CBO 3213-15 - Técnico em mitilicultura
Entenda o que fazem os técnicos em aqüicultura no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em mitilicultura e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico em mitilicultura
Realiza atividades técnicas referentes ao planejamento, à execução e ao controle de sistema de criação de mexilhões. Elabora projeto de mitilicultura, considerando características do ambiente de cultivo e da temperatura local. Orienta a implantação do projeto no mar, organizando a preparação da infraestrutura, controlando manejo e engorda dos mexilhões, testando a qualidade microbiológica da água, avaliando amostra de mexilhões, e organizando colheita, armazenagem, transporte e comercialização da produção. Implanta sistemas de controle de qualidade. Pode elaborar e implantar projeto de mitilicultura em água doce. Pode administrar empreendimento na área de mitilicultura. Pode executar pesquisa e extensão. Pode supervisionar equipe de trabalho. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Presta orientações técnicas na implantação do projeto de mitilicultura, conforme características do ambiente de cultivo e da temperatura do local. Recomenda espécie para criação. Indica local apropriado para instalação de cultivo de mexilhões. Seleciona o sistema de criação. Orienta a seleção e a instalação de boias e cabos.
Mostra a importância do conhecimento do regime de reprodução do mexilhão na região de cultivo, para definir as épocas de captação de sementes. Indica formas de captação, detalhando a explotação de bancos naturais, o uso de coletores artificiais, o aproveitamento de sementes que se assentam sobre as estruturas de cultivo, entre outras. Recomenda classificação de sementes por tamanho, para processo de semeadura.
Presta informações técnicas sobre o manejo dos mexilhões. Orienta o controle da densidade de sementes por metro de corda de cultivo. Monitora os mexilhões submersos, que filtram a água do mar respirando e se alimentando. Organiza o controle periódico e contínuo no local, para prevenir a contaminação dos mexilhões pelo acúmulo de toxinas em seu sistema digestivo ou tecidos. Indica a necessidade do controle constante nas áreas de cultivo, testando a qualidade microbiológica da água e avaliando uma amostra de mexilhões.
Indica formas de controle dos fatores de riscos e ameaças, tais como ataque às sementes por peixes e outros predadores, roubo e vandalismo, e eventos climáticos extremos.
Orienta a avaliação de uma amostra de mexilhões antes da colheita, verificando, entre outros fatores, o tamanho alcançado em relação ao desejável no mercado alvo. Destaca a importância do uso de técnicas de manuseio adequadas da produção, para garantir melhor qualidade e preço.
Estabelece a logística de armazenagem e de transporte da produção. Orienta a comercialização da produção. Recomenda que os mexilhões sejam transportados para a planta de processamento o mais rapidamente possível, para entrarem na cadeia de frio.
Implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade de processos e produtos.
Elabora relatório técnico sobre resultados da implantação de projeto de mitilicultura. Pode ministrar palestras.
Pode orientar a formação de grupos de mitilicultores - como associações - para, entre outros objetivos, promover a melhoria do rendimento econômico dos participantes.
Pode elaborar projeto de criação de mexilhões em água doce - lagos, lagoas e em águas correntes, como riachos e rios - e orientar sua implantação.
Pode formular e implantar projetos de malacocultura, com atividade de cultivo – além de mexilhões - de ostras, vieiras e outros moluscos bivalves.
Pode administrar empreendimentos e realizar pesquisa e extensão, na área de mitilicultura.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos.
Mantém-se atualizado em relação às inovações relacionadas à área de mitilicultura. Seleciona e avalia inovações - como automatização de processos – para adoção em novos projetos.
Destaca a importância da organização do local de trabalho e da aplicação de programas profiláticos, higiênicos e sanitários.
Orienta equipe para conservar ferramentas e instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Prepara plano de manutenção de embarcações, máquinas e equipamentos.
Contribui para a redução dos impactos ambientais do processo de criação, monitorando a aplicação das normas ambientais.
