CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve identificar material pedagógico, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar atividades de desenho, demonstrar versatilidade, brincar com os alunos, corrigir atividades, especificar materiais de ensino-aprendizagem, pesquisar materiais e recursos disponíveis, apresentar regras da escola, determinar parâmetros do projeto, convocar pais e responsáveis, contornar situações adversas, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, observar higiene dos brinquedos, reunir-se com pais e responsáveis, limpar material, ensinar culinária, contar estórias, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar espaços em geral, mostrar filmes, demonstrar capacidade de observação, organizar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, servir como referencial de conduta, criar jogos e brincadeiras, participar da elaboração de calendário escolar, participar da associação de pais e mestres, observar a socialização, participar de conselhos, supervisionar entrada e saída dos alunos, elaborar cronograma, apresentar projeto aos alunos, trocar fralda dos alunos, trabalhar em equipe, desenvolver atividades artísticas, desenhar, encaminhar alunos para outros profissionais, observar o desenvolvimento motor, ler textos, interagir com a comunidade, modelar massas e argila, trocar roupa dos alunos, comprar material pedagógico, registrar observações, colar materiais, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar paciência, selecionar material didático, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar autocontrole, organizar sala de aula, investigar interesse do aluno, definir técnica de trabalho - estratégias, solicitar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, supervisionar recreio, estabelecer vínculos, discutir resultados dos projetos, conferir cadastro dos alunos, avaliar atividades dos alunos, demonstrar senso de organização, higienizar brinquedos, demonstrar sensibilidade, desenvolver capacidades emocionais, limpar sala de aula e mobiliário, conversar com alunos - roda da conversa, participar de eventos de qualificação profissional, confeccionar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, trocar roupa de cama, reunir-se com a coordenação e a direção, planejar o roteiro de aula, observar a linguagem, alimentar os alunos, participar da definição do horário, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, preencher fichas de avaliação, participar de reuniões com demais profissionais da escola, organizar eventos na escola, criar espaço para brincadeiras, definir atividades pedagógicas, atualizar-se, reciclar material, pintar, demonstrar criatividade, organizar pastas de atividades dos alunos, construir regras com os alunos, explicar atividades propostas, observar o raciocínio lógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, comentar filmes, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., analisar necessidades do aluno e da comunidade, reestruturar estratégias, definir métodos de avaliação, orientar higiene pessoal, cantar músicas, auto-avaliar-se, dar banho nos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, elaborar estórias com alunos, debater projeto com direção e coordenação, desenvolver capacidades motoras, utilizar sucata, supervisionar refeições, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., demonstrar afetividade, elaborar relatórios, escrever letras e números, recortar materiais, servir alimentação aos alunos, orientar atividades artísticas.