CBO 3772-25 - Árbitro de futebol de salão
Entenda o que fazem os Árbitros desportivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Árbitro de futebol de salão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Árbitro de futebol de salão
Atua na arbitragem em competições de futebol de salão (futsal), inspecionando a infraestrutura do local do evento, planificando a forma de atuação junto ao outro árbitro, com quem atuará na partida, conferindo a documentação dos atletas e da comissão técnica, aplicando, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição, controlando a contagem do tempo, e registrando infrações, penalidades, substituições de atletas e cada gol marcado. Preenche a súmula da competição. Mantém-se atualizado em relação às inovações e às novas tecnologias criadas ou adaptadas para o futebol de salão. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação desportiva, regulamentos e regras de futebol de salão e normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Examina o local da competição, averiguando as instalações e a quadra, para aprovação ou reprovação. Inspeciona as condições dos equipamentos da competição, solicitando sua regularização, quando necessário. Analisa questões de segurança, averiguando as condições de policiamento, a presença de assistência médica e as condições dos equipamentos de segurança. Relata as irregularidades constatadas em relação à infraestrutura geral do evento.
Planifica a forma de atuação junto ao outro árbitro, com quem atuará na partida. Confere a documentação dos atletas, autorizando sua participação na competição. Examina a documentação da comissão técnica. Reconhece e autoriza a presença do grupo de apoio, orientando o procedimento de sua atuação. Delimita a área de atuação da imprensa. Solicita o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas à área de competição.
Comparece pontualmente, uniformizado, ao local da competição, para atuar – com o outro árbitro - na arbitragem da partida de futebol de salão.
Interpreta e aplica, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição. Toma decisões e julga as ações dos competidores, atuando com imparcialidade, agindo como moderador junto aos atletas e mantendo a disciplina durante a competição.
Atua sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição, solicitando a retirada das pessoas não autorizadas. Decide, em interação com o outro árbitro, os casos não especificados nas regras e nos regulamentos.
Comunica-se durante a competição, executando gestos ou sinais técnicos e utilizando equipamentos sonoros e visuais. Mostra ao jogador cartão amarelo - que significa advertência - ou cartão vermelho - que significa expulsão -, quando um jogador comete uma infração contra o adversário ou desrespeita as regras do jogo. Estabelece comunicação com a equipe médica e com a equipe de segurança no caso de ocorrências.
Fiscaliza os procedimentos técnicos do futebol de salão. Controla a substituição de atletas. Acompanha a cronometragem, conferindo se a contagem do tempo é parada sempre que a bola estiver fora de campo.
Preenche a súmula da competição. Registra os atletas participantes da competição, identificando os capitães das equipes. Relata as ocorrências não previstas durante a competição. Registra as infrações, as penalidades, as substituições de atletas e cada gol marcado. Envia relatório à entidade de arbitragem a que se vincula.
Participa de cursos de arbitragem, de reuniões técnicas e de estágios relacionados à sua atuação profissional.
Estuda regras e regulamentos vigentes. Atualiza-se em relação às alterações das regras de arbitragem. Participa de cursos para promoção de categoria.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em instrumentos de trabalho, uniformes, artefatos e outros objetos ou materiais usados no futebol de salão.
