CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Orientador educacional Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.

Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Orientador educacional

O Orientador educacional (ou similar) planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.

Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.

Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.

Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.

Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.

Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções

O funcionário CBO 2394-10 deve promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Orientador educacional CBO 2394-10

Um Orientador educacional (ou sinônimo) deve publicar experiências pedagógicas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, assessorar trabalho docente, acompanhar trajetória escolar do aluno, demonstrar pró-atividade, promover cursos, oficinas e orientação técnica, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, equalizar informações, saber ouvir, traçar metas educacionais, administrar demanda por vagas, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, trabalhar em equipe, avaliar implementação de projetos educacionais, divulgar deliberações, participar de cursos, seminários e congressos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, elaborar relatórios, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, estimular participação dos diferentes sujeitos, emitir pareceres, verificar cumprimento das metas, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, intervir na aplicação de medidas disciplinares, observar desempenho das classes, produzir material de apoio pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, selecionar referencial teórico-científico, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, estruturar os tempos pedagógicos, administrar conflitos, avaliar desempenho das classes/turmas, promover trocas de experiências, formar equipes de trabalho, atuar em conselhos de classe e de escola, participar da avaliação proposta pela instituição, contextualizar historicamente a escola, propor soluções para problemas educacionais detectados, divulgar experiências pedagógicas, criar mecanismos de participação/interação, demonstrar capacidade de observação, elaborar textos de orientação, avaliar desempenho profissional dos educadores, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, demonstrar criatividade, administrar tempo, saber integrar as informações, fornecer subsídios teóricos, traçar objetivos educacionais, analisar desempenho das classes, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, caracterizar perfil dos alunos, pesquisar práticas educativas, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, observar processo de trabalho no contexto escolar, dimensionar os problemas, criar espaços de participação/interação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, realizar entrevistas, divulgar resultados de avaliação, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, demonstrar flexibilidade, construir sistema de avaliação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, selecionar bibliografia, organizar encontros, congressos e seminários, compreender o contexto, avaliar instituição escolar, construir instrumentos de avaliação, planejar ações de operacionalização, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, propor mudanças no projeto pedagógico, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, levantar necessidades educacionais e sociais, organizar grupos de estudos, articular ação da escola com outras instituições, acompanhar produção dos alunos, respeitar as diversidades, detectar problemas educacionais, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, organizar reuniões com equipes de trabalho.

Cargos e salários CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Orientador Vocacional e Profissional Fortaleza

Orientador Vocacional e Profissional: Fortaleza, CE

  • 380
  • Fortaleza, CE
  • 2.161 - 4.732
  • 41h
O profissional no cargo de Orientador Vocacional e Profissional CBO 2394-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.161 e 4.732 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Vocacional e Profissional Curitiba

Orientador Vocacional e Profissional: Curitiba, PR

  • 394
  • Curitiba, PR
  • 3.637 - 8.273
  • 39h
O profissional no cargo de Orientador Vocacional e Profissional CBO 2394-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.637 e 8.273 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 394 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Professor de Orientação Educacional Rio de Janeiro

Professor de Orientação Educacional: Rio de Janeiro, RJ

  • 688
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.340 - 7.278
  • 38h
O profissional no cargo de Professor de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.340 e 7.278 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 688 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Professor de Orientação Educacional

Professor de Orientação Educacional: Paraná

  • 2.088
  • Paraná
  • 2.464 - 4.933
  • 38h
O profissional no cargo de Professor de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.464 e 4.933 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.088 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Professor de Orientação Educacional

Professor de Orientação Educacional: Rio Grande do Sul

  • 621
  • Rio Grande do Sul
  • 2.725 - 5.947
  • 36h
O profissional no cargo de Professor de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.725 e 5.947 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Técnico de Orientação Profissional Belo Horizonte

Técnico de Orientação Profissional: Belo Horizonte, MG

  • 1.032
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.997 - 3.988
  • 35h
O profissional no cargo de Técnico de Orientação Profissional CBO 2394-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.997 e 3.988 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 1.032 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Técnico de Orientação Profissional Rio de Janeiro

Técnico de Orientação Profissional: Rio de Janeiro, RJ

  • 688
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.340 - 7.278
  • 38h
O profissional no cargo de Técnico de Orientação Profissional CBO 2394-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.340 e 7.278 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 688 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Técnico de Orientação Profissional São Paulo

Técnico de Orientação Profissional: São Paulo, SP

  • 4.547
  • São Paulo, SP
  • 3.260 - 7.059
  • 39h
O profissional no cargo de Técnico de Orientação Profissional CBO 2394-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.260 e 7.059 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 4.547 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.