CBO 5153-25 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Socioeducador planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Socioeducador
O Socioeducador (ou similar) planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.
Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.
Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.
Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.
Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.
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Funções
O funcionário CBO 5153-25 deve planejar trabalho, identificar necessidades/demandas, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, avaliar processo de trabalho, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas.
Atividades exercidas por um Socioeducador CBO 5153-25
Um Socioeducador (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, despertar aptidões, habilidades, receber informações sobre violação de direitos, requisitar serviços, inspirar confiança, demonstrar persistência, demonstrar auto-controle, acompanhar reuniões sócio-educativas, avaliar ações, analisar práticas, apontar alternativas, participar da elaboração das normas, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, dialogar com assistidos/usuários/educandos, analisar casos, demonstrar coragem, demonstrar capacidade de negociação, analisar resultados, preencher documentos, servir de exemplo, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, realizar atividades pedagógicas lúdicas, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, assumir riscos, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, trocar experiências, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, solicitar encaminhamento de educandos/ internos, respeitar diferenças, demonstrar pró atividade, realizar procedimentos de segurança, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, administrar conflitos, receber denúncias, demonstrar entusiasmo, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, exercitar atividade de escuta, realizar atividades recreativas e esportivas, denunciar situação de risco, percorrer perímetros e áreas, permanecer em estado de alerta, realizar acompanhamento pedagógico, receber demanda espontânea, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, fazer devolutiva, buscar identificação e empatia, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, contornar situações adversas, agir sob pressão, desenvolver dinâmica de grupo, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, criar vínculos, conscientezar sobre regras e normas, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar flexibilidade, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, desenvolver oficinas, conscientizar sobre riscos, abrir procedimento de atendimento, realizar atividades de lazer e cultura, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, realizar atividades artísticas, verificar a ocorrência de violação de direitos, acolher educando, tomar decisões, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, despertar esperança, resgatar auto-estima, avaliar a adesão a medida socioeducativa, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, alterar estratégias, demonstrar capacidade de compreensão, participar de equipes multidisciplinares, aconselhar mudanças de comportamento, recepcionar educando/ interno, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, demonstrar facilidade de comunicação, participar da elaboração de questionários, trabalhar em equipe.