CBO 2524-05 - Profissionais de recursos humanos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2524-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de recursos humanos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de recursos humanos CBO 2524-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2524-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de recursos humanos.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
Funções
demonstrar competências pessoais, promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados, coordenar sistemas de avaliação de desempenho, executar administração de pessoal, gerir plano de benefícios, comunicar-se, administrar plano de cargos e salários, efetuar processo de recrutamento e de seleção, administrar relações de trabalho.
Atividades
aplicar instrumentos de seleção, elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento, trabalhar em equipe, elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados, analisar resultados do processo seletivo, coordenar programação de férias dos empregados, elaborar programas de desenvolvimento, subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas, prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores, agir com liderança, divulgar processo de recrutamento interno e externo, utilizar telefone celular, fax e e-mail, definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo, aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos, formalizar processo de contratação de empregados, demonstrar raciocínio lógico, acompanhar ou ministrar cursos de treinamento, analisar descrição do cargo a ser preenchido, indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas, apoiar setores de medicina e segurança do trabalho, utilizar softwares aplicativos, apurar resultados do processo de avaliação de desempenho, apurar valores relativos a encargos e impostos, encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante, participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios, analisar currículos, realizar entrevistas com candidatos, persuadir pessoas, elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos, realizar entrevista de desligamento, propor políticas de cargos e remunerações, administrar programa de bolsas de estudo, pesquisar remuneração, orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista, participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade, definir instrumentos de seleção, administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento, subsidiar negociações trabalhistas, elaborar relatórios, elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento, possuir empatia, promover a integração de novos funcionários na empresa, agir com diplomacia, propor política de benefícios, administrar contratos de mão-de-obra terceirizada, planejar quadro de pessoal, efetuar manutenção de tabelas salariais, coordenar eventos sociais da empresa, definir perfil do cargo, demonstrar flexibilidade, mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, negociar com funcionários, agir com dinamismo, redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários, analisar custos de pessoal da empresa, conduzir entrevista de triagem, aplicar instrumentos de avaliação de desempenho, ter capacidade de planejamento e organização, pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes, administrar política salarial da empresa, desenvolver modelos de remuneração fixa e variável, analisar criticamente, analisar estatísticas de informações salariais, pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado, desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados, pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento, administrar os benefícios da empresa, realizar avaliação de reação dos treinandos, orientar empregados sobre benefícios, promover reintegração e adaptação do empregado, representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais, emitir parecer técnico do processo seletivo, agir de forma pró-ativa, representar a empresa junto a entidades de classe, processar desligamentos de empregados, elaborar plano de desenvolvimento para trainees e estagiários, avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido, avaliar perfil dos candidatos, selecionar assessoria jurídica e peritos, subsidiar elaboração do balanço social da empresa, participar de negociações sindicais, processar folha de pagamento, elaborar descrição de cargos, acompanhar a homologação da rescisão contratual, assessorar gestores em avaliação de desempenho, demonstrar iniciativa, propor ações corretivas resultantes da avaliação, contratar profissionais externos e instituições, falar em público, preparar multiplicadores para treinamento.