrar produtos e ou serviços, solicitar aplicação de advertências disciplinares, ouvir, treinar novos funcionários, demonstrar honestidade, demonstrar empatia, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, realocar funcionários, sugerir incremento de produtos, manter sigilo profissional, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, premiar a equipe para melhorar os resultados, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, indicar candidatos às vagas existentes, utilizar noções de informática, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, dar provas de organização, participar de licitações de órgãos públicos, requisitar material de divulgação, entrevistar candidatos, dar provas de equilíbrio emocional, solicitar novos funcionários a administração, criar ações promocionais aos clientes, encaminhar clientes ao setor competente, analisar relatórios da equipe, contratar espaço para expor produtos, demonstrar educação, agir com otimismo, opinar sobre currículos de candidatos, analisar ações das empresas concorrentes, avaliar desempenho da equipe com o superior, demonstrar criatividade, identificar novos mercados consumidores, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, contatar a tesouraria para problemas de créditos, administrar diferenças, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, agir com dinamismo, acompanhar cadastramento do cliente, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, integrar novos funcionários a equipe, expressar-se, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, analisar as necessidades do cliente, reciclar equipe de trabalho, contatar o setor de logística para programação de entrega, resolver problemas de entrega de produtos, dar provas de responsabilidade, dimensionar ação futura de vendas da equipe, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, verificar apresentação pessoal da equipe, participar de feiras relacionadas a área, supervisionar a frequência da equipe, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, definir áreas geográficas de atuação da equipe, demonstrar conhecimento do produto, promover membros da equipe, agir com motivação, elaborar escalas de plantão da equipe, analisar resultados da equipe, programar agenda dos vendedores, ler publicações especializadas da área, negociar espaço publicitário, agir com espírito de equipe.