CBO 2521-05 - Administrador
Entenda o que fazem os administradores no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Administrador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Administrador
O Administrador planeja, organiza, dirige e controla as atividades das organizações, públicas ou privadas, nos campos administrativo, financeiro, logístico, patrimonial, de pessoal, de tecnologia da informação, entre outros. Elabora políticas, normas e diretrizes. Gerencia recursos humanos, financeiros e materiais. Analisa a viabilidade econômica de projetos e negócios. Negocia com fornecedores, clientes e parceiros. Supervisiona equipes de trabalho. Atua em conformidade com a legislação, com os padrões éticos e com os procedimentos de qualidade e de gestão.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2521-05
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
Administradores trabalham em qualquer ramo de atividade econômica, serviços, comércio e indústria, incluindo-se a administração pública. São assalariados celetistas, estatutários ou autônomos. Geralmente, trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Estão sujeitos a pressão por cumprimento de prazos e metas.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessa ocupação requer-se curso superior completo em Administração de empresas ou Administração pública, com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Realizar controle do desempenho organizacional;
- Demonstrar competências pessoais;
- Elaborar planejamento organizacional;
- Administrar organizações;
- Implementar programas e projetos;
- Promover estudos de racionalização;
- Prestar consultoria Às organizações e pessoas;
- Avaliar viabilidade de projetos;
- Analisar estrutura organizacional;
- Demonstrar raciocínio abstrato;
- Diagnosticar métodos e processos;
- Definir estratégias;
- Demonstrar capacidade de comunicação;
- Apresentar proposta de programas e projetos;
- Estabelecer metodologia de avaliação;
- Elaborar normas e procedimentos;
- Identificar fontes de recursos;
- Definir indicadores e padrões de desempenho;
- Levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos;
- Analisar a organização no contexto externo;
- Estabelecer metas gerais e específicas;
- Administrar conflitos;
- Atuar na mediação e arbitragem;
- Agir com iniciativa;
- Avaliar resultados;
- Preparar relatórios;
- Administrar sistemas, processos, organização e métodos;
- Gerir recursos tecnológicos;
- Administrar recursos humanos;
- Administrar recursos financeiros e orçamentários no setor privado;
- Analisar resultados de pesquisa;
- Revisar normas e procedimentos;
- Demonstrar raciocínio lógico;
- Arbitrar em decisões administrativas e organizacionais;
- Administrar patrimônio;
- Demonstrar capacidade de síntese;
- Descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços;
- Apresentar alternativas;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Trabalhar em equipe;
- Administrar recursos financeiros e orçamentários no setor público;
- Reestruturar atividades administrativas;
- Estabelecer rotinas de trabalho;
- Analisar a organização no contexto interno;
- Coordenar programas, planos e projetos;
- Administrar informações;
- Facilitar processos de transformação;
- Demonstrar capacidade de análise;
- Monitorar programas e projetos;
- Administrar materiais;
- Emitir pareceres e laudos;
- Identificar oportunidades e problemas;
- Demonstrar liderança;
- Demonstrar visão crítica;
- Dimensionar amplitude de programas e projetos;
- Traçar estratégias de implementação;
- Demonstrar espírito empreendedor;
- Participar na definição da visão e missão da instituição;
- Reavaliar indicadores;
- Elaborar diagnóstico;
- Realizar perícias;
- Demonstrar capacidade de decisão;
Profissões da Família Ocupacional
- Administrador
- Administrador de Empresas
- Administrador de Recursos Humanos
- Administrador de Recursos Tecnológicos
- Administrador Financeiro
- Administrador Hospitalar
- Administrador Público
- Analista Administrativo
- Consultor Administrativo
- Consultor de Organização
Divisões de categorias profissionais do CBO 2521-05
CBO 2521-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de consultor de organização que pertence ao grupo dos administradores, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências sociais e humanas
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- Profissionais de organização e administração de empresas
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- Administradores
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