CBO 2524-05 - Profissionais de recursos humanos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
Funções
comunicar-se, administrar relações de trabalho, administrar plano de cargos e salários, gerir plano de benefícios, executar administração de pessoal, demonstrar competências pessoais, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, efetuar processo de recrutamento e de seleção, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, coordenar sistemas de avaliação de desempenho.
Atividades
processar folha de pagamento, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, persuadir pessoas, administrar os benefícios da empresa, efetuar manutenção de tabelas salariais, realizar avaliação de reação dos treinandos, apurar valores relativos a encargos e impostos, definir instrumentos de seleção, demonstrar flexibilidade, analisar resultados do processo seletivo, propor ações corretivas resultantes da avaliação, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, elaborar relatórios, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, processar desligamentos de empregados, demonstrar raciocínio lógico, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, trabalhar em equipe, preparar multiplicadores para treinamento, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, analisar descrição do cargo a ser preenchido, aplicar instrumentos de seleção, administrar programa de bolsas de estudo, formalizar processo de contratação de empregados, promover reintegração e adaptação do empregado, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, divulgar processo de recrutamento interno e externo, participar de negociações sindicais, assessorar gestores em avaliação de desempenho, coordenar eventos sociais da empresa, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, elaborar descrição de cargos, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, agir de forma pró-ativa, elaborar programas de desenvolvimento, utilizar telefone celular, fax e e-mail, agir com liderança, emitir parecer técnico do processo seletivo, pesquisar remuneração, acompanhar a homologação da rescisão contratual, analisar custos de pessoal da empresa, falar em público, subsidiar negociações trabalhistas, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, coordenar programação de férias dos empregados, orientar empregados sobre benefícios, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, analisar currículos, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, avaliar perfil dos candidatos, promover a integração de novos funcionários na empresa, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, administrar política salarial da empresa, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, propor políticas de cargos e remunerações, possuir empatia, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, contratar profissionais externos e instituições, realizar entrevista de desligamento, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, ter capacidade de planejamento e organização, demonstrar iniciativa, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, definir perfil do cargo, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, selecionar assessoria jurídica e peritos, conduzir entrevista de triagem, representar a empresa junto a entidades de classe, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, utilizar softwares aplicativos, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, realizar entrevistas com candidatos, agir com dinamismo, agir com diplomacia, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, planejar quadro de pessoal, negociar com funcionários, analisar criticamente, propor política de benefícios, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, analisar estatísticas de informações salariais.