CBO 3751-05 - Designer de interiores
Entenda o que fazem os designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Designer de interiores e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Designer de interiores
O Designer de Interiores realiza a elaboração, faz a representação gráfica e acompanha a execução de projetos de design de interiores residenciais e de outros espaços – tais como comerciais e institucionais -, atendendo às necessidades e às expectativas do cliente e transformando os ambientes em espaços funcionais, personalizados e confortáveis. Presta assistência técnica na compra e na utilização de mobiliários e acessórios. Pode trabalhar em equipe com arquiteto e designer de nível superior. Cumpre legislação, normas técnicas, padrões de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 3751-05
Realiza levantamento métrico e fotográfico do espaço, para identificar elementos básicos para a concepção do projeto. Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos.
Concebe o design de interiores - sem interferência na estrutura da edificação -, elaborando planta de distribuição dos espaços internos, considerando a circulação e distribuindo os volumes no espaço. Planeja e organiza o uso e a ocupação dos espaços, otimizando o conforto, a estética, a saúde e a segurança do usuário e atuando de acordo com as normas técnicas de acessibilidade, de ergonomia e de conforto luminoso, térmico e acústico. Concebe programação visual para espaços comerciais.
Apresenta o estudo preliminar ao cliente, para aprovação.
Elabora o projeto executivo, especificando os materiais a serem utilizados, escolhendo escala cromática para o ambiente e alocando pontos de iluminação, pontos de ar-condicionado, pontos elétricos, pontos hidráulicos, pontos para informática e pontos de telefonia.
Representa graficamente as soluções para o ambiente, utilizando desenho manual ou recursos tecnológicos, como CAD-Projeto Assistido por Computador (Computer Aided Design). Pode fazer projetos em 2D e 3D, maquetes eletrônicas e exposições por meio de passeios virtuais.
Apresenta a proposta e o orçamento do projeto ao cliente.
Após autorização da execução do projeto pelo cliente, elabora o cronograma, seleciona fornecedores e contrata serviços especializados.
Coordena as equipes para execução de instalações, montagens, reparos, pintura e outros serviços, em reformas de ambientes. Acompanha os trabalhos, avalia os resultados e providencia os ajustes necessários. Pode orientar a realização dos serviços de manutenção de equipamentos, instalações de ambientes e mobiliários fixos.
Presta assistência técnica ao cliente na compra de mobiliários, acessórios, materiais e revestimentos, compatibilizando necessidades e expectativas do cliente com as suas condições socioeconômicas e culturais. Pode colaborar na criação de peças especiais, móveis e produtos.
Realiza a entrega dos serviços finalizados ao cliente, orientando-o na melhor forma de utilização de mobiliários e acessórios.
Pode organizar portfólio com os resultados de seus trabalhos.
Pode coletar, tratar e analisar dados de natureza técnica, para elaboração de laudos ou relatórios técnicos.
Realiza pesquisas nos mercados nacional e internacional e participa de exposições, mostras e feiras, para conhecer inovações em design de interiores.
