CBO 5153-05 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
identificar necessidades/demandas, planejar trabalho, avaliar processo de trabalho, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, desenvolver atividades sócio-educativas, sensibilizar assistidos/usuários/ internos.
Atividades
demonstrar pró atividade, realizar acompanhamento pedagógico, buscar identificação e empatia, abrir procedimento de atendimento, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, demonstrar entusiasmo, criar vínculos, desenvolver dinâmica de grupo, planejar eventos, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, demonstrar auto-controle, fazer devolutiva, definir estratégias, apontar alternativas, percorrer perímetros e áreas, resgatar auto-estima, aconselhar mudanças de comportamento, levantar dados estatísticos, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, servir de exemplo, agir sob pressão, tomar decisões, demonstrar persistência, encaminhar documentação oficial, analisar práticas, receber demanda espontânea, despertar aptidões, habilidades, contornar situações adversas, demonstrar coragem, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, construir hábitos, definir rotina administrativa, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, demonstrar facilidade de comunicação, conscientizar sobre riscos, monitorar comportamento, realizar atividades de lazer e cultura, demonstrar capacidade de compreensão, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, realizar atividades recreativas e esportivas, avistar assistidos/usuários, mapear público-alvo, demonstrar capacidade de negociação, avaliar ações, participar da elaboração das normas, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, identificar público-alvo, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, demonstrar flexibilidade, aproximar-se dos assistidos/usuários, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, verificar denúncias, definir metas, alterar estratégias, pesquisar histórico familiar, respeitar diferenças, definir objetivos, mapear perímetros ou áreas, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, assumir riscos, resgatar assistidos/usuários/ internos, analisar casos, demonstrar criatividade, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, receber informações sobre violação de direitos, trabalhar em equipe, trocar experiências, inspirar confiança, preencher documentos, dialogar com familiares e/ou vizinhança, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, agendar visitas, estabelecer roteiro de visitas, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, notificar pessoas e entidades, dialogar com assistidos/usuários/educandos, exercitar atividade de escuta, participar da elaboração de questionários, realizar atividades pedagógicas lúdicas, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, permanecer em estado de alerta, definir metodologia de trabalho, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, desenvolver oficinas, realizar visitas domiciliares, denunciar situação de risco, analisar resultados, receber pedidos de ajuda da família, estabelecer cronograma, despertar esperança, acompanhar reuniões sócio-educativas, realizar atividades artísticas, administrar conflitos.