CBO 3751-10 - Designer de vitrines

Entenda o que fazem os designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Designer de vitrines e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Designer de vitrines

O Designer de Vitrines elabora e executa projeto de vitrines e espaços promocionais, criando soluções visuais e usando técnicas de composição e exposição de produtos, para atrair a atenção do consumidor, divulgar a marca e aumentar as vendas dos produtos expostos. Realiza estudo preliminar, levantando as expectativas do cliente, os limites orçamentários e o prazo para execução do projeto. Avalia os resultados do projeto. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3751-10

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Realiza estudo preliminar, levantando as expectativas do cliente, os limites orçamentários e o prazo para execução do projeto. Analisa o perfil do público consumidor e as características do produto a ser exposto.

Realiza levantamento fotográfico e calcula as medidas do espaço disponível, para identificar os elementos básicos para a concepção do projeto da vitrine. Analisa a possibilidade de aproveitamento das instalações pré-existentes.

Concebe o projeto da vitrine, com base no limite de custo e no prazo definidos. Desenha o croqui da vitrine, utilizando técnicas de desenho de observação e perspectiva.

Apresenta a versão preliminar do projeto de vitrine ao cliente, podendo realizar ajustes por ele solicitados.

Elabora o projeto executivo, selecionando elementos decorativos, cenográficos, mobiliários, suportes e expositores. Escolhe a escala cromática. Aloca pontos elétricos e pontos de iluminação.

Representa graficamente as soluções para a vitrine, utilizando desenho manual ou recursos tecnológicos, como CAD-Projeto Assistido por Computador (Computer Aided Design).

Faz o orçamento para execução do projeto, a ser submetido à aprovação do cliente.

Após aprovação, consulta carteira de fornecedores, para aquisição de produtos e serviços.

Realiza a montagem da vitrine, de acordo com os princípios e as técnicas de composição e exposição de produtos. Utiliza recursos de iluminação, considerando os efeitos de destaque da decoração, dos materiais promocionais e dos produtos expostos na vitrine.

Avalia os resultados do projeto, analisando atratividade da vitrine junto ao público, variação de vendas do produto exposto e satisfação do cliente.

Realiza pesquisas nos mercados nacional e internacional e participa de exposições, mostras e feiras, para conhecer inovações em vitrinismo.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - CAD - APLICAÇÕES PARA DESIGN DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA ELETRICIDADE 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO DESENHO TÉCNICO GERAL 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA GEOMETRIA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - ARQUITETURA DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 3 5 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) EMPREENDEDORISMO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA LUMINOTÉCNICA 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA DESIGN DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MATERIAIS 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - INOVAÇÕES EM DESIGN DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - COMUNICAÇÃO VISUAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE MARKETING VISUAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE MARKETING SENSORIAL 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE EXPOSIÇÃO 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA CULTURA E COMPORTAMENTO DA MODA 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA FOTOGRAFIA DE MODA 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA 3 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA PRODUÇÃO VISUAL 3 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS DE MODA 3 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TEORIA DAS CORES 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS INOVAÇÃO NA ÁREA DA MODA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO DESIGN COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO DESIGN OUTROS CONHECIMENTOS DE DESIGN (ESPECIFICAR:..) - DESIGN ESTÉTICO DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO DECORAÇÃO DE AMBIENTES 3 4 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO PAISAGISMO 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO VITRINISMO 4 5 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ADEREÇOS DECORATIVOS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTILO DE FACHADAS E LETREIROS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - LEIAUTE DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MONTAGEM DE CENÁRIOS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE DISPLAYS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO DA ESTRUTURA DE VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RECURSOS CENOGRÁFICOS E EXPOSITIVOS PARA VITRINES E ESPAÇOS PROMOCIONAIS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO PAISAGISMO E DECORAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE PAISAGISMO E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VITRINES E ESTANDES DE EVENTOS 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO INOVAÇÃO EM DESIGN E DECORAÇÃO 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Interpretar expectativas/necessidades do cliente;
  • Acompanhar o projeto;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Executar o projeto;
  • Elaborar projeto;
  • Conceber o projeto;
  • Pesquisar produtos, materiais e imagens;
  • Demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • Criar peças especiais;
  • Montar espaços e/ou imagens que destaquem o produto;
  • Personalizar espaço arquitetônico ou físico;
  • Alocar pontos de iluminação;
  • Demonstrar capacidade de visão espacial;
  • Demonstrar pró-atividade;
  • Criar ambientes temáticos e estéticos;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Realizar programação visual de espaços comerciais - merchandising;
  • Elaborar o cronograma;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Orçar projeto;
  • Representar graficamente soluções para o ambiente - desenho manual, autocad etc;
  • Demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
  • Avaliar o resultado do projeto;
  • Demonstrar habilidade motora fina;
  • Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • Demonstrar capacidade de objetividade;
  • Adaptar materiais e/ou produtos;
  • Contratar serviços e profissionais especializados;
  • Divulgar trabalhos na mídia;
  • Sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
  • Elaborar estudos preliminares;
  • Adequar os elementos já existentes ao espaço;
  • Fazer manutenção programada do projeto;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Supervisionar execução do projeto;
  • Demonstrar empatia;
  • Manter sigilo;
  • Definir programa de ações;
  • Alocar pontos elétricos;
  • Substituir o produto na vitrina já montada;
  • Criar ambientes funcionais e/ou favorável ao consumo;
  • Demonstrar senso estético;
  • Apresentar estudo preliminar ao cliente;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • Selecionar fornecedores;
  • Assessorar o cliente para aprovação de produtos;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Pesquisar mercado;
  • Escolher escala cromática para o ambiente;
  • Entrevistar cliente;
  • Estabelecer contrato de trabalho com cliente;
  • Definir limites orçamentários do projeto;
  • Distribuir volumes no espaço;
  • Gerenciar obra ou projeto;
  • Conceber programação visual para espaços comerciais - merchandising;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
  • Apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
  • Adaptar projeto a vida útil de produto e materiais;
  • Demonstrar criatividade;
  • Participar de exposições, mostras, feiras e congressos;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Testar produtos, materiais e/ou ferramentas;
  • Demonstrar capacidade de antever problemas;
  • Fazer ajustes ao projeto;
  • Coordenar equipes;
  • Alocar pontos de ar condicionado;
  • Fazer levantamento métrico e/ou fotográfico;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3751-10

CBO 3751-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de designer de vitrines que pertence ao grupo dos designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio)