CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos, participar na elaboração do projeto pedagógico, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, preparar aulas, ministrar aulas, comunicar-se, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, sugerir metodologias de ensino, monitorar trabalhos em grupo, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, propor situações-problema aos alunos, estabelecer cronograma de atividades, atualizar-se, criar atividade paralela de reforço, dialogar com os alunos, definir estratégias de ensino, registrar conteúdos e atividades ministrados, selecionar material didático, apresentar relatórios às autoridades competentes, preparar roteiro de observação para os alunos, relatar evasão escolar, propor atividades de comunicação oral ao aluno, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, estabelecer conteúdos mínimos por série, analisar material didático e paradidático, discutir conceitos de religiosidade, opinar sobre propostas pedagógicas, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, definir metodologias de ensino, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, ajustar planejamento a classe, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, propor trabalhos e atividades, definir temas transversais e interdisciplinares, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, discutir o conteúdo científico com os alunos, registrar aulas previstas e dadas, produzir material didático, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, fixar objetivos de avaliação, preparar o cronograma dos eventos, sugerir objetivos gerais e específicos, dominar a modalidade escrita da língua, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, proceder com criatividade, criar material didático, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, trocar experiências com os pares e especialistas, trabalhar conceitos de família e cidadania, contatar instituições para viabilização de atividades, escolher temas para reuniões, expressar-se em vários níveis de linguagem, apresentar capacidade de trabalho em equipe, conversar com os pais dos alunos, convencionar regras de convivência, corrigir trabalhos dos alunos, acompanhar trabalho diário do aluno, traçar os objetivos dos eventos, divulgar os trabalhos dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, estabelecer estratégias de avaliação, comunicar-se com diferentes faixas etárias, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, organizar visitas a espaços culturais, planejar as atividades periódicas da área, registrar conceitos e notas dos alunos, sugerir projetos para a comunidade escolar, preencher fichas descritivas, listar fontes de pesquisa para o aluno, redigir relatório sobre alunos com problemas, interagir com a comunidade escolar, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, registrar frequência dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, divulgar os eventos da escola, atuar em reuniões de pais, proceder com clareza, manter vínculos afetivos com os alunos, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, atuar em reuniões periódicas de planejamento, atuar em reuniões de professores, orientar o aluno para atitudes de convívio social, proceder com ética e moral, anotar ocorrências anômalas, preparar instrumentos para registro do evento, determinar objetivo da aula, instruir os alunos para participar dos eventos, definir critérios de avaliação, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, pesquisar material didático e paradidático, aplicar instrumentos diversos de avaliação, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, notificar os pais sobre a situação dos alunos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, programar pauta das reuniões, consultar legislação educacional, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, sugerir formas para qualificação do docente, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, empregar atividades de recuperação paralela, exercer autoridade com critério, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, relacionar os conteúdos aos temas transversais, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, divulgar a produção da escola na comunidade, organizar palestras, revisar conteúdos.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Salário Professor Das Séries Iniciais Serra

Professor Das Séries Iniciais: Serra, ES

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Serra - ES, ganha entre 2.330 e 4.206 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Vinhedo

Professor Das Séries Iniciais: Vinhedo, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Vinhedo - SP, ganha entre 4.814 e 9.650 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais

Professor Das Séries Iniciais: São Paulo

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.807 e 7.886 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 16.895 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais São José dos Campos

Professor Das Séries Iniciais: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 2.991 e 5.251 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 159 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Duque de Caxias

Professor Das Séries Iniciais: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 4.536 e 13.373 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Guarujá

Professor Das Séries Iniciais: Guarujá, SP

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 2.211 e 3.583 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Das Séries Iniciais Cuiabá

Professor Das Séries Iniciais: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Professor Das Séries Iniciais CBO 2312-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 3.419 e 7.768 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) São Paulo

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.704 e 11.445 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.866 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Bahia

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.363 e 4.707 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Campinas

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Campinas, SP

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 5.588 e 15.256 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Salvador

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.775 e 5.768 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Goiânia

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Goiânia, GO

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 8.582 e 26.780 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 704 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Curitiba

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.548 e 4.792 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 684 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Campo Grande

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 3.823 e 9.277 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 335 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Goiás

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 5.506 e 15.758 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 1.560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.863 e 5.637 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 2.827 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Belo Horizonte

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.012 e 5.849 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 718 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.
Salário Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) Rio Branco

Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental): Rio Branco, AC

O profissional no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 2312-10 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 2.731 e 4.988 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2312-10.