CBO 2524-05 - Analista de recursos humanos

Entenda o que fazem os profissionais de recursos humanos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Analista de recursos humanos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Analista de recursos humanos

O Analista de Recursos Humanos realiza atividades de administração de pessoal, formalizando processos de contratação e desligamento de trabalhadores. Administra planos de cargos e salários, propondo políticas de remuneração. Promove o desenvolvimento de pessoal, diagnosticando necessidades e elaborando programas de capacitação. Realiza processos de recrutamento e seleção, analisando perfil dos cargos e realizando entrevistas com candidatos às vagas de emprego. Administra plano de benefício, prestando orientação aos trabalhadores. Administra relações trabalhistas, prezando pelo cumprimento das legislações e representando a instituição como preposto perante órgãos oficiais. Coordena sistemas de avaliação de desempenho, aplicando instrumentos e apurando resultados. Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2524-05

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Formaliza processos de contratação e desligamento de empregados, acompanha a homologação da rescisão contratual e mantém documentos pertinentes aos funcionários ativos e inativos. Processa folha de pagamento e apura valores relativos a encargos e impostos. Coordena programação de férias dos assalariados e administra contratos de mão de obra terceirizada.

Planeja quadro de trabalhadores, analisa custos com pessoal de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor e elabora descrição de cargos. Desenvolve modelos de remuneração fixa e variável e efetua manutenção de tabelas salariais. Propõe planos de carreira, sucessão, cargos e remunerações e administra política salarial da instituição. Pesquisa remuneração, analisa estatísticas de informações salariais, fornece subsídios para negociações trabalhistas e aplica procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos.

Administra recursos, pesquisa custos e elabora orçamentos para viabilizar programas de desenvolvimento e treinamento dos empregados, mediante necessidades de capacitação funcional. Contrata profissionais externos e instituições, prepara colaboradores para multiplicar informações e desenvolve materiais e programas didáticos. Acompanha e ministra cursos, realiza avaliação de reação dos treinandos e avalia o resultado do programa de treinamento desenvolvido. Administra programas de bolsa de estudo e elabora plano de desenvolvimento para trainees e estagiários. Participa do desenvolvimento de programas de gestão da qualidade e promove integração entre funcionários da instituição.

Define perfil do cargo a ser ocupado, analisa sua descrição e define estratégias e fontes de recrutamento, divulgando o processo ou o edital de concurso ao público interessado. Analisa currículos, avalia perfil dos candidatos, conduz entrevista de triagem, define e aplica instrumentos de seleção e analisa resultado do processo seletivo que pode ser realizado por outras instituições. Realiza entrevistas com candidatos e os encaminha à área requisitante. Emite parecer técnico do processo seletivo, roteiriza e realiza entrevista de desligamento de funcionários.

Administra os benefícios da instituição, orientando os empregados sobre o que é disponível. Propõe política de benefícios e participa de negociações com fornecedores dos planos. Pesquisa mercado, orienta empregados sobre benefícios e pesquisa grau de satisfação dos trabalhadores. Fornece subsídios para elaboração do balanço social da empresa.

Desenvolve programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, faz mediação de conflitos interpessoais em ambiente laboral e promove reintegração e adaptação do empregado. Coordena eventos sociais da instituição e presta apoio aos setores de medicina e segurança do trabalho.

Presta orientações sobre legislação trabalhista às áreas da instituição e seleciona assessoria jurídica e peritos. Participa de negociações sindicais e presta esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores. Subsidia área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, indica testemunhas e representa o empregador como preposto perante órgãos oficiais.

Elabora parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, assessorando os gestores nesse processo. Apura resultados da avaliação de desempenho e propõe ações corretivas resultantes desse processo.

Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de análise de recursos humanos com base em cenários.

