CBO 3517-30 - Inspetor de sinistros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de seguros
O profissional no cargo de Inspetor de sinistros CBO 3517-30 inspeciona sinistros, verificando termos das apólices, estudando evidências, analisando causa e efeito das avarias, avaliando e negociando orçamentos, para apurar a importância necessária à reparação ou à indenização Elabora parecer e relatório técnico.
Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores, com procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3517-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de seguros que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de sinistros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de seguros CBO 3517-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3517-30
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de seguros.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Inspetor de sinistros
O Inspetor de sinistros CBO 3517-30 inspeciona objeto ou bem sinistrado, verificando e relacionando os danos sofridos, estudando evidências da ocorrência de sinistro, avaliando a dinâmica do sinistro com nexo causal (causa e efeito), fotografando e analisando informações sobre natureza e extensão das avarias Confere a veracidade das informações, confrontando-as com Boletim de Ocorrência (B.
o.
) e laudos apresentados Pode solicitar informações complementares, vistoria ao bem sinistrado ou, mesmo, sindicância sobre o sinistro, para evitar ilícitos.
Analisa contrato e solicita documentação relacionada à contratação do seguro, para verificar prejuízos cobertos pela apólice Analisa a viabilidade técnica e econômica dos reparos.
Negocia orçamentos apresentados para reparação dos danos ou avarias decorrentes do sinistro.
Pode realizar pesquisa de mercado, visando obter informações atualizadas sobre os valores orçados pelo segurado Emite relatório, com parecer e certificados de vistoria, para liquidação do sinistro pela seguradora, ressarcindo-se o segurado pelo prejuízo, de acordo com as coberturas e valores determinados pela apólice.
Insere informações do processo de inspeção de sinistro em sistema, digitalizando e disponibilizando fotos e documentos.
Facilita o relacionamento entre empresa e cliente, articula-se com equipe interna da companhia de seguro e contata autoridades (tais como policiais e delegados) para levantar informações sobre registro de ocorrências.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3517-30 deve executar regulação e liquidação de sinistros, demonstrar competências pessoais, inspecionar riscos, elaborar documentação técnica.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3517-30
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Inspetor de sinistros CBO 3517-30
Um Inspetor de sinistros (ou sinônimo) deve expressar-se de forma oral e escrita, avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal - causa e efeito, agir com empatia, verificar implementação das medidas sugeridas, solicitar documentação, demonstrar senso de observação, agir com objetividade, demonstrar capacidade de pesquisa, verificar documentação do objeto de inspeção, recomendar medidas de prevenção de perdas, elaborar parecer técnico, avaliar danos e orçamentos, negociar orçamentos, preparar relatório técnico de sinistros, dar provas de credibilidade, agir com persuasão, demonstrar flexibilidade, fotografar objeto do seguro, agir com paciência, raciocinar de forma lógica, analisar contrato, demonstrar capacidade de decisão.