CBO 3751-15 - Visual merchandiser
Entenda o que fazem os designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Visual merchandiser e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Visual merchandiser
Concebe e executa projeto para dar identidade a um ponto de venda ou a uma marca, utilizando design para personalizar ambientes, desenvolvendo estratégias de decoração do espaço físico, definindo formas e locais de exposição dos produtos e acompanhando ações promocionais, para atrair e fidelizar o cliente e influenciar na sua decisão de compra. Promove programa de treinamento para a equipe de vendas. Avalia os resultados da implementação do projeto. Cumpre normas técnicas, padrões de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Elabora projeto para o ponto de venda, levando em consideração as estratégias de marketing e concebendo a programação visual para espaços.
Projeta estratégia criativa de merchandising visual, definindo a decoração de interiores e selecionando as cores a serem usadas no espaço, criando dispositivos para a apresentação de informações (displays) com visual atraente e engajante, combinando arte e criatividade na produção de vitrines, para valorização dos produtos expostos. Pode sugerir eventuais modificações no projeto arquitetônico.
Projeta a organização do espaço de modo a facilitar a circulação dos clientes.
Planeja climatização agradável e boa iluminação. Elabora proposta de estímulos auditivos – como músicas adequadas ao perfil dos clientes – e oferta de petiscos e bebidas – como água e café –, para tornar a permanência no espaço uma experiência agradável.
Estabelece ações estratégicas para atrair a atenção do cliente para a política de descontos.
Prevê dispositivos e sistemas - com base em nuvem e novas tecnologias -, para dar maior segurança aos clientes e ao espaço.
Apresenta a proposta e o orçamento ao cliente, para aprovação.
Interage com fornecedores, para aquisição de produtos e serviços para o projeto.
Executa o projeto, coordenando a implementação das mudanças propostas.
Promove programa de treinamento para a equipe de vendas, para oferecer ao cliente o melhor atendimento possível.
Avalia os resultados da implementação do projeto, verificando a fidelização dos clientes, analisando o volume de vendas e levantando a satisfação dos clientes. Pode fazer ajustes no projeto inicial, a partir da avaliação dos resultados. Faz manutenção programada do projeto.
Participa de palestras e cursos, conhecendo propostas inovadoras em visual merchandising, para manter processo de melhoria contínua dos resultados no ponto de vendas.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CAD - ALICAÇÕES PARA VISUAL MERCHANDISING | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | PROPAGANDA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA DO CONSUMO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) | EMPREENDEDORISMO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | PESQUISA DE OPINIÃO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - TREINAMENTO DE EQUIPES DE VENDAS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | CÓDIGO DO CONSUMIDOR | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | ATENDIMENTO AO CLIENTE | SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | COTAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | FORTALECIMENTO DE MARCA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PERFIL DE CLIENTES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | PESQUISA MERCADOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE MARKETING VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DO MERCHANDISING | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - MERCHANDISING DIGITAL | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE MARCA E IDENTIDADE DE MARCA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE MARKETING ESTRATÉGICO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - SENSORIALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA VISUAL MERCHANDISING | 3 | 3 | 3 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | PRODUÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | MODA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TEORIA DAS CORES | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | DECORAÇÃO DE AMBIENTES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | VITRINISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - LEIAUTE PARA PROJETOS DE MERCHANDISING VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE DISPLAYS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA VISUAL PARA MERCHANDISING | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE LOJAS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PAISAGISMO E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VITRINES E ESPAÇOS DE MARKETING VISUAL | 4 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- interpretar expectativas/necessidades do cliente;
- acompanhar o projeto;
- conceber o projeto;
- pesquisar produtos, materiais e imagens;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projeto;
- executar o projeto;
- alocar pontos de iluminação;
- participar de exposições, mostras, feiras e congressos;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- demonstrar credibilidade;
- testar produtos, materiais e/ou ferramentas;
- alocar pontos elétricos;
- distribuir volumes no espaço;
- gerenciar obra ou projeto;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- estabelecer contrato de trabalho com cliente;
- realizar programação visual de espaços comerciais - merchandising;
- criar ambientes funcionais e/ou favorável ao consumo;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- demonstrar capacidade de liderança;
- representar graficamente soluções para o ambiente - desenho manual, autocad etc;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de antever problemas;
- orçar projeto;
- conceber programação visual para espaços comerciais - merchandising;
- fazer ajustes ao projeto;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- alocar pontos de ar condicionado;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- demonstrar pró-atividade;
- entrevistar cliente;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- demonstrar empatia;
- criar peças especiais;
- definir limites orçamentários do projeto;
- coordenar equipes;
- pesquisar mercado;
- fazer levantamento métrico e/ou fotográfico;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar senso estético;
- demonstrar habilidade motora fina;
- selecionar fornecedores;
- demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- demonstrar capacidade de observação;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- elaborar o cronograma;
- elaborar estudos preliminares;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- fazer manutenção programada do projeto;
- definir programa de ações;
- demonstrar capacidade de negociação;
- divulgar trabalhos na mídia;
- avaliar o resultado do projeto;
- manter sigilo;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- demonstrar capacidade de organização;
- montar espaços e/ou imagens que destaquem o produto;
- planejar a circulação;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3751-15
CBO 3751-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de visual merchandiser que pertence ao grupo dos designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Decoradores e vitrinistas
-
-
-
-
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio)
-
-