CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Assistente de vendas assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda. Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas. Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Assistente de vendas

O Assistente de vendas (ou similar) apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores. Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas. Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes. Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores. Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades. Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM). Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada. Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque. Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos. Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas. Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa. Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados. Classifica clientes por faturamento. Controla informações sobre clientes inadimplentes. Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Funções

O funcionário CBO 3541-25 deve participar de eventos, sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25

Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, fazer itinerário de visitas, encaminhar documentação do cliente, informar ao superior resultados de vendas, prever vendas, verificar ficha cadastral do cliente, enviar brindes ao cliente, classificar clientes por faturamento, demonstrar características e benefícios do produto, verificar opiniões do cliente, convocar clientes para assembléia extraordinária, requisitar troca de produtos, demonstrar senso de organização, atender solicitação de clientes, treinar novos funcionários, apresentar tabelas de preços, agendar horário, convidar clientes para visitar empresa, requisitar material de divulgação, encaminhar cliente para cadastro, esclarecer dúvidas do pedido, tomar decisões, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, verificar clientes inadimplentes, obter informações de pré-venda, discutir estratégias com o superior, integrar novos funcionários, filtrar informações para melhorar serviços, contornar situações adversas, discriminar tipos de produtos, visitar área industrial da empresa, expor produtos em locais definidos pela empresa, participar de reuniões, demonstrar habilidade de comunicação verbal, definir autonomia para negociação, convidar clientes para lançamento de produtos, dar retorno das sugestões ao cliente, trabalhar sob pressão, apresentar proposta ao cliente, explicar formas de pagamento, definir participação no mercado, analisar potencial de clientes, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de persuasão, participar de cursos de aperfeiçoamento, comunicar as transações realizadas, auxiliar na escolha dos produtos, pesquisar ações dos concorrentes, enviar mala direta aos clientes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, elaborar relatórios e estatísticas, sugerir novos mercados consumidores, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, receber indicação de futuros clientes, participar de lançamento de novos produtos, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar capacidade de liderança, participar de feiras relacionadas a área, explicar objetivos da visita, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar senso ético, participar de treinamento de técnica de venda, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, identificar necessidades do cliente, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar criatividade, demonstrar resiliência, fornecer amostras, calcular custo do produto, trabalhar em equipe, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar confiança, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, contatar clientes, verificar prazo de entrega dos produtos, tirar pedidos de produtos, requisitar material de consumo, definir estratégia de marketing, cumprir cotas de venda do produto, consultar publicações técnicas.

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

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