CBO 3421-05 - Analista de transporte em comércio exterior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em logística de transportes

O profissional no cargo de Analista de transporte em comércio exterior CBO 3421-05 analisa a logística de transporte de comércio exterior, controlando operações, verificando a segurança dos equipamentos e das cargas nos modais de transporte Pesquisa mercado para definir parcerias e fornecedores dos diversos modais.

Controla recursos financeiros e insumos Preenche e registra documentação Cumpre normas e legislação do comércio exterior e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

CBO 3421-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em logística de transportes que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio em serviços de transportes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de transporte em comércio exterior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em logística de transportes CBO 3421-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3421-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em logística de transportes.
      • Técnicos de nível médio em serviços de transportes.

O que faz um Analista de transporte em comércio exterior

O Analista de transporte em comércio exterior CBO 3421-05 controla, programa e coordena operações em diferentes modais de transportes, incluindo embarque, transbordo e desembarque e carga em regime de trânsito aduaneiro Verifica as condições de segurança dos meios de transportes e dos equipamentos utilizados, como também do acondicionamento, embalagem e etiquetagem da carga.

Realiza pesquisa de mercado, consultando preços de serviços de transporte, analisando a viabilidade de novos produtos e serviços, identificando clientes potenciais, rotas de transporte e volume e demanda de carga, utilizando softwares e sistemas de informação especializados.

Define, contrata e negocia parceria com fornecedores de serviços, atualizando o cadastro Atende clientes, organizados por demanda, região e tipo de produto, elaborando proposta de serviços e verificando sua satisfação.

Controla recursos financeiros e insumos, calculando custos e receitas, conferindo faturas de pagamentos e recebimentos de serviços, bem como elaborando documentação para desembaraço de cargas Auxilia na elaboração de contratos, confere, organiza e arquiva documentos de transporte de comércio exterior, alimentando sistemas informatizados internos e externos.

Remaneja equipamentos e veículos, requisitando manutenção, quando necessária.

Orienta funcionários e estagiários, avaliando seus desempenhos e analisando suas necessidades de treinamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3421-05 deve controlar recursos financeiros e insumos, pesquisar mercado, elaborar documentos, atender clientes, controlar operações de transporte, treinar funcionários e estagiários, definir parcerias e fornecedores de serviços, verificar segurança dos meios de transporte, equipamentos e da carga, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em logística de transportes trabalham em empresas de transportes intermodais, predominantemente em empresas de transporte aéreo, aquaviário e terrestre. Os profissionais do transporte multimodal podem trabalhar de forma presencial e a distância, por rodízio de turnos. Geralmente, trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. Para essas ocupações predomina o trabalho assalariado, com carteira assinada. Eventualmente, desempenham atividades que podem levar ao estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3421-05

Os profissionais dessa família ocupacional, em sua maioria, possuem formação pós ensino médio, com especialização ou graduação tecnológica na área de transportes. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Analista de transporte em comércio exterior CBO 3421-05

Um Analista de transporte em comércio exterior (ou sinônimo) deve enviar confirmação de embarque e aviso de chegada, coletar dados de volume e demanda de carga, atualizar cadastro de fornecedores, alimentar sistemas informacionais internos, solicitar numerário do cliente, demonstrar iniciativa, apresentar empresa e serviços, coletar dados de fornecedores potenciais, conferir faturas de pagamentos e recebimentos de serviços, requisitar manutenção de equipamentos e veículos, demonstrar objetividade, verificar acondicionamento de carga, informar-se sobre produto a ser transportado, demonstrar criatividade, organizar documentos, verificar satisfação de cliente, acompanhar vistoria aduaneira de carga, analisar viabilidade de novos produtos e serviços, emitir relatórios de prestação de contas, disponibilizar informações de carga para cliente, conjugar modais de transporte, registrar dados de carga e transporte no sistema de comércio exterior - siscarga, acionar seguradora em casos de ocorrência com a carga, participar de eventos, remanejar equipamentos e veículos, conferir documentos, arquivar documentos, demonstrar pró-atividade, classificar clientes por demanda - região, tipo de produto, volume e outros, discriminar alíquotas de impostos de cada localidade e mercadoria, definir condições de armazenagem e transporte, providenciar carga e descarga, consultar sistemas de informação especializados, órgãos governamentais e entidades, negociar preços e prazos de pagamentos, coordenar ova - estufagem e desova de contêiner, programar transporte, embarque, transbordo e desembarque, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, contratar serviços de transporte e de equipamentos, identificar procedimentos operacionais da zona alfandegada - porto, aeroporto, fronteira, terminal, demonstrar domínio em línguas estrangeiras, informar ao setor financeiro preço e custos de serviços prestados, demonstrar confiabilidade, selecionar material de treinamento, providenciar embalagem de carga, auxiliar na elaboração de contratos, definir critérios técnicos de prestação de serviços, acompanhar embarque e desembarque de carga, identificar rotas de transporte, elaborar planilhas de custo e receita, identificar estrutura de serviços na rota de transporte, armazenagem e distribuição, encaminhar documentação para validação oficial, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, identificar preços e serviços de seus parceiros e concorrentes, coletar dados de clientes potenciais, orientar sobre procedimentos técnicos, demonstrar liderança, coordenar serviços de remoção de carga em regime de trânsito aduaneiro, elaborar propostas de preços e serviços, etiquetar carga, selecionar funcionários para curso, avaliar desempenho de funcionários e estagiários, coordenar coleta e embarque de carga doméstica, analisar necessidades de treinamento, demonstrar organização, demonstrar flexibilidade, identificar necessidades do cliente, preencher formulários, demonstrar responsabilidade.