Mantém confidencialidade a respeito de manifestações espontâneas por parte de empregados que buscam orientação para problemas pessoais e profissionais. Exerce a profissão respeitando as políticas internas da instituição, princípios, valores e aspectos legais, prezando pelo cumprimento dos preceitos relativos aos direitos humanos e do trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇ??O E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇ??O E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA) 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ERGONOMIA 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROCESSOS DE TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO TRIBUTÁRIO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO DO TRABALHO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) COMPLIANCE TRABALHISTA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) DIREITOS INDIVIDUAL E COLETIVO DO TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DAS UNIDADES FEDERADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) RELAÇÕES E CONTRATOS DE TRABALHO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ANÁLISE DE CENÁRIOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) LIDERANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANO DE BENEFÍCIOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANO DE CARREIRA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) REMUNERAÇÃO, CARGOS E SALÁRIOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ELABORAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ESTATÍSTICA SÓCIO-ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CAPITAL HUMANO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MERCADO DE TRABALHO, POLÍTICA DO GOVERNO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA SINDICATOS, DISSÍDIOS COLETIVOS, RELAÇÕES DE EMPREGO (EMPREGADOR/EMPREGADO) 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TREINAMENTO E ALOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA, OFERTA DE MÃO DE OBRA E FORÇA DE TRABALHO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) PSICOLOGIA SOCIAL E DO TRABALHO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TREINAMENTO DE PESSOAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ANÁLISE INSTITUCIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FATORES HUMANOS NO TRABALHO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PLANEJAMENTO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TREINAMENTO E AVALIAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) EDUCAÇÃO CORPORATIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Coordenar sistemas de avaliação de desempenho;
  • Comunicar-se;
  • Efetuar processo de recrutamento e de seleção;
  • Executar administração de pessoal;
  • Administrar plano de cargos e salários;
  • Gerir plano de benefícios;
  • Promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;
  • Promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Administrar relações de trabalho;
  • Subsidiar negociações trabalhistas;
  • Efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • Orientar empregados sobre benefícios;
  • Administrar programa de bolsas de estudo;
  • Prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • Analisar currículos;
  • Processar folha de pagamento;
  • Desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • Administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • Propor políticas de cargos e remunerações;
  • Agir com liderança;
  • Coordenar programação de férias dos empregados;
  • Realizar entrevistas com candidatos;
  • Diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Analisar criticamente;
  • Propor política de benefícios;
  • Definir instrumentos de seleção;
  • Redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • Persuadir pessoas;
  • Emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • Analisar resultados do processo seletivo;
  • Agir com dinamismo;
  • Apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • Administrar os benefícios da empresa;
  • Promover reintegração e adaptação do empregado;
  • Analisar custos de pessoal da empresa;
  • Falar em público;
  • Selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • Participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • Mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • Analisar estatísticas de informações salariais;
  • Avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • Apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • Administrar política salarial da empresa;
  • Acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • Elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários;
  • Negociar com funcionários;
  • Contratar profissionais externos e instituições;
  • Elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • Realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • Ter capacidade de planejamento e organização;
  • Aplicar instrumentos de seleção;
  • Participar de negociações sindicais;
  • Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • Trabalhar em equipe;
  • Pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Planejar quadro de pessoal;
  • Participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • Assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • Agir com diplomacia;
  • Promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • Possuir empatia;
  • Pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • Elaborar relatórios;
  • Avaliar perfil dos candidatos;
  • Utilizar softwares aplicativos;
  • Apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • Definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • Coordenar eventos sociais da empresa;
  • Encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • Conduzir entrevista de triagem;
  • Elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • Representar a empresa junto a entidades de classe;
  • Administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • Processar desligamentos de empregados;
  • Elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • Divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • Orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • Elaborar programas de desenvolvimento;
  • Indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • Elaborar descrição de cargos;
  • Pesquisar remuneração;
  • Preparar multiplicadores para treinamento;
  • Subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • Elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • Aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • Realizar entrevista de desligamento;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Formalizar processo de contratação de empregados;
  • Definir perfil do cargo;
  • Manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • Propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • Analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • Representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • Agir de forma pró-ativa;
  • Subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • Demonstrar raciocínio lógico;
  • Utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • Pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05

CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de analista de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais de recursos humanos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Nenhum CBO relacionado encontrado.