CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores e instrutores do ensino profissional.
- Instrutores de ensino profissional.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, prestar serviços a comunidade, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve orientar os alunos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, demonstrar criatividade, integrar-se em eventos da área, processar materiais para a utilização em ensino, registrar controles de estoque, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, conferir a execução da manutenção, propor cronograma de atividades pedagógicas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, comprovar certificação das competências, demonstrar tolerância e paciência, participar da captação de recursos financeiros e físicos, programar a utilização de material didático-pedagógico, revisar material pedagógico, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, fixar critérios de avaliação dos alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, expressar-se com clareza, divulgar idéias através de projetos de ensino, participar de campanhas educativas, selecionar material pedagógico, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, preencher planilhas de custo, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relacionamentos de confiabilidade, confeccionar apostilas para apoio às aulas, utilizar refernciais de avaliação normatizados, organizar exposições de produtos, adequar material pedagógico, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, executar a manutenção preventiva, sistematizar a produção científica da área, promover intercâmbios institucionais, participar de ações institucionais com objetivo social, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, criar situações interativas com o mercado de trabalho, ministrar palestras para públicos de fora da escola, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar flexibilidade, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, limpar os equipamentos, sistematizar as normas técnicas, identificar novas fontes para atualização, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com os outros professores, demonstrar perseverança, preparar recursos audio-visuais, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar material didático, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, investigar diferentes recursos didáticos, negociar projetos e cursos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, comprovar qualificação profissional na área de atuação, revisar as metodologias e técnicas de ensino, controlar o estoque de peças de reposição, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar liderança, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, analisar as avaliações, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, agir eticamente na profissão, selecionar recursos didáticos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, sistematizar a legislação na sua área, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, dialogar com membros e instituições da comunidade, especificar equipamentos para manutenção e reposição, criar situações de trabalho em equipe, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar os termos técnicos da área, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, encaminhar alunos para atendimentos específicos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, criar situações operacionais de atividades, demonstrar capacidade de aprendizagem, dialogar com outros setores ou unidades da escola, dialogar com os meios de comunicação de massa, dialogar com os alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, autoavaliar-se, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, verificar o estado dos equipamentos de segurança, identificar características e interesses pessoais dos alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, tomar providências em casos de emergência, estimular os alunos na busca de conhecimento, preencher diários de classe ou similares, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, avaliar competências adquiridas anteriormente, registrar as tarefas executadas pelos alunos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, elaborar os planos de aula, tomar parte na organização do currículo escolar, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, prestar assessoria técnica a comunidade, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, demonstar capacidade de avaliação, simular situações atuais de trabalho, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, demonstrar capacidade de organização, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, comprovar experiência na área específica, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, estabelecer referenciais de avaliação, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de curso, programar calendário de atividades para estágios de alunos, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes.