CBO 3516-10 - Técnico em higiene ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho

O profissional no cargo de Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 antecipa, reconhece, avalia e controla a exposição aos riscos físicos, químicos e biológicos nos ambientes de trabalho Monitora a eficácia das medidas aplicadas para neutralização ou redução dos riscos.

Participa do planejamento e da implantação da política de saúde e segurança no trabalho Elabora relatórios e pareceres técnicos Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico em higiene ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em segurança do trabalho.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em higiene ocupacional

O Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10 participa do planejamento da política de saúde e segurança no trabalho, diagnosticando e analisando tecnicamente as condições ambientais, colaborando na definição dos indicadores e mostrando os impactos - econômicos e na saúde do trabalhador - da implantação da política Participa da implantação da política, divulgando na instituição ou empresa e acompanhando resultados.

Antecipa os riscos físicos, químicos e biológicos, realizando avaliação dos riscos potenciais e estabelecendo medidas preventivas.

Reconhece, por meio de avaliação qualitativa, os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde e à integridade dos trabalhadores Para tanto, analisa projetos, processos, instalações e equipamentos.

Avalia, quantitativamente, o grau de severidade dos processos e riscos em relação aos limites de tolerância, definidos em normas Controla a exposição aos riscos, analisando os valores de concentração e intensidade dos agentes em relação aos limites permitidos na legislação nacional e internacional.

Estabelece medidas para minimização ou eliminação dos riscos, antecipados, reconhecidos e avaliados no ambiente de trabalho.

Monitora a eficácia das medidas aplicadas no controle de risco, acompanhando a implantação de melhorias, fazendo a revisão periódica das medidas de proteção aplicadas e avaliando os programas de gerenciamento de riscos ambientais Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Analisa fatores ergonômicos e a ocorrência de acidentes nos locais de trabalho para entender seus efeitos na saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Desenvolve ações educativas, estruturadas a partir das necessidades levantadas Elabora cronograma, prepara os materiais didáticos e forma os multiplicadores Avalia os resultados das ações educativas.

Participa de perícias e fiscalizações Elabora relatórios e pareceres técnicos Documenta procedimentos e normas de sistemas de segurança e controla sua atualização.

Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3516-10 deve desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, comunicar-se, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, implantar a política de sst, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-10

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.

Atividades exercidas por um Técnico em higiene ocupacional CBO 3516-10

Um Técnico em higiene ocupacional (ou sinônimo) deve administrar conflitos, registrar procedimentos técnicos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, validar coleta da amostra, controlar atualização de documentos, normas e legislação, participar de perícias e fiscalizações, comparar a situação atual com a legislação, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, formar multiplicadores, efetuar o tratamento estatístico das medições, atualizar registros, realizar inspeção, caracterizar agentes de risco ocupacional, priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar o ambiente de trabalho, identificar indicadores para replanejamento do sistema, implementar programas preventivos e/ou corretivos, delegar atribuições, avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, administrar dificuldades de implantação, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, adequar a política de sst às disposições legais, mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política, promover reuniões com as contratadas, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, utilizar metodologia científica para avaliação, demonstrar capacidade de observação técnica, diagnosticar condições gerais da área de sst, orientar as partes em sst, identificar grupos homogêneos de exposição, assessorar nas negociações, demonstrar capacidade de discernimento, interpretar o resultado do tratamento estatístico, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, identificar as necessidades educativas em sst, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, elaborar procedimentos de melhoria, supervisionar procedimentos técnicos, identificar a política administrativa da instituição, difundir informações, recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico, utilizar métodos e técnicas de comunicação, demonstrar atitude pró-ativa, participar de ações emergenciais, demonstrar capacidade de comunicação, alimentar rede de informações, avaliar o desempenho do sistema, mostrar impacto econômico de implantação da política, organizar banco de dados, reconhecer agentes de risco ocupacional, analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos, coordenar equipes multidisciplinares, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar capacidade de nexo causal, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, estabelecer mecanismos de intervenção, revisar documentação de sst, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, estabelecer formas de controle dos riscos associados, implantar procedimentos técnicos e administrativos, gerar relatórios de resultados, trabalhar em equipe, medir agentes de risco ocupacional - avaliação quantitativa, promover ações educativas em sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de observação difusa, trabalhar sob pressão, validar indicadores de eficiência e eficácia, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, participar da definição dos indicadores da política, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar visão sistêmica, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, tomar decisões, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, promover ação conjunta com a área de saúde, participar do sistema de gestão ambiental, inspecionar implantação, divulgar a política na instituição ou empresa, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, avaliar impacto da adoção, emitir parecer técnico, realizar análise preliminar de risco ocupacional - aprho, implementar intercâmbio entre equipes técnicas.

Cargos e salários CBO 3516-10 - Técnicos em segurança do trabalho

Salário Técnico em Higiene Ocupacional

Técnico em Higiene Ocupacional: Brasil

O profissional no cargo de Técnico em Higiene Ocupacional CBO 3516-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.497 e 7.734 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3516-10.