CBO 3772-40 - Árbitro de polo aquático
Entenda o que fazem os Árbitros desportivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Árbitro de polo aquático e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Árbitro de polo aquático
O Arbitro de Polo Aquático atua na arbitragem em competições de polo aquático, aprovando as cores e os números nas laterais dos gorros que identificam os competidores, examinando se os jogadores passaram graxa, óleo ou outra substância no corpo, ordenando a remoção, apitando o início do jogo, aplicando, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição, marcando faltas simples e faltas graves, validando tiro de meta, tiro de escanteio e gol. Mantém-se atualizado em relação às inovações e às novas tecnologias criadas ou adaptadas para o polo aquático. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação desportiva, regulamentos e regras de polo aquático e normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3772-40
Prepara-se física e psicologicamente para atuar na temporada, evidenciando seu condicionamento antes e durante cada competição. Observa postura condizente com a atividade de árbitro desportivo, evitando atuar em competições que envolvam clubes e atletas com os quais mantenha vínculos.
Antes do jogo, examina e aprova – ou não - as cores dos gorros dos competidores, que devem ser contrastantes em relação à cor da bola. Confere se os gorros estão numerados, em ambas as laterais, com o número que identifica o jogador. Verifica se os jogadores passaram substâncias – tais como graxa, óleo ou quaisquer outras similares - no corpo, ordenando que sejam imediatamente removidas.
Comparece pontualmente à piscina, para arbitragem da competição. Apita sinalizando o início da partida, quando as equipes estiverem alinhadas.
Toma decisões e julga as ações dos competidores, atuando com imparcialidade. Mantém o controle absoluto do jogo, tendo efetiva autoridade sobre os jogadores. Interpreta e aplica, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição. Apita para validar tiro de meta, tiro de escanteio e gol. Marca as faltas simples e as faltas graves. Sinaliza pênalti. Observa a reprise de jogadas e considera os alertas propiciados pelo VAR-Árbitro Assistente de Vídeo (Video Assistant Referee) na tomada de decisões, especialmente em situações duvidosas de “gol ou não gol”.
Executa gestos ou sinais técnicos, tais como levantamento do braço para sinalizar o início do período, o reinício após um gol e a cobrança de um tiro de pênalti, apito e indicação do centro da piscina, para sinalizar a marcação de um gol.
Participa de cursos de arbitragem, de reuniões técnicas e de estágios relacionados à sua atuação profissional.
Estuda regras e regulamentos vigentes. Atualiza-se em relação às alterações das regras de arbitragem. Assiste à atuação de outros árbitros para seu aperfeiçoamento.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em instrumentos de trabalho, bolas e outros objetos ou materiais usados no polo aquático.
Conserva os instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
|---|---|---|---|---|---|---|
| DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE AUXÍLIO À ARBITRAGEM | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - NATAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
| CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LINGUAGEM GESTUAL NA ARBITRAGEM DO POLO AQUÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO DE SÚMULAS DE COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DO POLO AQUÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
| DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | PROCESSO DECISÓRIO | 3 | 3 | 3 |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SEGURANÇA EM PISCINAS | 4 | 4 | 3 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
| SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | MODALIDADES ESPORTIVAS | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | REGRAS ESPORTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | RENDIMENTO ESPORTIVO | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ARBITRAGEM DE COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO | 5 | 5 | 4 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS ÁRBITROS DE COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO | 5 | 5 | 4 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATUAÇÃO DO VIDEO ASSISTANT REFEREE (VAR) EM COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO ÁRBITRO DE POLO AQUÁTICO | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPES DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO: COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - GRUPOS DE APOIO DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO: COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA DAS PISCINAS PARA COMPETIÇÕES DE POLO AQUÁTICO | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS DE POLO AQUÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TESTES E REQUISITOS PARA ARBITRAGEM DE POLO AQUÁTICO | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE POLO AQUÁTICO | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 2 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
| Categoria | Atitude | Imp. |
|---|---|---|
| AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
| AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Árbitros desportivos os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competições, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associativas, no ensino etc. A grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumular a função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor, microempresário do esporte etc. Seu trabalho costuma se dar em datas e horários irregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, como o ensino fundamental e o ensino médio. A formação profissional pode se dar por meio de cursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. A experiência profissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Examinar a infra- estrutura geral do evento;
- Manter condicionamento físico e psicológico;
- Administrar a competição esportiva;
- Aplicar regras e regulamentos;
- Comunicar-se;
- Complementar a arbitragem;
- Demonstrar competências pessoais;
- Observar postura condizente com atividade de Árbitro desportivo;
- Atender as solicitações da sua entidade;
- Participar de atividades de conhecimento e atualização de regras de arbitragem;
- Comportar-se de forma ética quando atuante ou não nos eventos esportivos;
- Respeitar os participantes do evento;
- Respeitar os atletas;
- Participar de cursos de arbitragem;
- Aprovar o local da competição;
- Demonstrar personalidade;
- Comunicar os técnicos e capitães sobre o andamento da competição;
- Atuar em condições climáticas adversas;
- Preparar-se fisica e psicologicamente para atuar na temporada;
- Realizar provas teóricas e práticas de habilitação de arbitragem;
- Identificar o capitão da equipe;
- Registrar as substituições;
- Julgar as ações dos competidores;
- Averiguar a presença de assistência médica;
- Demonstrar conhecimento sobre os fundamentos da modalidade;
- Demonstrar capacidade de auto-crítica;
- Reconhecer a presença do grupo de apoio;
- Estabelecer comunicação com a equipe de apoio;
- Preservar a consistência no transcorrer da competição;
- Registrar a pontuação;
- Estabelecer comunicação com a equipe de segurança;
- Evidenciar a sua capacitação física e mental durante a competição;
- Informar verbalmente o tempo final da cpompetição;
- Estudar regras e regulamentos vigentes;
- Decidir os casos não especificados nas regras/regulamentos;
- Confirmar participação em eventos/ competição;
- Registrar as penalidades;
- Interpretar regras e regulamentos;
- Comparecer uniformizado aos locais de competição;
- Atender as convocações de suas entidades;
- Demonstrar autoridade;
- Controlar a substituição de atletas;
- Autorizar a participação dos atletas;
- Retirar escala periódica;
- Executar gestos/ sinais técnicos;
- Registrar as ocorrências não previstas durante a competição;
- Planificar a forma de atuação da equipe de arbitragem;
- Averiguar as condições de policiamento;
- Delimitar a área de atuação da imprensa;
- Reconhecer as funções dos componentes da equipe de arbitragem;
- Advertir verbalmente os atletas sobre possíveis punições;
- Autorizar a presença do grupo de apoio;
- Preencher a súmula da competição;
- Demonstrar objetividade;
- Informar a impossibilidade de atender a escala;
- Utilizar equipamentos visuais;
- Conferir a documentação dos atletas e da comissão técnica;
- Evitar a sua atuação em competições que envolvam clubes/ atletas com os quais mantenha vínculos;
- Fiscalizar os procedimento técnicos de cada modalidade;
- Participar de cursos para promoção de categoria;
- Requerer dispensa de escala;
- Conscientizar- se das responsabilidades;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Usar as plenas condições físicas e mentais no exercício da atividade;
- Demonstrar capacidade de concentração;
- Desenvolver visão periférica;
- Excluir no transcorrer da competição componentes do grupo de apoio;
- Participar de reuniões técnicas;
- Informar a disponibilidade;
- Prevenir a integridade física dos atletas;
- Orientar o procedimento de atuação do grupo de apoio;
- Participar de estágios;
- Evidenciar periodicamente a sua capacitação física e mental antes da competição;
- Preservar a disciplina durante a competição;
- Examinar o local de competição;
- Conduzir-se com imparcialidade durante a competição;
- Solicitar a regularização dos equipamentos;
- Padronizar a aplicação das regras para a competição;
- Respeitar a atuação dos componentes da equipe de arbitragem;
- Dominar regras e regulamentos em vigência;
- Registrar os atletas participantes da competição;
- Operar o placar eletrônico ou manual;
- Demonstrar respeito pela hierarquia;
- Solicitar o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas a área de competição;
- Relatar as irregularidades nas instalações/ equipamentos;
- Praticar a modalidade;
- Demonstrar idoneidade;
- Reprovar o local da competição;
- Demonstrar autocontrole emocional;
- Cadastrar-se na sua entidade;
- Manter a sua capacitação física e mental após a competição;
- Reciclar-se;
- Solicitar a retirada das pessoas não autorizadas na área de competição;
- Utilizar equipamentos sonoros;
- Demonstrar experiências acumuladas como competidor na modalidade;
- Averiguar as condições dos equipamentos da competição;
- Controlar a cronometragem;
- Tomar decisões durante a competição;
- Enviar relatórios às suas entidades;
- Averiguar as instalações;
- Punir os atletas através de sinais e verbalização;
- Averiguar as condições dos equipamentos de segurança;
- Fazer a chamada ou apresentação dos competidores;
- Comparecer pontualmente aos locais de competição;
- Agir sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição;
- Assistir a atuação de outros árbitros para aperfeiçoamento;
- Demonstrar bom senso;
Profissões da Família Ocupacional
- Arbitro Desportivo
- Anotador de Pontuação (karatê)
- Arbitro de Karate
- Árbitro Central (karatê)
- Arbitro de Polo Aquático
- Árbitro Chefe de Área (karatê)
- Arbitro de Vôlei
- Árbitro Reserva (karatê)
- Cronometrista (karatê)
- Juiz Auxiliar (karatê)
Divisões de categorias profissionais do CBO 3772-40
CBO 3772-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de Árbitro de polo aquático que pertence ao grupo dos Árbitros desportivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Atletas, desportistas
-
-
-
-
- Árbitros desportivos
-
-
