CBO 5162-05 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5162-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Babá cuida de crianças, no que diz respeito ao seu bem-estar e ao seu desenvolvimento físico e psicossocial Auxilia e orienta a criança na realização de suas atividades diárias.
Cuida da alimentação e da saúde Brinca com a criança, incentivando-a a criar, inventar e descobrir Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte.
Incentiva o diálogo, a afetividade e a sociabilidade Acompanha a criança em atividades externas, como passeios e viagens Cuida do ambiente e dos objetos pessoais da criança.
Zela pela segurança da criança, podendo prestar-lhe primeiros socorros Atua conforme normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Babá
O Babá (ou similar) prepara o trabalho, conversando com os pais ou responsáveis sobre suas expectativas e instruções e sobre a rotina e os costumes da casa Estabelece forma de contato com os pais ou responsáveis, para comunicação.
Auxilia e orienta a criança na realização de atividades da vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência, da higiene e de suas necessidades fisiológicas.
Controla os horários das atividades diárias da criança, criando uma rotina Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança.
Observa a validade e a higiene dos alimentos e estimula hábitos alimentares saudáveis Pode participar da elaboração do cardápio e preparar a alimentação.
Cuida da saúde da criança, observando anormalidades de comportamento, de sinais vitais, de sono e excreções, comunicando-as aos pais ou responsáveis.
Acompanha crianças em consultas Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde e dos pais ou responsáveis.
Cuida da criança em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, estimulando-a e a auxiliando nas suas atividades diárias e na sua inclusão social.
Contribui na relação da criança com seus pares, familiares, responsáveis e integrantes da equipe profissional de educação e saúde Estimula a capacidade de expressão da criança, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com sua idade Incentiva a criança para criar, inventar e descobrir.
Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte Escuta e auxilia a criança, quando ela necessitar de ajuda Estimula o diálogo.
Incentiva e orienta a interação com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade Acompanha a criança em atividades externas - como passeios e viagens -, listando objetos a levar, arrumando bagagem, preparando mala de remédios, selecionando documentos a portar e relacionando telefones úteis.
Reúne-se regularmente com os pais ou responsáveis, para discutir as atividades e o desenvolvimento das crianças Cuida da roupa e dos objetos pessoais da criança Cuida do ambiente, mantendo-o limpo e organizado.
Pode recomendar adequações no ambiente, priorizando o bem-estar e a segurança da criança Remove ou afasta objetos que possam representar perigo Pode prestar primeiros socorros à criança, em acidente ou em outra situação de emergência.
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Funções
O funcionário CBO 5162-05 deve cuidar da pessoa, promover o bem-estar da pessoa - cjai, acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias, cuidar da saúde da pessoa - cjai, cuidar da alimentação da pessoa - cjai, cuidar do ambiente domiciliar e institucional, demonstrar competências pessoais, incentivar a cultura e educação.
Atividades exercidas por um Babá CBO 5162-05
Um Babá (ou sinônimo) deve ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade, demonstrar discrição, lidar com comportamentos compulsivos, controlar horários das atividades diárias da pessoa, observar temperatura,urina, fezes e vômitos, ler estórias e textos para cjai, demonstrar criatividade, acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas, verificar a despensa, listar objetos de viagem, dar apoio emocional, selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade, estimular o gosto pela música, dança e esporte, seguir orientação de profissionais da saúde, estimular a independência, demonstrar honestidade, orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa, recomendar adequação ambiental, transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala, prevenir acidentes, manter o ambiente organizado e limpo, verificar informações,sinais dados pela pessoa, prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica, planejar passeios, ajudar nas terapias ocupacionais e físicas, observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos, acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar, preparar a mala de remédios, preparar documentos e lista de telefones úteis, relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis, preparar a alimentação, educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários, cuidar da aparência e higiene da pessoa, observar a qualidade do sono, arrumar a bagagem, estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados, participar na alaboração do cardápio, ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar, desestimular a agressividade de cjai, promover atividades de estímulo a afetividade, preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai, manusear adequadamente cjai, controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos, manter a calma em situações críticas, cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai, observar a qualidade e a validade dos alimentos, levantar informações sobre a pessoa, respeitar a privacidade da cjai, cuidar dos afazeres domésticos, ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas, demonstrar paciência, observar as alterações de comportamento, acondicionar alimentação para atividades externas, relatar orientação médica aos responsáveis, passar informações do dia a dia da pessoa, ensinar boas maneiras, ajudar a pessoa na alimentação, controlar a injestão de líquidos e alimentos, reeducar os hábitos alimentares da cjai, estar atento às ações da pessoa, servir a refeição em ambientes e em porções adequadas, manter o lazer e a recreação no dia-a-dia.