CBO 2311-10 - Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 responsabiliza-se pelo cuidado e promove educação e relação ensino e aprendizagem para crianças com até 3 anos, em creches de instituições públicas e privadas Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Elabora cronograma para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças Realiza atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar Elabora recursos didáticos.
Realiza ações de acolhimento e garante ambiente seguro e saudável Registra informações referentes às etapas do processo de ensino e aprendizagem Interage com as famílias das crianças e com a comunidade.
Faz pesquisas na área de educação Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior na educação infantil que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior na educação infantil CBO 2311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2311-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior na educação infantil.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
O Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10 planeja os cuidados e a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica, identificando características, necessidades e potencialidades de crianças com até 3 anos, e considerando a integração entre o cuidar, o educar e o ensinar Estabelece objetivos educacionais, de acordo com a legislação e a proposta pedagógica da escola.
Define as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona e elabora recursos didáticos Propõe projetos para integração com os pais e com a comunidade.
Define ações para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.
Estabelece a rotina de cuidados do berçário.
Programa as atividades diárias das crianças e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação das crianças, realizando ações de acolhimento, garantindo um ambiente seguro e saudável, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e fraldas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.
Estabelece regras de conduta, limites e rotinas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.
Realiza ações e atividades com vistas aos desenvolvimentos socioemocional, cognitivo e de linguagem das crianças, construindo relacionamentos calorosos e estimulantes, promovendo a imitação, a representação simbólica e o brincar, incentivando o intercâmbio de comunicação, e expandindo a linguagem expressiva-receptiva e o vocabulário Promove a relação ensino e aprendizagem Cria situações de aprendizagem, propõe atividades – tais como artísticas, lúdicas, de canto e dança -, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano, levando em consideração os princípios educativos de exploração de ambientes e objetos, linguagem oral e comunicação, linguagem musical e expressão corporal, identidade e autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo da criança e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, questões orais, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios, registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos Faz requisição de materiais Participa de reuniões pedagógicas com a equipe escolar, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à Instituição e aos alunos.
Interage com as famílias das crianças e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas, e participando de eventos Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.
Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2311-10 deve avaliar as práticas pedagógicas, organizar as atividades, realizar tarefas administrativas, cuidar dos alunos, planejar a prática educacional, pesquisar, demonstrar competências pessoais, interagir com a família e a comunidade, promover a educação dos alunos, promover a relação ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2311-10
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) CBO 2311-10
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) (ou sinônimo) deve acompanhar momento de sono, organizar a entrada e a saída dos alunos, registrar entrevistas com os pais, organizar a refeição, convidar personalidades e entidades, promover atividades integradoras, mediar situações de conflitos no grupo, estabelecer rotinas, organizar o espaço das atividades, demonstrar sensibilidade, demonstrar flexibilidade, realizar auto-avaliação, organizar comemorações de aniversário, orientar os pais sobre alimentação saudável, levantar bibliografia, alfabetizar os alunos, preparar projetos pedagógicos, receber alunos novos, reelaborar o planejamento, preservar equipamentos, espaços e mobiliário, analisar situações de aprendizagem, preparar a sala, orientar sobre hábitos alimentares, manter-se atualizado, rever normas de conduta com as crianças, organizar eventos, elaborar relatórios de avaliação dos alunos, ministrar reuniões de pais, promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar alegria, planejar a rotina dos alunos, demonstrar dinamismo, participar de eventos da comunidade, programar atividades extraclasses, contar histórias, programar atividades diárias, comprar material, demonstrar capacidade de compreensão oral, estimar a necessidade de material, demonstrar disposição, pesquisar recursos didáticos, documentar as observações, estabelecer normas e regras de conduta, participar de reuniões e encontros - coordenação, professores, selecionar material, acompanhar a refeição, desenvolver trabalhos coletivos, auxiliar os alunos na colocação roupas, alimentar os alunos, preparar projetos para interação com a comunidade, realizar visitas temáticas, passar lição de casa, observar a interação dos alunos, organizar o material didático, encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais, proceder a retirada da mamadeira, lidar com a diversidade cultural, social e econômica, sondar o conhecimento prévio dos alunos, expor conteúdos, ministrar aulas, observar o comportamento dos alunos, improvisar atividades, avaliar o desenvolvimento psicomotor, demonstrar paciência, definir conteúdo programático do ano letivo, estudar casos - situações especiais, controlar a saída de alunos, demonstrar organização, preparar o ambiente para as atividades, trocar fraldas e roupas em geral, construir material didático, dançar, dramatizar histórias e situações do cotidiano, demonstrar ética, registrar freqüência dos alunos, brincar com os alunos, requisitar material, cantar, reconhecer as características do grupo e sub-grupos, criar recursos didáticos, escrever para os alunos, orientar sobre noções de segurança, demonstrar disciplina, preparar adaptação de casos especiais, promover encontros e atividades com os pais, definir critérios de agrupamentos de alunos, avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo, enviar comunicados ao pais, demonstrar bom senso, guardar o material, proceder a retirada da fralda - controle de esfíncter, mostrar-se atento, preparar reunião de pais, passear com os alunos, demonstrar autocontrole, prestar esclarecimento aos pais, atender alunos, individualmente, pesquisar conteúdos, definir estratégias pedagógicas, corrigir trabalhos com os alunos, sondar necessidades e potencialidades do grupo, demonstrar capacidade de tomar decisões, encaminhar documentos e relatórios a secretaria, desenvolver atividades artísticas - pintar, modelar e desenhar, participar de cursos e treinamentos profissionais, banhar alunos, atender pais, prestar primeiros socorros, revisar o planejamento, preencher documentos com informações dos alunos, pesquisar atividades extracurriculares - atividades teatrais, exposições, selecionar recursos didáticos, orientar sobre noções de higiene, intervir em situações de risco para os alunos, registrar ocorrências, agrupar os alunos, discutir casos específicos com a coordenação, acompanhar os alunos nas atividades recreativas, convocar pais de alunos, encaminhar comunicados aos pais - avisos de atividades extraclasses, autorização de saída, demonstrar preparo físico, conferir material, avaliar o desenvolvimento cognitivo, estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos, trabalhar áreas de conhecimento, demonstrar criatividade, demonstrar empatia, estabelecer limites, promover a convivência social - socializar, receber comunicados dos pais - agenda, circular, acolher os alunos, ler para os alunos, criar situações de aprendizagem, demonstrar bom humor.