Cargos e salários CBO 3421-05 - Especialistas em logística de transportes

Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Brasil

  • 5.318
  • Brasil
  • 2.988 - 6.367
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.988 e 6.367 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Agente de Comércio Exterior

Agente de Comércio Exterior: Brasil

  • 5.318
  • Brasil
  • 2.988 - 6.367
  • 43h
O profissional no cargo de Agente de Comércio Exterior CBO 3421-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.988 e 6.367 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Auxiliar de Exportação e Importação

Auxiliar de Exportação e Importação: Brasil

  • 5.318
  • Brasil
  • 2.988 - 6.367
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Exportação e Importação CBO 3421-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.988 e 6.367 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Transitário de Cargas

Transitário de Cargas: Brasil

  • 5.318
  • Brasil
  • 2.988 - 6.367
  • 43h
O profissional no cargo de Transitário de Cargas CBO 3421-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.988 e 6.367 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Porto Alegre

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Porto Alegre, RS

  • 33
  • Porto Alegre, RS
  • 3.424 - 6.333
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.424 e 6.333 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Fortaleza

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Fortaleza, CE

  • 58
  • Fortaleza, CE
  • 3.106 - 6.467
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.106 e 6.467 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Santos

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Santos, SP

  • 318
  • Santos, SP
  • 3.057 - 5.590
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 3.057 e 5.590 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 318 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior São Paulo

Analista de Transporte em Comercio Exterior: São Paulo, SP

  • 779
  • São Paulo, SP
  • 3.792 - 7.813
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.792 e 7.813 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 779 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Rio de Janeiro

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Rio de Janeiro, RJ

  • 257
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.211 - 6.769
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.211 e 6.769 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 257 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Santa Catarina

  • 579
  • Santa Catarina
  • 2.851 - 5.338
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.851 e 5.338 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Itajaí

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Itajaí, SC

  • 344
  • Itajaí, SC
  • 2.916 - 5.565
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Itajaí - SC, ganha entre 2.916 e 5.565 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Manaus

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Manaus, AM

  • 65
  • Manaus, AM
  • 2.466 - 5.198
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.466 e 5.198 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 65 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior

Analista de Transporte em Comercio Exterior: São Paulo

  • 2.317
  • São Paulo
  • 3.280 - 6.487
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.280 e 6.487 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.317 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Curitiba

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Curitiba, PR

  • 124
  • Curitiba, PR
  • 2.802 - 5.349
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.802 e 5.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Minas Gerais

  • 276
  • Minas Gerais
  • 3.050 - 6.112
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.050 e 6.112 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 276 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Campinas

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Campinas, SP

  • 140
  • Campinas, SP
  • 3.191 - 5.849
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.191 e 5.849 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Paraná

  • 390
  • Paraná
  • 2.756 - 5.303
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.756 e 5.303 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.
Salário Analista de Transporte em Comercio Exterior Belo Horizonte

Analista de Transporte em Comercio Exterior: Belo Horizonte, MG

  • 66
  • Belo Horizonte, MG
  • 3.425 - 6.285
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Transporte em Comercio Exterior CBO 3421-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.425 e 6.285 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 66 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3421-05.