CBO 3425-35 - Operador de atendimento aeroviário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em transportes aéreos
O profissional no cargo de Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35 presta serviços aeroviários em empresa de navegação aérea, atendendo passageiros na venda de passagem e nos processos de embarque em aeronave e de desembarque no destino Pode abrir processo por extravio ou danificação de bagagem.
Em caso de emergência médica, providencia atendimento Registra reclamações de passageiros Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).
Elabora relatórios Cumpre procedimentos, normas regulamentadoras da Aeronáutica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3425-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em transportes aéreos que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de atendimento aeroviário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em transportes aéreos CBO 3425-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3425-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em transportes aéreos.
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes.
O que faz um Operador de atendimento aeroviário
O Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35 levanta informações de planejamento de voo sobre número de passageiros, carga e bagagem, para definir o número de bilhetes que poderá ser vendido Atende clientes e usuários da aviação civil.
Vende bilhetes, faz reserva de voos e providencia acomodações.
No processo de embarque, confere bilhetes e documentação dos passageiros Examina documento específico para transporte de objetos atípicos.
Etiqueta bagagem Pode chamar lista de espera.
Insere dados no sistema informativo de voo (SIV).
Encaminha os passageiros à sala de embarque Solicita descarte de objetos proibidos e/ou perigosos.
Pode solicitar consentimento de passageiros para busca pessoal.
Efetua chamada para embarque, de acordo com prioridades Pode acomodar bagagem fora do padrão ou excedente no porão da aeronave Informa à tripulação quantidade de pessoas a bordo.
Acondiciona, conforme legislação vigente, objetos especiais declarados Identifica passageiros faltantes no embarque, podendo providenciar a retirada de sua bagagem Autoriza e acompanha o fechamento das portas da aeronave e dos porões.
Na chegada ao destino, providencia o atendimento de passageiros especiais – tais como pessoas doentes e/ou com dificuldades de locomoção – para desembarque Encaminha passageiros em conexão para embarque no outro voo.
Direciona passageiros para sala de desembarque Em caso de emergência médica, providencia atendimento Guarda bagagem desacompanhada, extraviada ou esquecida, conforme procedimento padrão.
Pode abrir processo de extravio ou danificação de bagagem Pode providenciar indenizações ao passageiro, em casos previstos na legislação Pode fornecer informações gerais e registrar reclamações de passageiro.
Elabora relatórios Participa de reuniões.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3425-35 deve embarcar passageiros e bagagens, controlar tráfego aéreo, despachar vôos, demonstrar competências pessoais, desembarcar passageiros, realizar inspeção em Áreas restritas de segurança - ars, planejar vôo, ministrar treinamento, atender clientes e usuários do sistema de aviação civil, comunicar-se, prover segurança de vôos, promover segurança do aeródromo.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em transportes aéreos trabalham na infraero, em órgãos e em empresas de transportes aéreos e afins. São civis e militares da aeronáutica, assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente ou ocasionais. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Os horários de trabalho podem ser diurnos, noturnos, irregulares e em rodízio de turnos sendo o trabalho presencial. Há regras especiais para o controlador de voo. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à exposição de ruídos e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3425-35
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio mais cursos de especialização que variam de duzentas a mais de quatrocentas horas-aula. Há tendência de aumento de qualificação e parte dela é adquirida no próprio emprego há tendência de rodízio de funções nas empresas aéreas com a configuração de um novo tipo de profissional, polivalente. Para o pleno exercício das atividades, requer-se de três a cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Operador de atendimento aeroviário CBO 3425-35
Um Operador de atendimento aeroviário (ou sinônimo) deve demonstrar auto-controle, capacidade sensorial, solicitar isolamento de áreas, fornecer informações gerais, organização, acuidade visual, providenciar acomodações e indenizações a passageiros, objetividade, notificar a administração sobre focos de incêndio e invasão no aeródromo, recolher objetos que possam causar danos às aeronaves, autorizar fechamento da porta da aeronave e/ou porões, acompanhar estagiários e treinandos, conferir total de passageiros embarcados, abrir processo de falta ou danificação de bagagem, rapidez de reflexos, conferir documentação e bilhete, destacar cartão de embarque, capacidade de cumprir normas e regras, guardar bagagem desacompanhada - rush, extraviada ou esquecida, falar em público, trabalhar em equipe, direcionar passageiros para sala de desembarque, capacidade de visão sistêmica, resolução de problemas, encaminhar passageiros em conexão, chamar lista de espera, informar tripulação quantidade de pessoas a bordo e existência de passageiros especiais, alimentar o sistema informativo de vôo - siv com dados atualizados, determinar distribuição de carga e bagagem nos porões, atenção focada e difusa, efetuar comunicação terra e ar via radiotelefonia, instruir pessoal em cursos de qualificação, fazer reservas de vôo, comunicar a administração sobre presença de objetos abandonados, participar de reuniões, registrar reclamações de clientes e usuários, acondicionar, segundo legislação vigente, objetos especiais declarados, acompanhar procedimentos de segurança, contornar situações adversas, informar quantidade de serviços de bordo, capacidade de síntese, providenciar atendimento de emergências médicas, capacidade de observação, capacidade de assumir responsabilidades, divulgar a filosofia do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos - sipaer, identificar objetos que possam causar danos às aeronaves/passageiros, informar passageiros armados sobre existência de outros na mesma situação, notificar comandante sobre existência de passageiros armados a bordo, recolher assinaturas no manifesto de peso e balanceamento, enviar relatório de perigo para órgãos pertinentes, capacidade de liderança, acompanhar fechamento das portas da aeronave e/ou porões, identificar passageiros faltantes ao embarque, recolher informações passadas pelo planejamento de vôo, informar comandante sobre boletim meteorológico atualizado, etiquetar bagagem, clareza, acionar orgão competente, elaborar relatórios, desembarcar passageiros especiais - doentes, prisioneiros, grávidas e com dificuldade de locomoção, retirar bagagem dos passageiros faltantes ao embarque, preencher formulário de manifesto de peso e balanceamento, vender bilhetes, efetuar chamadas de embarque segundo prioridades, conferir documentação específica para transporte de objetos atípicos, usar epi, capacidade de percepção situacional, acionar mecanismos para atendimento de aeronaves em emergência aeronáutica, iniciativa.