CBO 5152-05 - Auxiliar de banco de sangue
Entenda o que fazem os auxiliares de laboratório da saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Auxiliar de banco de sangue e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Auxiliar de banco de sangue
Auxilia a equipe técnica na coleta, no recebimento e na preparação de material biológico – sangue, hemocomponentes e hemoderivados – para realização de exames padronizados de laboratório para transfusão de hemocomponentes e derivados e para prevenção, prognóstico, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das enfermidades. Atua em conformidade com normas de biossegurança, normas de qualidade, princípios de sigilo das informações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Verifica o preparo do doador e o pedido médico. Faz ou orienta a assepsia da região de coleta.
Identifica o material do doador, coloca conservantes, acondiciona e armazena a coleta.
Pode receber sangue coletado, confrontando o material com o pedido médico e conferindo as condições de análise do material.
Auxilia na preparação da amostra do material biológico – sangue, hemocomponentes e hemoderivados –, selecionando a técnica, preparando soluções e reagentes, sequenciando, diluindo e homogeneizando as amostras.
Auxilia na preparação do sangue, hemocomponentes e hemoderivados para transfusão.
Contribui com o técnico na operação de equipamentos e instrumentos analíticos e de suporte - automatizados ou não - seguindo protocolos e aplicando normas complementares de biossegurança.
Aplica técnicas de descarte de fluídos e resíduos biológicos e químicos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS NA ÁREA DE HEMOTERAPIA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | FISIOLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | HISTOLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | MICROSCOPIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE BIOQUÍMICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | BACTEROLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | PARASITOLOGIA GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 2 | 2 | 3 |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇO DE ARQUIVO MÉDICO E ESTATÍSTICA (SAME) | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS AUTOMATIZADOS EM HEMOTERAPIA E TRANSFUSÃO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADO COM VIDRARIA E FRASCOS | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - RISCO BIOLÓGICO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | HEMOTERAPIA | BANCO DE SANGUE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | HEMOTERAPIA | FLEBOTOMIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | HEMOTERAPIA | PROCESSOS DE TRABALHO EM HEMOTERAPIA | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | HEMOTERAPIA | TÉCNICAS DE TERAPIA TRANSFUSIONAL E DO CICLO DO SANGUE | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | HEMOTERAPIA | TÉCNICAS LABORATORIAIS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE HEMOTERAPIA E TRANSFUSÃO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS NA ÁREA DE HEMOTERAPIA E TRANSFUSÃO | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 1 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam em hospitais, laboratórios, farmácias, indústrias farmacêuticas, bancos de sangue e centros hematológicos. Trabalham em equipe sob supervisão constante de técnicos titulares especializados. São empregados formais, registrados em carteira, e atuam em locais fechados, preferencialmente em período diurno, podendo haver revezamento de turnos. Em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos a ruídos e material tóxico.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental e médio, acompanhado de qualificação no próprio emprego ou em instituição de formação profissional. A tendência ao aumento de requisitos de qualificação dessas ocupações se iniciou nos grandes laboratórios e começa a atingir os hospitais e hemocentros, elevando a escolaridade para o nível médio, com incentivos para que o pessoal conclua curso técnico profissionalizante na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- coletar material biológico;
- comunicar-se;
- preparar meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados;
- organizar trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- aviar fórmulas sob orientação e supervisão;
- recuperar material de trabalho - vidraria, lâminas;
- trabalhar com biossegurança;
- auxiliar no preparo de vacinas;
- efetuar antissepsia pessoal;
- demonstrar habilidade tátil;
- separar hemocomponentes;
- orientar cliente e ou paciente sobre procedimentos de coleta e ou exame;
- descontaminar material biológico e paramentação para descarte;
- preencher ficha de registro ou folha de trabalho;
- triar doador de sangue;
- secar material de trabalho;
- tomar vacinas;
- separar material de trabalho;
- controlar estoques;
- usar equipamento de proteção individual;
- submeter-se a exames periódicos;
- identificar material biológico - nome do cliente e ou paciente, tipo de exame, vacina;
- puncionar veia periférica;
- recolher amostras para controle de qualidade;
- providenciar manutenção de ambiente e equipamento de trabalho;
- cadastrar cliente e ou paciente;
- revelar segurança profissional;
- efetuar antissepsia na área de coleta;
- recolher das salas de exame amostras coletadas;
- examinar requisição de exames;
- atualizar-se profissionalmente;
- distribuir material para os setores;
- acondicionar material para descarte;
- lavar material de trabalho;
- trabalhar com atenção;
- executar tipagem de sangue;
- escolher veia em melhor condição;
- inspecionar volume, cor, uniformidade etc.;
- trabalhar com ética profissional;
- triar material biológico;
- autoclavar material de trabalho;
- demostrar compreensão psicológica;
- manter controle de temperatura - ambiente de trabalho, estufa, banho-maria, geladeira, câmara fria;
- reconhecer símbolos de risco;
- comparar pedido de exames com material colhido;
- fracionar material biológico em recipientes;
- demonstrar responsabilidade;
- realizar assepsia em salas e em recipientes de insumos;
- priorizar atendimento;
- orientar cliente e ou paciente sobre preparo para exame;
- participar em campanhas de vacinação;
- discutir procedimentos com colegas e ou supervisores;
- embalar material de trabalho;
- separar matéria-prima, vidraria etc.;
- conferir cor, volume, validade e acondicionamento de amostras domiciliares e da enfermagem;
- devolver material de trabalho às salas;
- discriminar cores e odores;
- verificar preparo do cliente e ou paciente para procedimento;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5152-05
CBO 5152-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliar de banco de sangue que pertence ao grupo dos auxiliares de laboratório da saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Auxiliares de laboratório da saúde
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5152-05 - Auxiliares de laboratório da saúde
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 515205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Auxiliares de laboratório da saúde em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
5152-05 | Flebotomista | Pernambuco | 42h | 465 | |
5152-05 | Flebotomista | São Paulo | 40h | 707 | |
5152-05 | Flebotomista | Recife, PE | 41h | 200 | |
5152-05 | Auxiliar de Banco de Sangue | Brasil | 41h | 3.568 | |
5152-05 | Flebotomista | Brasil | 41h | 3.568 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |