CBO 5111-05 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Comissário de voo presta serviços a passageiros de companhias aéreas, recepcionando-os na aeronave, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações a bordo de aeronave.

Prepara relatórios e documentação sobre os serviços prestados no voo e sobre eventuais ocorrências Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da aeronáutica, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Comissário de voo

O Comissário de voo (ou similar) realiza procedimentos a bordo da aeronave, antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando o volume de água dos reservatórios, verificando a localização, a quantidade e a validade de equipamentos de sobrevivência em selva, mar, gelo e deserto, e conferindo a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros Checa o sistema de intercomunicação da aeronave.

Verifica a disponibilidade de cobertores e travesseiros nas poltronas de todos os passageiros.

Confirma a entrada de alimentos e bebidas na aeronave Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque.

Confere a documentação de menores desacompanhados Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece fones de ouvido e material de leitura.

Informa aos passageiros sobre particularidades do voo.

Em voos internacionais, distribui formulários de alfândega e de imigração aos passageiros, auxiliando-os no preenchimento Demonstra procedimentos de segurança, orientando os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência e informando sobre o uso de equipamentos eletrônicos.

Pode substituir a demonstração por exibição de vídeo com as instruções.

Caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para decolagem Durante o voo, monitora as atitudes dos passageiros, inspecionando a cabine e a cozinha (“galley”) Orienta os passageiros com deficiência sobre equipamentos da aeronave.

Prepara bebidas e alimentos a serem servidos, colocando bebidas no gelo, aquecendo alimentos e aprontando café, chá e outras bebidas Monta carrinho (“trolley”) com alimentos e bebidas Entrega a bandeja com a refeição a cada passageiro.

Após a refeição, recolhe as bandejas e os utensílios, mantendo a limpeza da aeronave Em voos com cobrança de alimentos e bebidas, retira pedidos e faz a cobrança do valor, recebendo numerário e utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.

Responde às perguntas dos passageiros sobre voos, aeronaves, clima, rotas e horário de chegada Orienta os passageiros para que cumpram normas e procedimentos de segurança Realoca bagagens perigosas.

Comunica ao comandante sobre anormalidades na aeronave Informa aos passageiros sobre emergências, prepara cabine para pouso em condições anormais e combate princípio de incêndio Retira os equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave, distribuindo-os aos passageiros.

Comanda a evacuação da aeronave, certificando-se de que todos os passageiros foram retirados Promove a sobrevivência, a comunicação e a sinalização após acidente Presta primeiros socorros.

No final do voo normal, caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para pouso Auxilia no desembarque de passageiros Prepara relatórios sobre alimentos e bebidas a bordo e sobre alimentos com data de validade vencida Relata as condições de limpeza da aeronave Apresenta documento com valores arrecadados, no caso de venda de alimentos e bebidas.

Emite relatório de ocorrências e de anormalidades nas viagens, registrando necessidade de reparos ou manutenção a bordo Declara os pertences pessoais Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.

Funções

O funcionário CBO 5111-05 deve preparar relatórios e ou documentação, trabalhar com segurança, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, demonstrar competências pessoais, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações, servir refeições preparadas e bebidas, agir em situações de emergência, atender aos passageiros.

Atividades exercidas por um Comissário de voo CBO 5111-05

Um Comissário de voo (ou sinônimo) deve verificar a apresentação das refeições e bebidas, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, agir com cortesia, acomodar os passageiros especiais, combater fogo a bordo, dar provas de desprendimento, relatar as condições de limpeza, inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, declarar os pertences pessoais, promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente, informar os passageiros sobre as acomodações, comunicar-se em outros idiomas, evidenciar equilíbrio emocional, recepcionar passageiros, identificar-se com a profissão, distribuir material de alfândega e de imigração, certificar-se de que todos os passageiros foram retirados, demonstrar facilidade de comunicação verbal, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, aquecer refeições, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, informar os passageiros sobre situações de emergência, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, comandar a evacuação da aeronave, realocar bagagens perigosas, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, recolher as bandejas e utensílios de mesa, entregar as bandejas com refeições, monitorar atitudes dos passageiros, orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos, checar o volume de água dos reservatórios da aeronave, demonstrar boa apresentação pessoal, atualizar-se profissionalmente, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo, retirar pedidos de refeições e bebidas, trabalhar em equipe, colocar bebidas no gelo, preparar a mesa ou balcão de refeições, prestar primeiros socorros às pessoas, adaptar-se a mudanças de fusos horários, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto, orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, demonstrar iniciativa, retirar anéis e alianças, preparar a cabine para pouso de emergência, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, participar de treinamentos sobre segurança, demonstrar organização, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração, demonstrar empatia, demonstrar liderança, dar provas de agilidade, usar equipamentos de proteção.

Cargos e salários CBO 5111-05 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

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