CBO 3771-25 - Atleta profissional de tênis
Entenda o que fazem os atletas profissionais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Atleta profissional de tênis e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Atleta profissional de tênis
Compete profissionalmente em eventos esportivos de tênis, preparando-se física e psicologicamente para competições, treinando para melhoria contínua do seu desempenho, aplicando estratégias e táticas para alcançar êxito em torneios e avaliando seu desempenho nas competições. Planeja sua participação em competições de tênis. Atua de acordo com princípios de ética e respeito ao adversário e cumpre legislação, regras e normas nacionais e internacionais da modalidade desportiva e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Define cronograma de treinamento.
Segue programa nutricional estabelecido por nutricionista. Submete-se a exames específicos para identificar carências de minerais e vitaminas. Controla seu peso. Repõe líquido durante e após treinamento e competição. Não faz ingestão de substâncias prejudiciais à prática desportiva.
Prepara-se fisicamente para competições, seguindo orientação profissional. Realiza exercícios de resistência muscular e treinamentos de explosão, flexibilidade, velocidade, agilidade, reflexo e força. Submete-se a avaliações física e médica periodicamente.
Atualiza e aperfeiçoa seu preparo técnico, praticando os fundamentos da modalidade desportiva, corrigindo suas deficiências técnicas e simulando jogadas, sob a orientação de um técnico. Pode participar de torneios e competições não oficiais, para melhorar seu desempenho.
Prepara-se psicologicamente para competições, treinando visualização, memorização, respiração, concentração e relaxamento. Treina sob pressão psicológica, preparando-se para reagir às situações adversas. Submete-se à avaliação psicológica, sendo acompanhado por psicólogo esportivo.
Toma conhecimento do regulamento da competição. Verifica o tipo de piso e outras características do local da competição, para selecionar o material esportivo adequado.
Participa da competição, desenvolvendo estratégias e táticas e apresentando seu estilo de jogar. Procura anular os pontos fortes e explorar os pontos fracos do adversário.
Avalia seu desempenho na competição - utilizando, inclusive, estatísticas da partida geradas com uso de Inteligência Artificial - para identificar seus erros e acertos. Planeja, com seu técnico, novos programas de treinamento, para melhorar continuamente sua atuação.
Participa de congressos técnicos sobre tênis. Acompanha eventos desportivos de alto nível e participa de cursos e palestras da modalidade desportiva.
Identifica e aproveita oportunidades de marketing pessoal em ambientes digitais.
Zela pela organização e conservação dos materiais e equipamentos usados nos treinos e nas competições. Acondiciona raquetes e bolas, após treinos e competições, para melhor conservação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ANÁLISE DE PADRÕES DE MOVIMENTAÇÃO EM PARTIDAS DE TÊNIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | ANATOMIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | BIOMECÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MARKETING PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MÍDIAS SOCIAIS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - CONTRATOS DE PATROCÍNIOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO MENTAL PARA DISPUTA DESPORTIVA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIA DE INSTRUMENTOS DO ESPORTE | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | TÉCNICA DIETÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ARBITRAGEM | 4 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 4 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | REGRAS ESPORTIVAS | 4 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | RENDIMENTO ESPORTIVO | 4 | 3 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATUALIDADES SOBRE NOVOS EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E TECNOLOGIAS RELACIONADAS AO TÊNIS: CÂMERAS ESPECIAIS, RAQUETES FEITAS COM GRAFENO, RAQUETES INTEGRADAS COM SENSORES, DENTRE OUTRAS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ESTRATÉGIAS, TÁTICAS E ESTILOS DE JOGO NA MODALIDADE DESPORTIVA TÊNIS | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DA MODALIDADE DESPORTIVA TÊNIS | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO, PERIODIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE EXERCÍCIOS | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGULAMENTO DE TÊNIS | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS (DOPPING) | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA PRÁTICA DE TÊNIS | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VELOCIDADE PERCEPTIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais trabalham em clubes, agremiações esportivas, academias, órgãos da administração pública afetos aos esportes, no ensino etc. Não há regras comuns para todas as modalidades de esporte. Para obterem a profissionalização seguem, regras específicas das agremiações esportivas a que se vinculam, construindo, portanto, trajetórias diferenciadas, baseadas em diferentes combinações entre tempo de exercício do esporte, participação em jogos e eventos, premiações etc. A maioria trabalha como autônomo, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar submetidos a condições especiais de trabalho, como pressão psicológica, ruído intenso e altas temperaturas, bem como permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis.Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade formal não é pré-condição para o exercício das ocupações desta família. A formação prática dos atletas profissionais pode se dar tanto por meio de treinos e exercícios realizados individual e/ou coletivamente, em geral, com a supervisão de treinadores ou técnicos, como por meio de participação em provas, competições, jogos e certames.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- preparar-se psicologicamente para competições;
