CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, agendar serviços, comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas.
Atividades
organizar malotes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar eficiência, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, efetuar acertos em contas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, acolher o cliente e passageiro, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar empatia, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, organizar materiais de trabalho, atender o cliente com informações precisas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar conhecimentos de informática, receber pagamentos, fornecer informações meteorológicas, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar paciência, imprimir relatórios de controle, identificar o espaço físico da empresa, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar entusiasmo, verificar cadastro e reserva, transmitir recados e fax, demosntrar iniciativa, demonstrar senso de organização, entregar o crachá de visitante na entrada, emitir notas fiscais e recibos, participar de reuniões na troca de turnos, propor associação de programas de fidelidade, agendar reservas / consultas dos clientes, pré-cadastrar o cliente, circular informações internas, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar pró atividade, interagir com os outros departamentos, demonstrar espírito de equipe, distribuir malotes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, anunciar a chegada do cliente, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, ouvir com atenção, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, anotar telefonemas e recados, conferir documentos com identificação, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, oferecer auxílio para a bagagem, coordenar equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, encaminhar o cliente para os diversos setores, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, agir com bom senso, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar interesse, demonstrar respeito mútuo.