CBO 2332-10 - Instrutores de ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

Funções

sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços a comunidade, elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.

Atividades

preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, preencher diários de classe ou similares, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, ministrar palestras para públicos de fora da escola, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, integrar-se em eventos da área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, simular situações atuais de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, controlar o estoque de peças de reposição, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, dialogar com os alunos, demonstrar criatividade, executar a manutenção preventiva, sistematizar a legislação na sua área, consultar manual do equipamento para manutenção, participar de ações institucionais com objetivo social, demonstrar tolerância e paciência, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, divulgar idéias através de projetos de ensino, fixar critérios de avaliação dos alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, dialogar com os meios de comunicação de massa, comprovar qualificação profissional na área de atuação, confeccionar apostilas para apoio às aulas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, preparar material didático, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preparar recursos audio-visuais, processar materiais para a utilização em ensino, promover a exposição e venda de produtos do curso, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar capacidade de organização, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar liderança, participar de campanhas educativas, tomar parte na elaboração do calendário escolar, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, programar a utilização de material didático-pedagógico, adequar material pedagógico, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, agir eticamente na profissão, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, elaborar os planos de aula, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, selecionar material pedagógico, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, autoavaliar-se, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, preencher planilhas de custo, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, investigar diferentes recursos didáticos, tomar providências em casos de emergência, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, especificar equipamentos para manutenção e reposição, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, registrar controles de estoque, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, registrar as tarefas executadas pelos alunos, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, identificar novas fontes para atualização, criar situações operacionais de atividades, utilizar refernciais de avaliação normatizados, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, propor cronograma de atividades pedagógicas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, analisar as avaliações, avaliar competências adquiridas anteriormente, encaminhar alunos para atendimentos específicos, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstar capacidade de avaliação, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, expressar-se com clareza, criar relacionamentos de confiabilidade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar capacidade de aprendizagem, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, promover intercâmbios institucionais, tomar parte na organização do currículo escolar, prestar assessoria técnica a comunidade, estimular os alunos na busca de conhecimento, comprovar certificação das competências, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, selecionar recursos didáticos, sistematizar os termos técnicos da área, demonstrar perseverança, programar calendário de atividades para estágios de alunos, sistematizar a produção científica da área, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, criar situações de trabalho em equipe, sistematizar as normas técnicas, comprovar experiência na área específica, conferir a execução da manutenção, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, revisar material pedagógico, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, orientar os alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, identificar características e interesses pessoais dos alunos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, sistematizar as mudanças tecnológicas, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, negociar projetos e cursos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, participar da captação de recursos financeiros e físicos, dialogar com membros e instituições da comunidade, verificar o estado dos equipamentos de segurança, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, demonstrar flexibilidade, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, organizar exposições de produtos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, dialogar com os outros professores, limpar os equipamentos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, estabelecer referenciais de avaliação.

Cargos e salários CBO 2332-10 - Instrutores de ensino profissional

Salário Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial São Paulo

Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial: São Paulo, SP

  • 627
  • São Paulo, SP
  • 3.475 - 8.365
  • 41h
O profissional no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.475 e 8.365 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 627 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial Brasília

Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial: Brasília, DF

  • 49
  • Brasília, DF
  • 2.841 - 5.999
  • 41h
O profissional no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 2332-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.841 e 5.999 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 49 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.