CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente de vendas assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda. Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas. Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas (ou similar) apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores. Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas. Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes. Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores. Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades. Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM). Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada. Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque. Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos. Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas. Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa. Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados. Classifica clientes por faturamento. Controla informações sobre clientes inadimplentes. Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções
O funcionário CBO 3541-25 deve demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, concretizar vendas.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve esclarecer dúvidas do pedido, participar de treinamento de técnica de venda, trabalhar em equipe, fornecer amostras, demonstrar criatividade, pesquisar ações dos concorrentes, expor produtos em locais definidos pela empresa, controlar vendas efetuadas, demonstrar senso de organização, requisitar material de consumo, demonstrar flexibilidade, tomar decisões, participar de feiras relacionadas a área, informar ao superior resultados de vendas, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, analisar potencial de clientes, atender solicitação de clientes, encaminhar documentação do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, agendar horário, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar senso ético, preparar cadastro de novos clientes, participar de reuniões, requisitar troca de produtos, cumprir cotas de venda do produto, treinar novos funcionários, enviar mala direta aos clientes, demonstrar capacidade de liderança, explicar formas de pagamento, checar irregularidades na entrega dos produtos, enviar brindes ao cliente, convidar clientes para visitar empresa, identificar necessidades do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, definir autonomia para negociação, demonstrar confiança, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, verificar clientes inadimplentes, demonstrar resiliência, explicar objetivos da visita, tirar pedidos de produtos, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, classificar clientes por faturamento, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, apresentar proposta ao cliente, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de negociação, discriminar tipos de produtos, obter informações de pré-venda, integrar novos funcionários, fazer itinerário de visitas, definir estratégia de marketing, convocar clientes para assembléia extraordinária, verificar prazo de entrega dos produtos, verificar opiniões do cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, requisitar material de divulgação, contatar clientes, sugerir novos mercados consumidores, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, contornar situações adversas, filtrar informações para melhorar serviços, consultar publicações técnicas, discutir estratégias com o superior, receber indicação de futuros clientes, participar de lançamento de novos produtos, elaborar relatórios e estatísticas, calcular custo do produto, auxiliar na escolha dos produtos, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, encaminhar cliente para cadastro, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de persuasão, visitar área industrial da empresa, prever vendas, verificar ficha cadastral do cliente, apresentar tabelas de preços.