Conserva os instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE AUXÍLIO À ARBITRAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO DE SÚMULAS DE COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | PROCESSO DECISÓRIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | MODALIDADES ESPORTIVAS | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | REGRAS ESPORTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | RENDIMENTO ESPORTIVO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ARBITRAGEM DE COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS ÁRBITROS DE COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO ÁRBITRO DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPES DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL): COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - FUNCIONAMENTO DE PLACAR ELETRÔNICO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - GRUPOS DE APOIO DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUSTSAL): COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA DAS QUADRAS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TESTES E REQUISITOS PARA ÁRBITROS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO (CBFS) E DA FEDERAÇÃO INTERNATIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO (FIFUSA) | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competições, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associativas, no ensino etc. A grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumular a função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor, microempresário do esporte etc. Seu trabalho costuma se dar em datas e horários irregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, como o ensino fundamental e o ensino médio. A formação profissional pode se dar por meio de cursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. A experiência profissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- participar de atividades de conhecimento e atualização de regras de arbitragem;
- manter condicionamento físico e psicológico;
- aplicar regras e regulamentos;
- observar postura condizente com atividade de Árbitro desportivo;
- comunicar-se;
- atender as solicitações da sua entidade;
- examinar a infra- estrutura geral do evento;
- demonstrar competências pessoais;
- complementar a arbitragem;
- administrar a competição esportiva;
- demonstrar conhecimento sobre os fundamentos da modalidade;
- estabelecer comunicação com a equipe de apoio;
- averiguar as condições de policiamento;
- relatar as irregularidades nas instalações/ equipamentos;
- demonstrar capacidade de auto-crítica;
- respeitar a atuação dos componentes da equipe de arbitragem;
- evitar a sua atuação em competições que envolvam clubes/ atletas com os quais mantenha vínculos;
- estudar regras e regulamentos vigentes;
- registrar as ocorrências não previstas durante a competição;
- comunicar os técnicos e capitães sobre o andamento da competição;
- fiscalizar os procedimento técnicos de cada modalidade;
- tomar decisões durante a competição;
- solicitar o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas a área de competição;
- estabelecer comunicação com a equipe médica;
- decidir os casos não especificados nas regras/regulamentos;
- agir sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição;
- controlar a cronometragem;
- atender as convocações de suas entidades;
- desenvolver visão periférica;
- estabelecer comunicação com a equipe de segurança;
- julgar as ações dos competidores;
- executar gestos/ sinais técnicos;
- enviar relatórios às suas entidades;
- autorizar a presença do grupo de apoio;
- reconhecer a presença do grupo de apoio;
- planificar a forma de atuação da equipe de arbitragem;
- demonstrar experiências acumuladas como competidor na modalidade;
- operar o placar eletrônico ou manual;
- identificar o capitão da equipe;
- preservar a consistência no transcorrer da competição;
- evidenciar periodicamente a sua capacitação física e mental antes da competição;
- demonstrar autocontrole emocional;
- conferir a documentação dos atletas e da comissão técnica;
- excluir no transcorrer da competição componentes do grupo de apoio;
- retirar escala periódica;
- conscientizar- se das responsabilidades;
- averiguar as condições dos equipamentos de segurança;
- reciclar-se;
- dominar regras e regulamentos em vigência;
- comparecer uniformizado aos locais de competição;
- reconhecer as funções dos componentes da equipe de arbitragem;
- interpretar regras e regulamentos;
- assistir a atuação de outros árbitros para aperfeiçoamento;
- registrar os atletas participantes da competição;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- demonstrar respeito pela hierarquia;
- solicitar a regularização dos equipamentos;
- utilizar equipamentos sonoros;
- demonstrar idoneidade;
- demonstrar autoridade;
- preencher a súmula da competição;
- registrar as penalidades;
- informar a impossibilidade de atender a escala;
- comportar-se de forma ética quando atuante ou não nos eventos esportivos;
- padronizar a aplicação das regras para a competição;
- preparar-se fisica e psicologicamente para atuar na temporada;
- prevenir a integridade física dos atletas;
- averiguar as instalações;
- requerer dispensa de escala;
- punir os atletas através de sinais e verbalização;
- registrar as substituições;
- participar de cursos para promoção de categoria;
- realizar provas teóricas e práticas de habilitação de arbitragem;
- evidenciar a sua capacitação física e mental durante a competição;
- apresentar atestado médico para a capacitação no exercício da sua atividade - ad;
- cadastrar-se na sua entidade;
- orientar o procedimento de atuação do grupo de apoio;
- averiguar a presença de assistência médica;
- reprovar o local da competição;
- manter a sua capacitação física e mental após a competição;
- solicitar a retirada das pessoas não autorizadas na área de competição;
- controlar a substituição de atletas;
- advertir verbalmente os atletas sobre possíveis punições;
- demonstrar bom senso;
- confirmar participação em eventos/ competição;
- informar a disponibilidade;
- participar de cursos de arbitragem;
- examinar o local de competição;
- praticar a modalidade;
- respeitar os atletas;
- delimitar a área de atuação da imprensa;
- preservar a disciplina durante a competição;
- respeitar os participantes do evento;
- aprovar o local da competição;
- demonstrar personalidade;
- utilizar equipamentos visuais;
- comparecer pontualmente aos locais de competição;
- usar as plenas condições físicas e mentais no exercício da atividade;
- averiguar as condições dos equipamentos da competição;
- demonstrar objetividade;
- conduzir-se com imparcialidade durante a competição;
- participar de reuniões técnicas;
- demonstrar capacidade de concentração;
- registrar a pontuação;
- autorizar a participação dos atletas;
- participar de estágios;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3772-25
CBO 3772-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de Árbitro de futebol de salão que pertence ao grupo dos Árbitros desportivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Atletas, desportistas
-
-
-
-
- Árbitros desportivos
-
-