CBO 3312-05 - Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio no ensino fundamental
O profissional no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3312-05 deve planejar o ano letivo, ministrar aula, avaliar os alunos, comunicar-se, preparar aula, conscientizar a comunidade escolar, diagnosticar a realidade dos alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3312-05
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve selecionar atividades lúdicas, passar lição de casa, demonstrar criatividade, fixar metas, comprar material, consultar relatório da turma do ano anterior, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, integrar as famílias a comunidade escolar, fornecer subsídios a diretoria, vistar agenda dos alunos, organizar-se, avaliar planejamento, definir material didático, avaliar participação, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, aplicar questionários, ensinar técnicas artísticas, cobrar tarefas, preencher boletins escolares, demonstrar imparcialidade, trabalhar em grupo, conferir material, fornecer informações sobre profissionais de apoio, preencher tarjetas - conceitos, notas, participar de reuniões com coordenação e diretoria, trabalhar em equipe, demonstrar discernimento, enviar comunicados, demonstrar auto-confiança, atender pais de alunos, contar estórias, contornar situações adversas, demonstrar dinamismo, preencher diário de classe, expor oralmente, mediar atividades de autocorreção, definir métodos de avaliação, avaliar comportamento, reciclar material, preencher relatório de avaliação, responder comunicados, participar de conselhos, proferir palestras, dramatizar situações, pesquisar material - editoras, internet, demonstrar sociabilidade, aplicar técnicas de expressão corporal, convocar pais de alunos, realizar atividades lúdicas, definir cronograma, mediar ensino-aprendizagem, pesquisar informações, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, selecionar livros didáticos, visitar locais para estudos, preencher lista de chamada, requisitar material, trocar idéias com professor do ano anterior, participar de reuniões, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar livros paradidáticos, manter disciplina, discutir a proposta da escola, mediar conflitos, debater idéias e temas, elogiar o progresso do aluno, selecionar conteúdos, demonstrar versatilidade, solicitar apoio da orientação ou coordenação, adotar medidas disciplinares, selecionar material, entrevistar pais e alunos, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, corrigir instrumentos de avaliação, elaborar plano de aula, definir atividades e eventos extra-classe, participar da definição da proposta pedagógica, elaborar projetos, preencher cadastros, realizar leituras de apoio, observar os alunos, discutir conceitos de conduta, demonstrar paciência, esclarecer dúvidas, interagir com o grupo, interpretar resultados de pré-testes de cognição, aplicar instrumentos de avaliação, servir como referencial de conduta, revisar conteúdos, definir objetivos, confeccionar material, identificar a realidade familiar, definir estratégias, demonstrar coerência, sistematizar material e informações, distribuir material, participar da elaboração de normas de conduta, autocontrolar-se.