Zela pela segurança, prevenindo situações de risco. Utiliza e monitora o uso de equipamentos de proteção individual. Presta primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - GPS - SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL - PARA METEOROLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAS INFORMATIZADOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO AQUÍCOLA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE QUÍMICA DA ÁGUA EM AQUICULTURA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA PARA PISCICULTURA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - ANATOMIA E FISIOLOGIA DE MOLUSCOS BIVALVES: MEXILHÕES, OSTRAS, VIEIRAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO DE PREDADORES DOS MEXILHÕES: PEIXES E TARTARUGAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - LICENCIAMENTO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS AGRÁRIAS | CIÊNCIAS AGRÁRIAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ESPECIFICAR:...) - MONITORAMENTO DO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DOS LOTES DE MOLUSCOS CULTIVADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 2 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - MATRIZES E SEMENTES DE MOLUSCOS COM MELHORAMENTO GENÉTICO | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - REPRODUÇÃO E FERTILIZAÇÃO ARTIFICIAL EM MITILICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | ADMINISTRAÇÃO RURAL | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DA PRODUÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE SUPRIMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - MODELO DO NEGÓCIO AQUÍCOLA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FLUXO DE PROCESSOS EM FRIGORÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE MEXILHÕES | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - CATEGORIA DE AQUICULTOR DO REGISTRO GERAL DA ATIVIDADE PESQUEIRA (RGP) | 3 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS | 3 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS AQUÍCOLAS | 3 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE QUALIDADE EM PRODUÇÃO AQUÍCOLA | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | EXTENSÃO RURAL | EXTENSÃO RURAL EM PESCA E AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR....) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM AQUICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EMBARCAÇÕES PARA AQUICULTURA | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - ESTRUTURA DA FAZENDA AQUÍCOLA: MARINHA OU DE ÁGUA DOCE | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - GALPÕES DE ARMAZENAGEM DE INSUMOS E MATERIAIS DE AQUICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS DE CULTIVO DE MEXILHÕES: BOIAS, MALHAS, REDES TUBULARES, CORDAS E CABOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS DE CULTIVO DE MEXILHÕES: SEMEADORAS, COLHEDORAS, CONTEDORAS, LAVADORAS, DESAGREGADORAS, CLASSIFICADORAS TRANSPORTADORAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE ESTEIRAS, PLATAFORMAS, RAMPAS E POLIAS PARA MITILICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO DE ÁREAS DE CULTIVO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - VIVEIROS FLUTUANTES DE MEXILHÕES ANCORADOS EM COSTAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | GEORREFERENCIAMENTO RURAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | BENEFICIAMENTO DOS PRODUTOS DA PESCA E DA AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - APROVEITAMENTO INTEGRAL EM MITILICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSAMENTO E APROVEITAMENTO INTEGRAL EM MITILICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AQUICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - BIOMETRIA DE MOLUSCOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CAPTAÇÃO DE SEMENTES DE MEXILHÕES: MANUAL E MECANIZADA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE DENSIDADE DE MEXILHÕES NAS CORDAS DE CULTIVO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - DESAGREGAÇÃO DE MEXILHÕES: SEPARAÇÃO INDIVIDUAL E LAVAGEM MANUAL E MECANIZADA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - ESPÉCIES DE MEXILHÕES PARA CULTIVO: PERNA PERNA MYTILUS EDULIS, MYTELLA GUYANENSIS E MYTELLA FALCATA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - FIXAÇÃO E COLHEITA DE MEXILHÕES: MANUAL E MECANIZADA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - FORMULAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE MALACOCULTURA DE OSTRAS, VIEIRAS E OUTROS MOLUSCOS BIVALVES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - MANEJO E ENGORDA DE MEXILHÕES: MANUAL E MECANIZADA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - SEMEADURA E RESSEMEADURA DE MEXILHÕES: MANUAL E MECANIZADA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CULTIVO DE MEXILHÕES: EXPOSTOS, EM BALSAS E EM LANTERNAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE MITILICULTURA EM ÁGUA DOCE | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS