CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2312-10 deve ministrar aulas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, comunicar-se, participar na elaboração do projeto pedagógico, avaliar os alunos, demonstrar competências pessoais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, preparar aulas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve formar grupos para atuação nos eventos, dialogar com os alunos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, manter vínculos afetivos com os alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, proceder com clareza, conversar com os pais dos alunos, programar pauta das reuniões, redigir relatório sobre alunos com problemas, selecionar material didático, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, divulgar a produção da escola na comunidade, organizar palestras, atuar em reuniões periódicas de planejamento, opinar sobre propostas pedagógicas, fixar objetivos de avaliação, aplicar instrumentos diversos de avaliação, convencionar regras de convivência, apresentar relatórios às autoridades competentes, exercer autoridade com critério, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, acompanhar trabalho diário do aluno, atualizar-se, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, monitorar trabalhos em grupo, pesquisar material didático e paradidático, estabelecer conteúdos mínimos por série, produzir material didático, interagir com a comunidade escolar, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, criar atividade paralela de reforço, organizar visitas a espaços culturais, expressar-se em vários níveis de linguagem, notificar os pais sobre a situação dos alunos, registrar conceitos e notas dos alunos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, planejar as atividades periódicas da área, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, comunicar-se com diferentes faixas etárias, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, traçar os objetivos dos eventos, empregar atividades de recuperação paralela, escolher temas para reuniões, orientar o aluno para atitudes de convívio social, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, definir metodologias de ensino, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, dominar a modalidade escrita da língua, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, discutir conceitos de religiosidade, listar fontes de pesquisa para o aluno, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, definir estratégias de ensino, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, estabelecer estratégias de avaliação, registrar conteúdos e atividades ministrados, definir critérios de avaliação, apresentar capacidade de trabalho em equipe, preencher fichas descritivas, atuar em reuniões de pais, proceder com ética e moral, relacionar os conteúdos aos temas transversais, determinar objetivo da aula, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, trabalhar conceitos de família e cidadania, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, ajustar planejamento a classe, trocar experiências com os pares e especialistas, atuar em reuniões de professores, propor situações-problema aos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, registrar frequência dos alunos, definir temas transversais e interdisciplinares, contatar instituições para viabilização de atividades, instruir os alunos para participar dos eventos, revisar conteúdos, criar material didático, consultar legislação educacional, preparar o cronograma dos eventos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, discutir o conteúdo científico com os alunos, divulgar os trabalhos dos alunos, corrigir trabalhos dos alunos, registrar aulas previstas e dadas, relatar evasão escolar, sugerir projetos para a comunidade escolar, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, propor trabalhos e atividades, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, sugerir objetivos gerais e específicos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, estabelecer cronograma de atividades, divulgar os eventos da escola, anotar ocorrências anômalas, preparar instrumentos para registro do evento, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, proceder com criatividade, analisar material didático e paradidático, sugerir metodologias de ensino, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno.

Cargos e salários CBO 2312-10 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

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