CBO 4110-05 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Auxiliar de escritório executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de escritório
O Auxiliar de escritório (ou similar) auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções
O funcionário CBO 4110-05 deve preparar relatórios, formulários e planilhas, preencher documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, tratar documentos, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05
Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve organizar o setor, demonstrar capacidade de empatia, controlar material de expediente, solicitar entrega de documentos, atualizar informações, executar procedimentos de recrutamento e seleção, dar suporte administrativo a área de treinamento, trabalhar em equipe, arquivar documentos, expedir ofícios e memorandos, demonstrar iniciativa, demonstrar facilidade de comunicação, contornar situações adversas, encaminhar protocolos internos, comunicar autorização de entrada de visitantes, atualizar dados dos funcionários, colher assinaturas, elaborar correspondência, distribuir material de expediente, tirar cópias de documentos, demonstrar persistência, protocolar documentos, levantar a necessidade de material, localizar documentos, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, digitar textos e planilhas, demonstrar auto-controle, demonstrar capacidade de negociação, verificar documentos, fornecer informações da empresa, distribuir documentos, verificar prazos estabelecidos, digitalizar documentos, conferir dados e datas, receber documentos, organizar envio de brindes, intermediar contatos, triar documentos, demonstrar capacidade de organização, classificar documentos, organizar reuniões, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, redigir atas, transmitir credibilidade, localizar processos administrativos, convalidar publicação de atos, controlar expedição de malotes e recebimentos, demonstrar criatividade, requisitar materiais, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, demonstrar capacidade de observação, atualizar cadastros, auxiliar na organização de eventos internos, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar proatividade, conferir material solicitado, registrar reclamações dos clientes, demonstrar flexibilidade.