CBO 2543-05 - Auditor-fiscal do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auditores fiscais do trabalho

O profissional no cargo de Auditor-fiscal do trabalho CBO 2543-05 Fiscaliza o cumprimento da legislação trabalhista e de proteção ao trabalhador, efetuando diligências e apurando irregularidades Faz o levantamento de riscos ocupacionais, analisando causas de acidentes e doenças do trabalho.

Realiza plantões para atendimento ao trabalhador Faz a intermediação de conflitos trabalhistas individuais e coletivos, estimulando e compondo mesas de entendimento Promove direitos de cidadania no trabalho, coibindo atos discriminatórios.

Desenvolve e instaura procedimentos administrativos, julgando recursos e elaborando laudos e pareceres Subsidia a elaboração de planos, programas e normas para fiscalização da lei trabalhista, integrando comissões Coordena equipes, distribui tarefas e planeja operações.

Presta orientações ao trabalhador, observando sigilo das informações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

CBO 2543-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auditores fiscais do trabalho que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auditor-fiscal do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auditores fiscais do trabalho CBO 2543-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2543-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Auditores fiscais do trabalho.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Auditor-fiscal do trabalho

O Auditor-fiscal do trabalho CBO 2543-05 executa procedimentos de fiscalização, praticando os atos definidos em documentos normativos, visando a garantir o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego Verifica vínculo empregatício dos trabalhadores e atributos de seus contratos, como jornada de trabalho, férias, entre outros.

Homologa rescisões de contrato de trabalho e faz o levantamento de débitos de fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e de contribuição sindical.

Efetua diligências e faz cumprir cotas legais Apura irregularidades, podendo interditar máquinas e equipamentos, embargar obras, realizar apreensões e suspender a atividade do trabalho.

Verifica o cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores Preza por respeitar acordos, tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil seja signatário.

Remete denúncias a órgãos competentes e disponibiliza elementos comprobatórios de sua auditoria.

Identifica fatores de risco ocupacional e determina medidas para sua avaliação Define a implementação de medidas de controle ou eliminação de fatores de risco e concede prazos para adequação de procedimentos.

Analisa causas de acidentes e doenças do trabalho e atende emergências.

Realiza plantões para atendimento ao público sobre relações trabalhistas, andamento de processos e saúde e segurança do trabalhador Anota o registro do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Atesta a pré-existência de vínculo trabalhista para pagamento de seguro-desemprego e fornece certificados de inexistência de ilícitos trabalhistas apurados.

Orienta entidades de classe e encaminha trabalhadores a órgãos competentes Ministra conselhos técnicos Faz a intermediação de conflitos trabalhistas individuais e coletivos, estimulando e compondo mesas de entendimento e acompanhando o cumprimento das suas resoluções.

Presta apoio na solução de conflitos individuais e colabora com entidades de classe na solução de problemas trabalhistas Realiza conciliação prévia e preside mesas redondas, formalizando acordos.

Promove ações para coibir atos de discriminação em ambiente laboral e trabalho infantil, dentre outras ocorrências Operacionaliza cadastro de oferta de emprego para pessoas com deficiência (PCD) e verifica a adequação do trabalho do adolescente Combate a informalidade no trabalho rural e protege a maternidade no âmbito do trabalho.

Sensibiliza segmentos envolvidos em situações irregulares Instaura procedimentos administrativos e notifica irregularidades ao empregador, autuando-o de acordo com a situação Lavra auto de apreensão e guarda de documentos, materiais, livros e assemelhados, para verificação da existência de fraude e irregularidades, bem como o exame da contabilidade das empresas.

Julga defesas e recursos e sugere arquivamento de processo Desembarga obras e promove a desinterdição de máquinas e equipamentos Envia processos para execução fiscal e presta informações sobre processos administrativos.

Compõe comissões de inquérito e sindicâncias, elabora laudos e pareceres e informa resultados de processos de auditoria Propõe planos de trabalho e discute viabilidade técnica de fiscalização, discutindo termos e prazos legais para sua execução Fixa objetivos e metas de auditoria, abre canais de comunicação e articula a viabilização das mudanças propostas Participa da elaboração da legislação do trabalho e integra conselhos deliberativos, comissões interinstitucionais e tripartites Pode realizar diagnósticos epidemiológicos.

Coordena equipes, programa trabalhos, distribui tarefas e planeja operações Administra recursos financeiros e gerencia recursos humanos Controla bens patrimoniais e materiais de consumo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2543-05 deve mediar conflitos trabalhistas individuais e coletivos, demonstrar competências pessoais, atender ao público, levantar riscos ocupacionais, promover direitos de cidadania no trabalho, desenvolver procedimentos administrativos, administrar atividades de fiscalização, auditorar os direitos trabalhistas, subsidiar a elaboração de planos, programas e normas.

