CBO 3772-45 - Árbitro de vôlei
Entenda o que fazem os Árbitros desportivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Árbitro de vôlei e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Árbitro de vôlei
O Arbitro de Vôlei atua na arbitragem de competições de vôlei como primeiro árbitro, inspecionando a adequação do local do jogo, dos equipamentos e das demais condições, autorizando o primeiro saque para início do jogo, aplicando, de forma padronizada, regras e regulamentos, advertindo as equipes, julgando as faltas e determinando as penalidades, conferindo e assinando a súmula, no final da partida. Participa da equipe de arbitragem, que também conta com segundo árbitro, juízes de linha e apontador. Mantém-se atualizado em relação às inovações e às novas tecnologias criadas ou adaptadas para o vôlei. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação desportiva, regulamentos e regras de vôlei e normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3772-45
Prepara-se física e psicologicamente para atuar na temporada, evidenciando seu condicionamento antes e durante cada competição. Observa postura condizente com a atividade de árbitro desportivo, evitando atuar em competições que envolvam clubes e atletas com os quais mantenha vínculos.
Antes do jogo, inspeciona a adequação do local, dos equipamentos e das demais condições. Controla o aquecimento das equipes.
Para iniciar a partida, realiza o sorteio para decidir qual equipe executará o primeiro saque e qual delas atuará em cada lado da quadra durante o primeiro "set".
Apita para iniciar o jogo, autorizando o primeiro saque.
Dirige a partida do início até o fim, tendo autoridade sobre toda a equipe de arbitragem e sobre os membros das equipes. Controla o trabalho dos limpadores da quadra.
Interpreta e aplica, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição. Toma decisões, atuando com imparcialidade.
Durante o jogo, adverte as equipes, julga as faltas e determina as penalidades de acordo com as regras.
Em atendimento à solicitação do capitão da equipe no jogo, apresenta explicação sobre a aplicação ou interpretação das regras em que baseou sua decisão. Recebe pedidos do capitão para autorizar troca do uniforme, conferir as posições das equipes, e verificar o piso, a rede e a bola.
Interrompe uma jogada e permite a entrada de assistência médica na quadra, quando ocorrer um acidente sério.
Decide os casos não especificados nas regras ou nos regulamentos.
Comunica-se com os outros integrantes da equipe de arbitragem e com os competidores, durante a partida, utilizando gestos previstos em sinalização manual oficial, tais como colocar a palma de uma das mãos sobre os dedos da outra – formando um “T” –, para indicar tempo de descanso, mostrar o cartão amarelo, para advertência por conduta imprópria, e mostrar o cartão vermelho, para penalidade por conduta imprópria.
Ao final da partida, confere a súmula e a assina.
Participa de cursos de arbitragem, de reuniões técnicas e de estágios relacionados à sua atuação profissional.
Estuda regras e regulamentos vigentes. Atualiza-se em relação às alterações das regras de arbitragem. Assiste à atuação de outros árbitros, para seu aperfeiçoamento.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em instrumentos de trabalho, uniformes, artefatos e outros objetos ou materiais usados no futebol. Adota as inovações incorporadas na competição, tais como sistemas de vídeo para análise de jogadas.
Conserva os instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE VÍDEO PARA ANÁLISE DE JOGADAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE AUXÍLIO À ARBITRAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA ESPORTIVA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - LINGUAGEM GESTUAL NA ARBITRAGEM DO VÔLEI | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | PROCESSO DECISÓRIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | MODALIDADES ESPORTIVAS | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | REGRAS ESPORTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | RENDIMENTO ESPORTIVO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ARBITRAGEM DE COMPETIÇÕES DE VÔLEI | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS ÁRBITROS DE COMPETIÇÕES DE VÔLEI | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO DOS JOGOS DE VÔLEI | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO ÁRBITRO DE VÔLEI | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPES DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE VÔLEI: COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - GRUPOS DE APOIO DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE VÔLEI: COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA DAS QUADRAS PARA COMPETIÇÕES DE VÔLEI | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS DE VÔLEI | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE VÔLEI | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - RADIOCOMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Árbitros desportivos os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competições, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associativas, no ensino etc. A grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumular a função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor, microempresário do esporte etc. Seu trabalho costuma se dar em datas e horários irregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, como o ensino fundamental e o ensino médio. A formação profissional pode se dar por meio de cursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. A experiência profissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Observar postura condizente com atividade de Árbitro desportivo;
