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CBO 3516-10 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3516-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos das ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
      • Técnicos das ciências administrativas.
        • Técnicos em segurança do trabalho.

Descrição dos cargos da categoria Técnicos em segurança do trabalho

Os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Condições de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.

Funções dos Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • comunicar-se;
  • integrar processos de negociação;
  • implantar a política de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • Atividades dos cargos CBO 3516-10

    Entre as principais atribuições dos Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-10 estão as de:

    • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
    • administrar dificuldades de implantação;
    • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
    • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
    • atualizar registros;
    • emitir parecer técnico;
    • elaborar procedimentos de melhoria;
    • demonstrar capacidade de observação difusa;
    • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
    • priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados;
    • recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico;
    • interpretar o resultado do tratamento estatístico;
    • orientar as partes em sst;
    • alimentar rede de informações;
    • trabalhar sob pressão;
    • administrar conflitos;
    • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
    • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
    • registrar procedimentos técnicos;
    • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
    • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
    • identificar grupos homogêneos de exposição;
    • tomar decisões;
    • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
    • gerar relatórios de resultados;
    • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
    • comparar a situação atual com a legislação;
    • participar da definição dos indicadores da política;
    • coordenar equipes multidisciplinares;
    • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
    • demonstrar capacidade de nexo causal;
    • promover ação conjunta com a área de saúde;
    • participar de perícias e fiscalizações;
    • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • identificar a política administrativa da instituição;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar a aplicação de tecnologia;
    • validar indicadores de eficiência e eficácia;
    • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
    • organizar banco de dados;
    • assessorar nas negociações;
    • diagnosticar condições gerais da área de sst;
    • caracterizar agentes de risco ocupacional;
    • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
    • promover reuniões com as contratadas;
    • utilizar metodologia científica para avaliação;
    • formar multiplicadores;
    • avaliar impacto da adoção;
    • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
    • mostrar impacto econômico de implantação da política;
    • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
    • mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política;
    • difundir informações;
    • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
    • inspecionar implantação;
    • validar coleta da amostra;
    • participar de ações emergenciais;
    • supervisionar procedimentos técnicos;
    • realizar inspeção;
    • estabelecer mecanismos de intervenção;
    • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
    • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
    • efetuar o tratamento estatístico das medições;
    • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
    • revisar documentação de sst;
    • realizar análise preliminar de risco ocupacional (aprho);
    • promover ações educativas em sst;
    • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
    • divulgar a política na instituição ou empresa;
    • avaliar o desempenho do sistema;
    • demonstrar capacidade de discernimento;
    • medir agentes de risco ocupacional (avaliação quantitativa);
    • avaliar o ambiente de trabalho;
    • adequar a política de sst às disposições legais;
    • analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos;
    • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
    • avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional;
    • reconhecer agentes de risco ocupacional;
    • participar do sistema de gestão ambiental;
    • demonstrar atitude proativa;
    • identificar as necessidades educativas em sst;

    Cargos e salários CBO 3516-10 - Técnicos em segurança do trabalho

    Salário Técnico em Higiene Ocupacional

    Técnico em Higiene Ocupacional: Brasil

    • 37
    • Brasil
    • 2.717 - 4.498
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico em Higiene Ocupacional CBO 3516-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.717 e 4.498 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3516-10.