CBO 2311-10 - Professores de nível superior na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.

Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.

Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior na educação infantil.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou similar) planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.

Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.

Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Estabelece a rotina de cuidados do berçário.

Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.

Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.

Funções

O funcionário CBO 2311-10 deve promover a relação ensino-aprendizagem, interagir com a família e a comunidade, pesquisar, realizar tarefas administrativas, organizar as atividades, promover a educação dos alunos, planejar a prática educacional, avaliar as práticas pedagógicas, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve estimar a necessidade de material, mostrar-se atento, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, demonstrar preparo físico, discutir casos específicos com a coordenação, estabelecer normas e regras de conduta, acompanhar a refeição, ler para os alunos, organizar o espaço das atividades, brincar com os alunos, ministrar reuniões de pais, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, selecionar material, guardar o material, registrar entrevistas com os pais, preparar a sala, controlar a saída de alunos, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, preparar projetos pedagógicos, realizar auto-avaliação, pesquisar recursos didáticos, enviar comunicados ao pais, estudar casos - situações especiais, documentar as observações, definir estratégias pedagógicas, observar o comportamento dos alunos, orientar os pais sobre alimentação saudável, promover a convivência social - socializar, preencher documentos com informações dos alunos, promover atividades integradoras, ministrar aulas, pesquisar conteúdos, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, demonstrar dinamismo, criar recursos didáticos, orientar sobre noções de higiene, agrupar os alunos, estabelecer limites, comprar material, demonstrar empatia, receber comunicados dos pais - agenda, circular, orientar sobre noções de segurança, organizar a refeição, participar de eventos da comunidade, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, realizar visitas temáticas, programar atividades extraclasses, organizar a entrada e a saída dos alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, passar lição de casa, rever normas de conduta com as crianças, demonstrar ética, participar de cursos e treinamentos profissionais, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, requisitar material, manter-se atualizado, escrever para os alunos, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, convocar pais de alunos, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, demonstrar bom humor, definir conteúdo programático do ano letivo, acolher os alunos, orientar sobre hábitos alimentares, atender pais, mediar situações de conflitos no grupo, passear com os alunos, observar a interação dos alunos, corrigir trabalhos com os alunos, organizar comemorações de aniversário, programar atividades diárias, alfabetizar os alunos, expor conteúdos, promover encontros e atividades com os pais, avaliar o desenvolvimento cognitivo, demonstrar autocontrole, demonstrar alegria, demonstrar capacidade de tomar decisões, improvisar atividades, auxiliar os alunos na colocação roupas, preparar projetos para interação com a comunidade, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, organizar eventos, contar histórias, demonstrar paciência, estabelecer rotinas, demonstrar criatividade, atender alunos, individualmente, demonstrar disciplina, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, planejar a rotina dos alunos, demonstrar flexibilidade, trabalhar áreas de conhecimento, banhar alunos, selecionar recursos didáticos, reelaborar o planejamento, demonstrar sensibilidade, demonstrar bom senso, alimentar os alunos, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, receber alunos novos, avaliar o desenvolvimento psicomotor, criar situações de aprendizagem, desenvolver trabalhos coletivos, conferir material, proceder a retirada da mamadeira, cantar, convidar personalidades e entidades, dançar, demonstrar capacidade de compreensão oral, revisar o planejamento, sondar o conhecimento prévio dos alunos, intervir em situações de risco para os alunos, elaborar instrumentos de avaliação, levantar bibliografia, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, registrar ocorrências, prestar primeiros socorros, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, analisar situações de aprendizagem, construir material didático, demonstrar organização, registrar freqüência dos alunos, organizar o material didático, prestar esclarecimento aos pais, acompanhar momento de sono, dramatizar histórias e situações do cotidiano, preparar o ambiente para as atividades, demonstrar disposição, preparar adaptação de casos especiais, preparar reunião de pais, definir critérios de agrupamentos de alunos, trocar fraldas e roupas em geral.

Cargos e salários CBO 2311-10 - Professores de nível superior na educação infantil

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