Compatibiliza os seus projetos com as exigências legais relacionadas à segurança contra incêndio, à saúde e ao meio ambiente. Observa e orienta prestadores de serviços na prevenção de acidentes, no manuseio correto de cargas e na utilização de equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CAD - APLICAÇÕES PARA DESIGN DE INTERIORES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETRICIDADE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | PROJETO DE PRODUTO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | GESTÃO E PRÁTICA DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) | EMPREENDEDORISMO | 3 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | PINTURA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES, MONTAGENS, REPAROS, PINTURA E OUTROS SERVIÇOS, EM REFORMAS DE AMBIENTES PARA PROJETOS DE DESIGN DE INTERIORES | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE INSTALAÇÕES PREDIAIS: HIRÁULICAS, ELÉTRICAS, DE AR CONDICIONADO E OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | LUMINOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | PROCESSOS DE MONTAGEM DE MÓVEIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE MÓVEIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | PROJETO DE MOBILIÁRIO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE MADEIRA E MOBILIÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MÓVEIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ARTE E DECORAÇÃO DE CERÂMICA | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ARTE E DECORAÇÃO DE VIDRO | 2 | 2 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA DESIGN DE INTERIORES | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - INOVAÇÕES EM DESIGN DE INTERIORES | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | CÓDIGO DO CONSUMIDOR | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 4 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ASSISTÊNCIA TÉCNICA | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | COTAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 3 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESIGN (ESPECIFICAR:..) - DESIGN DE PRODUTOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | DECORAÇÃO DE AMBIENTES | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | PAISAGISMO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | VITRINISMO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - DECORAÇÃO DE AMBIENTES COMERCIAIS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - DECORAÇÃO DE AMBIENTES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - DECORAÇÃO DE AMBIENTES RESIDENCIAIS | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Acompanhar o projeto;
- Conceber o projeto;
- Pesquisar produtos, materiais e imagens;
- Interpretar expectativas/necessidades do cliente;
- Elaborar projeto;
- Executar o projeto;
- Demonstrar capacidade de antever problemas;
- Elaborar o cronograma;
- Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- Orçar projeto;
- Demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- Fazer ajustes ao projeto;
- Estabelecer contrato de trabalho com cliente;
- Alocar pontos para informática;
- Montar espaços e/ou imagens que destaquem o produto;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- Adequar os elementos já existentes ao espaço;
- Apresentar estudo preliminar ao cliente;
- Colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- Alocar pontos de iluminação;
- Sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- Escolher escala cromática para o ambiente;
- Representar graficamente soluções para o ambiente - desenho manual, autocad etc;
- Assessorar o cliente para aprovação de produtos;
- Demonstrar habilidade motora fina;
- Demonstrar pró-atividade;
- Fazer levantamento métrico e/ou fotográfico;
- Manter sigilo;
- Demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- Criar móveis e produtos;
- Personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- Providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
- Definir programa de ações;
- Criar ambientes temáticos e estéticos;
- Conceber programação visual para espaços comerciais - merchandising;
- Alocar pontos de telefonia;
- Participar de exposições, mostras, feiras e congressos;
- Criar peças especiais;
- Supervisionar execução do projeto;
- Demonstrar empatia;
- Coordenar equipes;
- Apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- Demonstrar criatividade;
- Alocar pontos hidráulicos;
- Alocar pontos elétricos;
- Distribuir volumes no espaço;
- Pesquisar mercado;
- Demonstrar capacidade de persuasão;
- Planejar a circulação;
- Demonstrar capacidade de objetividade;
- Demonstrar senso estético;
- Demonstrar capacidade de organização;
- Elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- Contratar serviços e profissionais especializados;
- Elaborar estudos preliminares;
- Testar produtos, materiais e/ou ferramentas;
- Divulgar trabalhos na mídia;
- Demonstrar flexibilidade;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Demonstrar capacidade de comunicação;
- Definir limites orçamentários do projeto;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Adaptar o projeto às normas;
- Realizar programação visual de espaços comerciais - merchandising;
- Demonstrar credibilidade;
- Demonstrar capacidade de visão espacial;
- Selecionar fornecedores;
- Gerenciar obra ou projeto;
- Entrevistar cliente;
- Adaptar materiais e/ou produtos;
- Alocar pontos de ar condicionado;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
- Especificar os materiais e/ou produtos a serem utilizados;
- Criar ambientes funcionais e/ou favorável ao consumo;
- Avaliar o resultado do projeto;
Profissões da Família Ocupacional
- Designer de Interiores
- Decorador de Lycra Tensionada
- Designer de Eventos
- Ornamentador de Eventos
- Visual Merchandiser
- Decorador de Eventos
- Vitrinista
- Decorador Com Balões
- Decorador de Arte Com Balões
- Decorador de Arte Floral
Divisões de categorias profissionais do CBO 3751-05
CBO 3751-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de designer de interiores que pertence ao grupo dos designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
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- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
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- Decoradores e vitrinistas
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- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio)
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