CBO 2149-40 - Higienista ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins
O profissional no cargo de Higienista ocupacional CBO 2149-40 gerencia exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde, empregando conceitos e ferramentas de higiene ocupacional, para preservação da saúde e do bem-estar de trabalhadores Inspeciona e avalia ambientes, equipamentos e práticas no local de trabalho, medindo a exposição potencial do trabalhador a fatores de risco.
Elabora Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e outros programas de prevenção contra os fatores de risco Providencia avaliação ergonômica de postos de trabalho Contribui com conhecimentos de sua área de especialização no projeto e no desenvolvimento de produtos, serviços, métodos e processos.
Coordena equipes e atividades de trabalho Elabora e emite documentação técnica Cumpre legislação, Normas de Higiene Ocupacional (NHO), procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2149-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Higienista ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins CBO 2149-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2149-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Higienista ocupacional
O Higienista ocupacional CBO 2149-40 planeja a atuação na área de higiene ocupacional, para gerenciamento dos riscos relacionados à saúde do trabalhador Estabelece estratégia de avaliação e de controle da exposição a fatores de risco - tais como agentes químicos, físicos e biológicos e fatores ergonômicos – no ambiente de trabalho, com emprego de conceitos e ferramentas de higiene ocupacional e aplicação de Normas de Higiene Ocupacional (NHO).
Pesquisa consequências dos fatores de risco para a saúde do trabalhador.
Inspeciona e avalia ambientes, equipamentos e práticas no local de trabalho, para garantir a conformidade com legislação e normas de segurança Reconhece fatores ocupacionais de risco à saúde.
Identifica a exposição potencial do trabalhador aos fatores de risco Caracteriza grupos de exposição a fatores de risco.
Identifica trabalhador mais exposto aos fatores de risco e verifica medidas de controle existentes.
Conduz processo de medição de riscos, por meio de técnicas de metrologia aplicada à higiene ocupacional, priorizando riscos a serem medidos, elaborando estratégias de amostragem, e definindo metodologia de avaliação Coleta amostras de poeira, gases, vapores e outros materiais potencialmente tóxicos para análise, empregando estratégias e técnicas de amostragem.
Efetua o tratamento estatístico de medições, interpreta resultados de avaliação e avalia aceitabilidade de resultados.
Analisa projetos de implantação e modificação de instalações, processos, equipamentos e locais de trabalho Identifica riscos potenciais à saúde em projetos Avalia riscos de processos, de atividades e de locais de trabalho.
Realiza a avaliação da exposição a vibrações de corpo inteiro e a vibração de mãos e braços Analisa indicadores epidemiológicos e informações de programas de controle médico Desenvolve e mantém programas de monitoramento médico para trabalhadores.
Elabora Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e outros programas de prevenção contra fatores ocupacionais de risco à saúde ocupacional Coordena programas de esclarecimento sobre produtos químicos perigosos e outras substâncias.
Recomenda e verifica eficácia de medidas de controle Pode ordenar a suspensão de atividades que representam ameaças à saúde ou à segurança dos trabalhadores Providencia avaliação ergonômica de postos de trabalho.
Avalia condições de conforto no ambiente de trabalho, de acordo com parâmetros desejados de iluminação, acústica, temperatura e ventilação Determina tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), de acordo com os riscos Verifica procedimentos de descarte de rejeitos industriais.
Controla emissão de efluentes líquidos, gasosos e sólidos Investiga acidentes para identificar suas causas e determinar como podem ser evitados no futuro Implanta planos de ações preventivas e corretivas e acompanha sua execução.
Analisa dados de incidentes para identificar tendências em lesões, doenças e outros fatores de perigo no campo da higiene ocupacional Contribui com conhecimentos de sua área de especialização no projeto e no desenvolvimento de produtos, serviços, métodos e processos, interpretando normas e legislação e aplicando metodologias de pesquisa e de testes Pesquisa tecnologias Analisa viabilidade técnico-produtiva, econômica e legal Coordena equipes de trabalho, realizando atividades estruturantes de preparação, de controle e de avaliação.
