CBO 3751-15 - Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3751-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) que pertence ao grupo dos decoradores e vitrinistas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) CBO 3751-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3751-15
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
- Decoradores e vitrinistas.
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio).
Descrição dos cargos da categoria Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Os Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) CBO 3751-15 projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.
Condições de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação.
Funções dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) CBO 3751-15
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
Atividades dos cargos CBO 3751-15
Entre as principais atribuições dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) CBO 3751-15 estão as de:
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- fazer ajustes ao projeto;
- elaborar o cronograma;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- distribuir volumes no espaço;
- entrevistar cliente;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- divulgar trabalhos na mídia;
- demonstrar capacidade de negociação;
- planejar a circulação;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- demonstrar senso estético;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- estabelecer contrato de trabalho;
- gerenciar obra ou projeto;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- criar peças especiais;
- definir limites orçamentários do projeto;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- avaliar o resultado do projeto;
- definir programa de ações;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- selecionar fornecedores;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- alocar pontos de iluminação;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- demonstrar flexibilidade;
- fazer manutenção programada do projeto;
- demonstrar criatividade;
- alocar pontos de ar condicionado;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- coordenar equipes;
- orçar projeto;
- alocar pontos elétricos;
- elaborar estudos preliminares;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- montar espaços que destaquem o produto;