CBO 2131-10 - Físico (acústica)
Entenda o que fazem os físicos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Físico (acústica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um
Funções Detalhadas
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
Os profissionais podem trabalhar em várias atividades econômicas como, por exemplo, saúde, fabricação de coque, refino de petróleo, produção de combustíveis, inclusive nucleares, fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação. É mais comum encontrar esses profissionais em institutos de pesquisa e universidades públicas. Nestes casos, são classificados como pesquisadores ou professores. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações exigem para seu exercício, pelo menos, o curso superior completo, sendo freqüente a presença de profissionais com titulações de pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades das ocupações geralmente ocorre após quatro anos de experiência na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- elaborar documentação técnica e científica;
- administrar atividades de pesquisas e aplicações;
- difundir conhecimentos;
- comunicar-se;
- aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas;
- desenvolver programas e rotinas computacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar pesquisas científicas e tecnológicas;
- desenvolver equipamentos e sistemas;
- realizar medidas de grandezas físicas;
- solicitar registros de patentes e propriedade intelectual;
- desenvolver processos para proteção do meio ambiente;
- cultivar visão ampla;
- desenvolver fontes alternativas de energia;
- aplicar técnicas de radiação em análise e preparação de materiais;
- aplicar técnicas de radiação ionizante em outras áreas do conhecimento;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- realizar ensaios e testes;
- aplicar técnicas de radiação não ionizante em ciências da vida;
- desenvolver modelos;
- gerir projetos de pesquisa;
- realizar experimentos;
- projetar sistemas eletrônicos, ópticos de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- equacionar modelo físico;
- demonstrar versatilidade;
- participar de eventos científicos;
- organizar eventos científicos;
- demonstrar habilidade matemática;
- integrar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver aplicações de novas tecnologias;
- submeter trabalhos técnicos e científicos a publicação;
- prestar consultoria;
- elaborar cronograma físico e financeiro;
- demonstrar persistência;
- selecionar modelo físico;
- testar programas computacionais;
- simular modelos;
- desenvolver processos;
- desenvolver expressão da liderança;
- identificar demanda;
- caracterizar propriedades físicas, químicas e estruturais de materiais;
- aplicar técnicas de radiação ionizante em ciências da vida;
- especificar equipamentos e infra estrutura laboratorial;
- ministrar palestras, seminários e cursos;
- extrair conclusões;
- elaborar procedimentos operacionais e de segurança;
- analisar resultados;
- desenvolver teorias;
- orientar trabalhos técnicos e científicos;
- aplicar princípios físicos na adequação de ambientes;
- redigir documentação instrumental e de aplicativos;
- aferir equipamentos científicos;
- desenvolver instrumentação científica;
- planejar experimentos;
- trabalhar em equipe;
- assessorar na elaboração de protocolos e normas;
- elaborar relatórios de análise de impacto ambiental;
- aplicar métodos físicos a análise de sistemas ecológicos;
- desenvolver padrões metrológicos;
- desenvolver raciocínio lógico;
- elaborar projetos de pesquisa;
- coordenar projetos de pesquisa;
- desenvolver expressão oral;
- traduzir manuais técnicos;
- emitir laudos técnicos;
- evidenciar receptividade;
- redigir trabalhos técnicos e científicos;
- emitir pareceres técnicos e científicos;
- divulgar conhecimentos da física para a comunidade;
- validar programas computacionais;
- desenvolver materiais;
- avaliar parâmetros físicos em sistemas ambientais;
- desenvolver espírito crítico;
- analisar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos;
- treinar especialista e técnicos;
- planejar instalações;
- selecionar amostras e padrões;
- preparar amostras;
- aplicar técnicas de espectrometria;
- evidenciar organização;
- desenvolver expressão escrita;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2131-10
CBO 2131-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de físico (acústica) que pertence ao grupo dos físicos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
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- Físicos, químicos
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- Físicos
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CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2131-10 - Físicos
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CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
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2131-10 | Físico (Acústica) | Brasil | 0h | 0 | |
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