- Comunicar-se;
- Atender as solicitações da sua entidade;
- Participar de atividades de conhecimento e atualização de regras de arbitragem;
- Examinar a infra- estrutura geral do evento;
- Complementar a arbitragem;
- Manter condicionamento físico e psicológico;
- Administrar a competição esportiva;
- Demonstrar competências pessoais;
- Aplicar regras e regulamentos;
- Retirar escala periódica;
- Confirmar participação em eventos/ competição;
- Demonstrar idoneidade;
- Averiguar as instalações;
- Julgar as ações dos competidores;
- Examinar o local de competição;
- Reciclar-se;
- Decidir os casos não especificados nas regras/regulamentos;
- Executar gestos/ sinais técnicos;
- Agir sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição;
- Registrar as substituições;
- Preservar a disciplina durante a competição;
- Estabelecer comunicação com a equipe de segurança;
- Demonstrar personalidade;
- Participar de cursos para promoção de categoria;
- Punir os atletas através de sinais e verbalização;
- Comunicar os técnicos e capitães sobre o andamento da competição;
- Participar de cursos de arbitragem;
- Relatar as irregularidades nas instalações/ equipamentos;
- Orientar o procedimento de atuação do grupo de apoio;
- Participar de estágios;
- Comportar-se de forma ética quando atuante ou não nos eventos esportivos;
- Registrar as ocorrências não previstas durante a competição;
- Reconhecer a presença do grupo de apoio;
- Demonstrar capacidade de concentração;
- Demonstrar respeito pela hierarquia;
- Registrar os atletas participantes da competição;
- Comparecer uniformizado aos locais de competição;
- Demonstrar autocontrole emocional;
- Padronizar a aplicação das regras para a competição;
- Preencher a súmula da competição;
- Solicitar o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas a área de competição;
- Usar as plenas condições físicas e mentais no exercício da atividade;
- Assistir a atuação de outros árbitros para aperfeiçoamento;
- Utilizar equipamentos sonoros;
- Aprovar o local da competição;
- Demonstrar objetividade;
- Respeitar os atletas;
- Registrar a pontuação;
- Estabelecer comunicação com a equipe de apoio;
- Reconhecer as funções dos componentes da equipe de arbitragem;
- Apresentar atestado médico para a capacitação no exercício da sua atividade - ad;
- Prevenir a integridade física dos atletas;
- Respeitar a atuação dos componentes da equipe de arbitragem;
- Demonstrar autoridade;
- Planificar a forma de atuação da equipe de arbitragem;
- Informar a impossibilidade de atender a escala;
- Demonstrar experiências acumuladas como competidor na modalidade;
- Praticar a modalidade;
- Delimitar a área de atuação da imprensa;
- Realizar provas teóricas e práticas de habilitação de arbitragem;
- Preservar a consistência no transcorrer da competição;
- Demonstrar conhecimento sobre os fundamentos da modalidade;
- Dominar regras e regulamentos em vigência;
- Interpretar regras e regulamentos;
- Participar de reuniões técnicas;
- Tomar decisões durante a competição;
- Evidenciar periodicamente a sua capacitação física e mental antes da competição;
- Reprovar o local da competição;
- Utilizar equipamentos visuais;
- Informar a disponibilidade;
- Conduzir-se com imparcialidade durante a competição;
- Averiguar as condições dos equipamentos de segurança;
- Evitar a sua atuação em competições que envolvam clubes/ atletas com os quais mantenha vínculos;
- Requerer dispensa de escala;
- Registrar as penalidades;
- Controlar a cronometragem;
- Respeitar os participantes do evento;
- Cadastrar-se na sua entidade;
- Solicitar a retirada das pessoas não autorizadas na área de competição;
- Manter a sua capacitação física e mental após a competição;
- Demonstrar capacidade de auto-crítica;
- Enviar relatórios às suas entidades;
- Operar o placar eletrônico ou manual;
- Excluir no transcorrer da competição componentes do grupo de apoio;
- Averiguar a presença de assistência médica;
- Controlar a substituição de atletas;
- Autorizar a participação dos atletas;
- Evidenciar a sua capacitação física e mental durante a competição;
- Averiguar as condições dos equipamentos da competição;
- Averiguar as condições de policiamento;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Desenvolver visão periférica;
- Estudar regras e regulamentos vigentes;
- Fiscalizar os procedimento técnicos de cada modalidade;
- Identificar o capitão da equipe;
- Demonstrar bom senso;
- Autorizar a presença do grupo de apoio;
- Solicitar a regularização dos equipamentos;
- Comparecer pontualmente aos locais de competição;
- Atender as convocações de suas entidades;
- Conferir a documentação dos atletas e da comissão técnica;
- Advertir verbalmente os atletas sobre possíveis punições;
- Conscientizar- se das responsabilidades;
Profissões da Família Ocupacional
- Arbitro Desportivo
- Árbitro Chefe de Área (karatê)
- Arbitro de Polo Aquático
- Árbitro Reserva (karatê)
- Arbitro de Vôlei
- Cronometrista (karatê)
- Juiz Auxiliar (karatê)
- Cronometrista de Pólo Aquático
- Cronometrista de Trinta e Cinco Segundos (poló Aquático)
- Juiz de Gol (poloaquático)
Divisões de categorias profissionais do CBO 3772-45
CBO 3772-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de juiz de gol (poloaquático) que pertence ao grupo dos Árbitros desportivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Atletas, desportistas
-
-
-
-
- Árbitros desportivos
-
-