- conhecer regras e regulamentos do desporto;
- manter o preparo nutricional;
- preparar o físico para as competições;
- demonstrar competências pessoais;
- atualizar o preparo técnico;
- participar de competições desportivas oficiais;
- desenvolver estratégias e táticas para a competição;
- definir metas e objetivos de carreira na modalidade;
- praticar treinamento de reflexo;
- seguir programa de preparação física com orientação profissional;
- submeter-se a acompanhamento do psicólogo esportivo;
- analisar o comportamento do adversário;
- respeitar as regras;
- praticar treinamento de velocidade;
- planejar cronograma de treinamento;
- submeter-se a avaliação psicológica;
- ter perseverança;
- ter garra;
- utilizar as regras;
- treinar visualização;
- analisar os obstáculos naturais do local da competição;
- participar de programas sociais;
- trabalhar em equipe;
- ser sociável;
- simular situações de jogos e competições;
- submeter-se a pesagem oficial;
- ser dedicado;
- consultar nutricionista;
- dominar o idioma português;
- usar o material adequado a modalidade esportiva;
- ser determinado;
- manter auto-confiança;
- explorar os pontos fracos do adversário;
- praticar exercícios de resistência muscular;
- adequar-se ao estilo de vida exigido pela profissão;
- submeter-se a avaliação física e médica;
- manter o equilíbrio emocional;
- treinar respiração;
- treinar concentração;
- treinar memorização;
- treinar com assiduidade;
- praticar treinamento de força;
- participar de torneios e competições não oficiais;
- praticar treinamento de explosão;
- definir o estilo de competição próprio;
- conhecer o tipo de piso do local da competição;
- praticar treinamento físico específico da modalidade;
- conhecer as penalidades da modalidade;
- participar de programas de intercâmbio;
- periodizar o treinamento;
- seguir o programa nutricional fixado pelo nutricionista;
- preparar-se para reagir às situações adversas;
- explorar o melhor posicionamento para atuação dentro da área de competição;
- acompanhar eventos esportivos de alto nível;
- ser ético;
- diagnosticar as deficiências técnicas;
- buscar incentivos e patrocínios;
- conhecer o regulamento da competição;
- definir as competições alvo;
- manter boa relação com os meios de comunicação;
- fazer inscrição em tempo hábil;
- controlar o peso;
- cumprir os horários pré-determinados pela comissão organizadora;
- corrigir as deficiências técnicas;
- participar de cursos e palestras da modalidade esportiva;
- praticar os fundamentos técnicos da modalidade desportiva;
- submeter-se a exames específicos para identificar carências de minerais e vitaminas;
- analisar o calendário de competição da modalidade;
- ter espírito de liderança;
- usar o material esportivo adequado às características do local da competição;
- treinar sob pressão psicológica;
- conhecer a pontuação da modalidade;
- conhecer o local da competição;
- ter capacidade de lidar com a derrota;
- analisar tecnicamente o adversário;
- preparar-se psicologicamente para as competições;
- ser disciplinado;
- anular os pontos fortes do adversário;
- praticar treinamento de agilidade;
- manter auto-estima;
- treinar relaxamento;
- seguir as instruções técnicas atualizadas;
- analisar as condições físicas e climáticas do local da competição;
- tomar decisões;
- repor líquido durante e após treinamento e competição;
- ter seriedade;
- evitar a ingestão de substâncias prejudiciais a prática desportiva;
- praticar treinamento de flexibilidade;
- simular jogadas em treinamento;
- desenvolver os meios específicos para execução da estratégia;
- ter humildade;
- atualizar-se periodicamente;
- ser filiado às entidades responsáveis pela modalidade esportiva - conf., feder., associações.;
- respeitar técnico, árbitros e atletas;
- fixar metas de resultados para curto, médio e longo prazo;
- utilizar implementos específicos da modalidade;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3771-25
CBO 3771-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de atleta profissional de tênis que pertence ao grupo dos atletas profissionais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
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- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
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- Atletas, desportistas
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- Atletas profissionais
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CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3771-25 - Atletas profissionais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 377125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Atletas profissionais em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
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3771-25 | Tenista Profissional | Brasil | 40h | 82 | |
3771-25 | Atleta de Tênis Profissional | Brasil | 40h | 82 | |
3771-25 | Jogador Profissional de Tênis | Brasil | 40h | 82 | |
3771-25 | Jogador de Tênis Profissional | Brasil | 40h | 82 | |
3771-25 | Esportista Profissional de Tênis | Brasil | 40h | 82 | |
3771-25 | Atleta Profissional de Tênis | Brasil | 40h | 82 | |
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