Avalia desempenho de equipes de trabalho Levanta necessidades de treinamento Organiza programas de treinamento e conduz a capacitação da força de trabalho Avalia a eficácia de treinamentos Presta assessoria e consultoria técnica Acompanha perícias técnicas Elabora e emite documentação técnica Elabora manual de procedimentos complementares, programas de prevenção, e relatórios Participa na elaboração de mapas de risco Emite laudos e pareceres técnicos Divulga resultados e planos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2149-40 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver métodos, processos, produtos e serviços, gerenciar exposições a fatores ocupacionais de risco a saúde, emitir documentação técnica, coordenar equipe e atividades de trabalho, controlar perdas de processos, produtos e serviços, gerenciar segurança no trabalho e do meio ambiente.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins o trabalho é exercido em empresas dos mais diversos ramos, embora predomine o ramo industrial onde podemos destacar a metalurgia, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, produtos alimentares e refino de petróleo. As instituições empregadoras são de diversos portes, públicas ou privadas. Os profissionais trabalham em equipe, com supervisão ocasional. Eventualmente, em algumas atividades, podem estar expostos a condições especiais de trabalho, tais como ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2149-40
As ocupações da família requerem curso de Engenharia ou de Tecnologia nas áreas de Produção Industrial e Segurança do Trabalho, com registro no CREA, seguido ou não de cursos de especialização. Na área de processos e métodos, tempos e movimentos, é comum a formação em engenharia de produção ou industrial. É cada vez mais frequente a presença de profissionais com pós-graduação. A ocupação Higienista Ocupacional requer formação superior em engenharia, física, química, tecnologia, bioquímica, medicina, biologia, ou em outras ciências exatas ou biológicas correlatas seguido de curso de especialização na área de Higiene Ocupacional. O exercício pleno da atividade se dá, em média, após quatro anos de exercício profissional no caso dos engenheiros e dos tecnólogos em segurança do trabalho e de um a dois anos para os tecnólogos em produção industrial.
Atividades exercidas por um Higienista ocupacional CBO 2149-40
Um Higienista ocupacional (ou sinônimo) deve demonstrar objetividade, mapear equipe de trabalho, analisar indicadores epidemiológicos, acompanhar perícia técnica, definir metodologia de avaliação, demonstrar capacidade de antecipar problemas, determinar procedimentos de segurança para espaços confinados, propor criação de produtos de segurança, verificar procedimentos de descarte de rejeitos industriais, demonstrar pró-atividade, verificar eficácia das medidas de controle, interpretar resultados da avaliação, demonstrar liderança, identificar riscos potenciais a saúde em projetos, identificar medidas de controle existentes para os fatores de risco, pesquisar tecnologias, identificar a exposição potencial do trabalhador aos fatores de risco, efetuar o tratamento estatístico das medições, demonstrar capacidade de negociação, analisar riscos do processo, da atividade e do local de trabalho, demonstrar raciocínio lógico, elaborar programas de prevenção de risco ambiental - ppra e demais programas de prevenção, demonstrar criatividade, determinar tipos de equipamentos de proteção individual e coletiva conforme riscos, verificar necessidades de treinamento de equipe, determinar procedimentos de segurança em armazenagem, transporte e utilização de produtos químicos, divulgar resultados e planos de trabalho, gerar especificações técnicas e de segurança de produtos e/ou serviços, verificar cumprimento de tarefas, acompanhar implementação do plano de ações preventivas e corretivas, medir as exposições a fatores ocupacionais de risco, controlar emissão de efluentes líquidos, gasosos e sólidos, prestar assessorias técnicas, compatibilizar métodos, processos, produtos e/ou serviços de acordo com normas e legislação, capacitar equipe de trabalho, assumir riscos, demonstrar capacidade de persuasão, participar na elaboração de mapa de risco, providenciar sinalizações de segurança, organizar treinamentos, demonstrar raciocínio matemático, participar da definição de perfil de pessoal, recomendar medidas de controle, analisar informações dos programas dos controles médicos, classificar exposição a riscos potenciais, criar métodos e processos de produção e segurança, gerar especificações técnicas e de segurança de processos e/ou serviços, caracterizar os grupos de exposição a fatores de risco, validar métodos, processos, produtos e/ou serviços, pesquisar normas e legislação, demonstrar capacidade de atenção difusa, propor alterações em equipamentos e produtos de segurança, demonstrar capacidade de resolução de problemas, priorizar riscos a serem medidos, analisar projetos de implantação e modificação de instalações, processos, equipamentos e locais de trabalho, implementar plano de ações preventivas e corretivas, elaborar relatórios, emitir laudos e/ou pareceres técnicos, analisar viabilidade técnico-produtiva, econômica e legal, pesquisar efeitos a saúde dos fatores de risco, demonstrar capacidade de agir sob pressão, tomar decisões, delegar tarefas, avaliar desempenho de equipe de trabalho, emitir programas de prevenção, realizar pesquisas, avaliar eficácia de treinamentos, organizar cronograma de equipe de trabalho, documentar memória técnica de métodos, processos, produtos e serviços, identificar trabalhador mais exposto, elaborar manual de procedimentos complementares, estabelecer estratégia de avaliação e/ou controle da exposição, prestar consultoria, demonstrar capacidade de evidenciar senso crítico, avaliar aceitabilidade dos resultados, testar métodos e processos de produção e segurança, participar da elaboração do ppra e/ou ppci, providenciar avaliação ergonômica de postos de trabalho, determinar procedimentos de segurança para atividades com pressão anormal, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, reconhecer fatores ocupacionais de risco a saúde, participar de seleção de pessoal, implantar sistema de gestão da segurança, determinar procedimentos para redução ou eliminação de ruídos industriais, elaborar estratégia de amostragem, demonstrar capacidade de contornar situações adversas.