CBO 2345-05 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de ensino superior na área de didática

O Professor de ensino superior na área de didática (ou similar) planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções

O funcionário CBO 2345-05 deve avaliar o trabalho acadêmico científico, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, supervisionar formação pedagógica em estágios, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, participar de atividades administrativas, produzir material de trabalho, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05

Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve coordenar eventos, atuar em banca examinadora docente e discente, produzir hipertextos, redigir publicações científicas, discutir resultados de avaliação, orientar monitores, produzir textos para uso pedagógico, atuar em comissões editoriais, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, compromissar-se social e politicamente, constituir grupos de pesquisa, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar planos de ação pedagógica, sistematizar conteúdos, avaliar material didático, demonstrar postura crítica, planejar projetos de intervenção pedagógica, organizar publicações, coordenar áreas, disciplinas e turmas, coordenar reuniões, coordenar convênios, produzir instrumentos de avaliação, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, dialogar com as entidades representativas, planejar os ambientes de aprendizagem, participar de comissões, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar equipes de trabalho, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, atender alunos, individualmente e em grupo, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, gerenciar convênios, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, prever fontes de financiamento, trabalhar em equipe, coordenar projetos de extensão, produzir transparências, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, auto-avaliar-se, orientar alunos de iniciação científica, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., demonstrar postura ética, dominar a língua portuguesa, elaborar pareceres, estudar propostas e políticas educacionais, atuar em projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, participar de congressos e eventos científicos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, participar de associações de classe, preencher relatórios de atividades, planejar projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, participar de associações científicas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, proferir palestras, atuar em debates, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar o desenvolvimento das aulas, coordenar pesquisas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir cartazes, coordenar projetos pedagógicos, redigir relatórios de pesquisa, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar trabalhos científicos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar pesquisas, avaliar o desempenho dos alunos, divulgar resultados de pesquisas, dialogar com os alunos, elaborar projetos de extensão, treinar auxiliares de pesquisa, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, planejar a produção de materiais didáticos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estudar outros idiomas, estudar a legislação educacional, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coletar dados e materiais para pesquisa, prestar assessoria a órgãos públicos, avaliar a própria prática de pesquisa, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, avaliar projetos de extensão, planejar aulas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, produzir artigos para divulgação, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, realizar revisão da literatura na área, desenvolver atividades interativas, produzir planos de cursos e de aulas, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar políticas educacionais, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar pesquisas educacionais, estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar cursos, planejar eventos e seminários, estudar a produção científica da área, participar de reuniões, realizar eventos, participar de colegiados, dialogar com os professores da instituição, avaliar projetos de pesquisa, atribuir notas e conceitos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, exercer cargos de direção, desenvolver propostas de avaliação, organizar coletâneas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, produzir vídeos, participar de atividades culturais, avaliar currículos de alunos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, elaborar programas e cronogramas, avaliar cursos, colaborar em comissões de avaliação, exercer cargos de representação, gerenciar projetos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar grupos de pesquisa, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, programar cursos para atendimento a demandas externas, estudar diferentes formas de comunicação, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas.

Cargos e salários CBO 2345-05 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Salário Professor Universitário na Área de Didática Belo Horizonte

Professor Universitário na Área de Didática: Belo Horizonte, MG

  • 350
  • Belo Horizonte, MG
  • 5.386 - 12.570
  • 20h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.386 e 12.570 para uma jornada de trabalho média de 20h semanais de acordo com dados salariais de 350 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática Salvador

Professor Universitário na Área de Didática: Salvador, BA

  • 206
  • Salvador, BA
  • 4.052 - 8.160
  • 28h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 4.052 e 8.160 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática

Professor Universitário na Área de Didática: Minas Gerais

  • 1.087
  • Minas Gerais
  • 5.777 - 12.695
  • 24h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.777 e 12.695 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 1.087 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática Rio de Janeiro

Professor Universitário na Área de Didática: Rio de Janeiro, RJ

  • 154
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 7.415 - 18.072
  • 25h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 7.415 e 18.072 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática

Professor Universitário na Área de Didática: Paraná

  • 444
  • Paraná
  • 3.722 - 8.612
  • 26h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.722 e 8.612 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 444 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática

Professor Universitário na Área de Didática: São Paulo

  • 2.092
  • São Paulo
  • 7.149 - 16.659
  • 26h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 7.149 e 16.659 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 2.092 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.