CBO 2312-10 - Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)
O profissional no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2312-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
O que faz um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2312-10 deve participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, comunicar-se, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, ministrar aulas, preparar aulas, avaliar os alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2312-10
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) CBO 2312-10
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) (ou sinônimo) deve acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, corrigir trabalhos dos alunos, proceder com ética e moral, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, formar grupos para atuação nos eventos, preencher fichas descritivas, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, apresentar relatórios às autoridades competentes, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, organizar visitas a espaços culturais, manter vínculos afetivos com os alunos, revisar conteúdos, interagir com a comunidade escolar, estabelecer conteúdos mínimos por série, comunicar-se com diferentes faixas etárias, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, sugerir projetos para a comunidade escolar, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, trocar experiências com os pares e especialistas, sugerir formas para qualificação do docente, apresentar capacidade de trabalho em equipe, registrar frequência dos alunos, expressar-se em vários níveis de linguagem, sugerir objetivos gerais e específicos, registrar conteúdos e atividades ministrados, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, orientar o aluno para atitudes de convívio social, consultar legislação educacional, registrar conceitos e notas dos alunos, definir metodologias de ensino, dominar a modalidade escrita da língua, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, conversar com os pais dos alunos, propor trabalhos e atividades, ajustar planejamento a classe, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, discutir conceitos de religiosidade, contatar instituições para viabilização de atividades, relacionar os conteúdos aos temas transversais, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, atualizar-se, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, programar pauta das reuniões, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, traçar os objetivos dos eventos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, atuar em reuniões de pais, monitorar trabalhos em grupo, pesquisar material didático e paradidático, definir estratégias de ensino, propor atividades de comunicação oral ao aluno, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, dialogar com os alunos, estabelecer cronograma de atividades, fixar objetivos de avaliação, organizar palestras, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, exercer autoridade com critério, preparar instrumentos para registro do evento, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, proceder com clareza, convencionar regras de convivência, divulgar os trabalhos dos alunos, propor situações-problema aos alunos, escolher temas para reuniões, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, acompanhar trabalho diário do aluno, atuar em reuniões de professores, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, estabelecer estratégias de avaliação, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, trabalhar conceitos de família e cidadania, planejar as atividades periódicas da área, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, divulgar a produção da escola na comunidade, definir temas transversais e interdisciplinares, registrar aulas previstas e dadas, determinar objetivo da aula, preparar o cronograma dos eventos, selecionar material didático, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, listar fontes de pesquisa para o aluno, proceder com criatividade, redigir relatório sobre alunos com problemas, discutir o conteúdo científico com os alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, criar atividade paralela de reforço, anotar ocorrências anômalas, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, produzir material didático, notificar os pais sobre a situação dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, criar material didático, relatar evasão escolar, preparar roteiro de observação para os alunos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, aplicar instrumentos diversos de avaliação, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, instruir os alunos para participar dos eventos, definir critérios de avaliação, sugerir metodologias de ensino, divulgar os eventos da escola, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, opinar sobre propostas pedagógicas, analisar material didático e paradidático, empregar atividades de recuperação paralela.