MECANIZADOS OU CONTÍNUOS DE MITILICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INOVAÇÕES NA AQUICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AQUÍCOLAS: CANAIS E ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | MARKETING | OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - MARKETING E PERFIL DO CONSUMIDOR DO NEGÓCIO AQUÍCOLA | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - HABILIDADE DE CONDUZIR E/ OU TRIPULAR EMBARCAÇÕES AQUÍCOLAS | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalham em criatórios de peixes, crustáceos e moluscos de empresas privadas, em órgãos de pesquisa e de extensão rural, em empresas de pesca e atividades relacionadas. São assalariados ou trabalham por conta própria sob supervisão ocasional. Trabalham em equipe, a céu aberto e em horário diurno. Eventualmente, são expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, ataques de animais e a intempéries climáticas.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio em uma das seguintes habilitações: técnico agrícola ou agropecuário, com especialização em aqüicultura ou, mais recentemente, técnico em piscicultura ou aqüicultura, com a introdução desses cursos em algumas escolas agrotécnicas do país. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência no criatório especializado em que atuam.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- coletar material de reprodução;
- organizar reprodução de animais aquáticos;
- beneficiar animais aquáticos;
- monitorar qualidade de Água;
- prestar assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- capturar animais aquáticos;
- alimentar animais aquáticos;
- controlar sanidade e predação de animais aquáticos;
- preparar viveiros, tanques e baias para cultivo;
- identificar fungos, bactérias e parasitas;
- auxiliar em elaboração de projetos de aquicultura;
- coletar ovos;
- negociar compra e venda de animais aquáticos;
- verificar desenvolvimento de ovos e larvas;
- higienizar incubadora;
- vedar comportas de viveiros, tanques e baias;
- calcular peso médio;
- orientar construção de instalações em fazendas aquícolas;
- definir tipo de alimentação;
- ministrar cursos e palestras;
- salinizar tanques;
- recolher larvas de incubadoras;
- efetuar assepsia de equipamentos e utensílios;
- instalar coletores de sementes de ostras e mexilhões;
- medir transparência;
- retirar amostras de água;
- montar equipamentos de aeração;
- extrair ostras e mexilhões;
- realizar análise visual de animais aquáticos;
- adaptar materiais e equipamentos aquícolas;
- orientar sistema de criação de animais aquáticos;
- coletar gametas por raspagem;
- preparar ração;
- perceber comportamento de animais aquáticos;
- calcular quantidade de alimentação;
- medir ph de água;
- incubar ovos;
- medir salinidade;
- abastecer viveiros, tanques e baias com água;
- depurar animais aquáticos;
- consertar material de pesca;
- distribuir alimentação;
- definir horário de alimentação;
- acondicionar pós-larvas em berçários;
- confeccionar rede, tarrafa e puçá;
- classificar animais aquáticos;
- acasalar reprodutores;
- executar levantamento topográfico;
- coletar gametas por choque térmico;
- fiscalizar atividades extrativistas;
- instalar filtro de purificação de água;
- medir turbidez;
- embalar animais aquáticos;
- construir estruturas para engorda de mexilhões;
- confeccionar coletores de sementes de ostras e mexilhões;
- misturar óvulos e sêmens - fertilização;
- despescar mexilhões de fazendas marinhas - colheita;
- coordenar equipe de trabalho;
- contar ovos e larvas;
- esterilizar viveiros, tanques e baias;
- encaminhar amostras para análises laboratoriais;
- multiplicar fitoplânctons;
- construir estruturas para engorda de ostras;
- dissolver medicamentos em água;
- drenar viveiros, tanques e baias;
- colocar telas em viveiros, tanques, baias e comportas;
- construir estrutura para pedilúvio;
- solicitar compras de medicamentos;
- medir oxigênio;
- isolar animais aquáticos em quarentena;
- medir temperatura;
- aplicar medicamentos por imersão;
- adicionar medicamentos em ração;
- confeccionar armadilhas para captura de animais aquáticos;
- medir nível de amônia, nitrito e nitrato;
- dar prova de criatividade no salvamento de criações aquáticas;
- supervisionar transporte de animais aquáticos;
- selecionar reprodutores;
- flexibilizar horário de trabalho em função da atividade;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3213-15
CBO 3213-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em mitilicultura que pertence ao grupo dos técnicos em aqüicultura, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
-
-
- Técnicos da produção agropecuária
-
-
-
-
- Técnicos em aqüicultura
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3213-15 - Técnicos em aqüicultura
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 321315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 321315 em todos os estados e cidades do Brasil.