Condições de trabalho dessas profissões

Auditores fiscais do trabalho atuam em nome de uma Delegacia Regional do Trabalho em atividades externas, nos mais variados ramos de atividade, onde existir irregularidades na observância das leis trabalhistas. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, inflamável e explosivo, doenças infecto-contagiosas, fumaça, poeira etc. Muitas vezes trabalham em conjunto com outras instituições, sob supervisão permanente, em locais fechados, a céu aberto, horários irregulares, inclusive aos domingos e feriados. Em algumas situações sofrem pressão de grupos corporativos e risco de agressão física, podendo ocasionar estresse emocional.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2543-05

O acesso à vaga nessas ocupações ocorre por concurso público, tendo como requisito ensino superior completo nas áreas pretendidas: Advogado, Médico, Enfermeiro, Assistente social e Engenheiro civil. Os profissionais aprovados em concurso recebem treinamento específico com mais de quatrocentas horas-aula.

Atividades exercidas por um Auditor-fiscal do trabalho CBO 2543-05

Um Auditor-fiscal do trabalho (ou sinônimo) deve auxiliar na solução de conflitos individuais, conceder prazos para adequação de procedimentos, coibir o trabalho da criança - até 14 anos incompletos, demonstrar capacidade de negociação , sugerir arquivamento de processo, operacionalizar cadastro de oferta de emprego para portadores de deficiência, disponibilizar elementos comprobatórios de sua auditoria, formalizar acordos das mesas redondas, fornecer informações sobre o andamento de processos, planejar operações, fixar objetivos e metas de auditoria, agir com ética, controlar bens patrimoniais e materiais de consumo, dominar legislação trabalhista e correlata, articular a viabilização das mudanças propostas, distribuir tarefas, abrir canais de comunicação, demonstrar iniciativa, presidir mesas redondas, desembargar obras, analisar causas de acidentes e doenças do trabalho, discutir termos e prazos legais de execução, demonstrar autocontrole, atestar a pré-existência de vínculo trabalhista para efeito de pagamento de seguro-desemprego, orientar entidades de classe, realizar conciliação prévia, verificar atributos da legislação trabalhista - jornada de trabalho, férias, etc, programar trabalhos, suspender a atividade do trabalho, combater a informalidade no trabalho rural, atender situações de emergência, remeter denúncias a órgãos competentes, demonstrar objetividdade, gerenciar recursos humanos, compor mesas de entendimento, sensibilizar os segmentos envolvidos em situações irregulares, anotar o registro do contrato de trabalho na ctps, provocar mesas de entendimento, identificar fatores de risco, coordenar equipes, orientar relações trabalhistas, julgar defesas e recursos, proteger a maternidade no âmbito do trabalho, participar da elaboração da legislação do trabalho, homologar rescisões de contrato de trabalho, demonstrar senso de observação, enviar processos para execução fiscal, apreender documentação e equipamentos, realizar diagnósticos epidemiológicos, verificar vínculo empregatício dos trabalhadores, fornecer certificados de inexistência de ilícitos trabalhistas apurados, determinar a implementação de medidas de controle ou eliminação de fatores de risco, propor planos de trabalho, notificar irregularidades ao empregador, encaminhar o trabalhador a órgãos competentes, integrar comissões interinstitucionais, informar os resultados da auditoria, fazer cumprir as cotas legais, demonstrar sociabilidade, verificar a adequação do trabalho do adolescente - de 14 a 18 anos, integrar comissões tripartites, demonstrar imparcialidade, acompanhar o cumprimento das resoluções das mesas de entendimento, efetuar diligências, embargar obras, ministrar conselhos técnicos, autuar empregadores em situação irregular, informar processos administrativos, interditar máquinas e equipamentos, demonstrar discernimento, demonstrar capacidade de enfrentar situações de riscos, demonstrar senso crítico, apurar irregularidades, compor comissões de inquérito e sindicâncias, instaurar procedimentos administrativos, integrar conselhos deliberativos, colaborar com entidades de classe na solução de conflitos trabalhistas, fiscalizar o cumprimento da legislação de proteção ao trabalhador, desinterditar máquinas e equipamentos, verificar o cumprimento de acordos e convenções coletivos, elaborar laudos e pareceres, realizar plantões, discutir viabilidade técnica da fiscalização, coibir atos de discriminação no trabalho, orientar sobre saúde e segurança do trabalhador, administrar recursos financeiros, levantar débitos de fundo de garantia e de contribuição sindical, determinar medidas para avaliação de riscos.

Cargos e salários CBO 2543-05 - Auditores fiscais do trabalho

Salário Auditor-Fiscal do Trabalho

Auditor-Fiscal do Trabalho: Brasil

O profissional no cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho CBO 2543-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.935 e 6.204 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2543-05.