CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral (ou similar) planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4221-05 deve comunicar-se, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve guardar volumes de prestadores de serviços, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., conferir idoneidade dos clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, organizar malotes, organizar materiais de trabalho, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar empatia, receber pagamentos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, verificar cadastro e reserva, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, acolher o cliente e passageiro, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar pró atividade, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar espírito de equipe, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, agir com bom senso, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, atender o cliente com informações precisas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fornecer informações meteorológicas, efetuar acertos em contas, pré-cadastrar o cliente, demonstrar autonomia, imprimir relatórios de controle, oferecer auxílio para a bagagem, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, distribuir malotes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, circular informações internas, encaminhar o cliente para os diversos setores, coordenar equipe, demonstrar entusiasmo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar respeito mútuo, interagir com os outros departamentos, demonstrar eficiência, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, anotar telefonemas e recados, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, conferir documentos com identificação, participar de reuniões na troca de turnos, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar interesse, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar paciência, anunciar a chegada do cliente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, ouvir com atenção, transmitir recados e fax, demonstrar senso de organização, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, providenciar solicitações de reservas especiais, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demosntrar iniciativa, entregar o crachá de visitante na entrada.