CBO 5201-10 - Supervisor de vendas comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de vendas e de prestação de serviços

O profissional no cargo de Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.

Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de vendas comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
      • Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
        • Supervisores de vendas e de prestação de serviços.

O que faz um Supervisor de vendas comercial

O Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.

Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.

Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.

Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.

Explica como realizar atendimento pós-venda.

Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.

Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.

Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.

Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.

Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.

Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5201-10 deve coletar indicadores do mercado consumidor, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, planejar vendas - produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, supervisionar rotina da equipe de vendas, atender clientes - pré e pós-venda, relacionar-se com clientes internos.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5201-10

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.

Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10

Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve contatar o setor de logística para programação de entrega, divulgar ações promocionais aos funcionários, elaborar escalas de plantão da equipe, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, opinar sobre currículos de candidatos, ouvir, demonstrar criatividade, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, indicar candidatos às vagas existentes, solicitar aplicação de advertências disciplinares, manter sigilo profissional, negociar espaço publicitário, agir com otimismo, verificar apresentação pessoal da equipe, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, negociar premiações para equipe com a diretoria, definir áreas geográficas de atuação da equipe, administrar diferenças, analisar ações das empresas concorrentes, demonstrar educação, analisar resultados da equipe, dar provas de organização, avaliar desempenho da equipe com o superior, resolver problemas de entrega de produtos, participar de licitações de órgãos públicos, dar provas de equilíbrio emocional, demonstrar produtos e ou serviços, sugerir incremento de produtos, dimensionar ação futura de vendas da equipe, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, agir com dinamismo, supervisionar a frequência da equipe, analisar as necessidades do cliente, analisar relatórios da equipe, realocar funcionários, requisitar material de divulgação, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, demonstrar espírito de liderança, programar agenda dos vendedores, solicitar novos funcionários a administração, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, expressar-se, agir com motivação, contratar espaço para expor produtos, agir com espírito de equipe, premiar a equipe para melhorar os resultados, demonstrar honestidade, demonstrar conhecimento do produto, utilizar noções de informática, promover membros da equipe, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, demonstrar empatia, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, acompanhar cadastramento do cliente, ler publicações especializadas da área, reciclar equipe de trabalho, dar provas de responsabilidade, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, encaminhar clientes ao setor competente, promover reuniões periódicas com a equipe, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, integrar novos funcionários a equipe, criar ações promocionais aos clientes, entrevistar candidatos, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, participar de feiras relacionadas a área, treinar novos funcionários, acompanhar entrega do produto junto a expedição, identificar novos mercados consumidores, contatar a tesouraria para problemas de créditos.

Cargos e salários CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços

Salário Supervisor de Vendas no Varejo Jundiaí

Supervisor de Vendas no Varejo: Jundiaí, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Vendas no Varejo CBO 5201-10 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 4.922 e 10.887 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 436 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.
Salário Supervisor de Vendas no Varejo Petrópolis

Supervisor de Vendas no Varejo: Petrópolis, RJ

O profissional no cargo de Supervisor de Vendas no Varejo CBO 5201-10 trabalhando em Petrópolis - RJ, ganha entre 2.799 e 5.546 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 136 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5201-10.