CBO 2124-05 - Analista de desenvolvimento de sistemas
Entenda o que fazem os analistas de tecnologia da informação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Analista de desenvolvimento de sistemas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Analista de desenvolvimento de sistemas
Planeja, projeta e desenvolve sistemas computacionais de informação, aplicando conhecimentos de lógica matemática, algoritmo, estrutura de dados, linguagem de programação e engenharia de “software”, dentre outros da área de análise de desenvolvimento de sistemas em tecnologia da informação. Implanta sistemas, instalando aplicativos, “drivers” e outros tipos de “software”. Realiza a manutenção de sistemas. Presta consultoria técnica na área de sistemas. Divulga novas tecnologias, dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão na área de tecnologia da informação. Pode supervisionar equipe de programadores de computador ou de outros analistas de desenvolvimento de sistemas. Elabora documentação técnica de sistemas. Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Concebe sistemas, levantando necessidades de clientes e usuários, verificando fontes de dados, e consultando documentação técnica e fontes alternativas de informação.
Planeja sistemas, elaborando estudos de viabilidade técnica e econômica. Define requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços relacionados com sistemas. Escolhe ferramentas de desenvolvimento e de testes. Dimensiona requisitos e funcionalidades e especifica a arquitetura dos sistemas. Estabelece padrões de interface com cliente e usuário. Define nomenclatura padrão e metodologias a serem adotadas.
Projeta sistemas, empregando técnicas de análise estruturada e modelagem de dados, a fim de detalhar objetivos, fluxogramas de atividades de processos, diagramas descrevendo etapas operacionais, algoritmos, lógicas de programas, e demais elementos necessários ao desenvolvimento de sistemas. Especifica as entradas acessadas pelo sistema e define a distribuição e a utilização das saídas (resultados). Estabelece a especificação e monta protótipos de sistemas. Identifica riscos relacionados aos sistemas.
Desenvolve sistemas, codificando programas – por meio de linguagens de programação, inclusive orientadas a objetos –, utilizando ambientes de desenvolvimento de “software”, processos de desenvolvimento de aplicações cliente-servidor (para sistemas distribuídos), tecnologia multimídia e de Internet. Aplica conhecimentos de lógica matemática, algoritmo, estrutura de dados, linguagem de programação e engenharia de “software”, dentre outros da área de análise de desenvolvimento de sistemas em tecnologia da informação. Constrói ambientes de teste, elabora casos de testes, prepara massa de dados e testa os sistemas, para localizar problemas de código-fonte e corrigir erros.
Implanta sistemas, instalando aplicativos, “drivers” e outros tipos de “software” relacionados aos sistemas e executando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os sistemas irão funcionar. Realiza simulações em ambiente controlado. Pode prestar suporte técnico de sistemas, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário.
Realiza manutenção de sistemas, organizando perfil de acesso às informações de sistemas, identificando e corrigindo falhas, e executando revisões técnicas nos sistemas. Efetua auditoria de sistemas.
Pode desenvolver aplicações para compartilhamento de informações entre sistemas dentro de uma organização.
Pode avaliar a utilidade de pacotes de aplicativos existentes ou em fase de desenvolvimento e adaptá-los a um ambiente operacional específico.
Presta consultoria técnica na área de sistemas computacionais de informação.
Realiza pesquisa de padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado. Avalia novas tecnologias e compara alternativas tecnológicas. Analisa funcionalidades e avalia desempenho de produtos já existentes.
Divulga novas tecnologias, dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação, com focalização em sistemas.
Pode treinar equipes técnicas e usuários para trabalhar com programas e sistemas computacionais.
Pode supervisionar equipe de programadores de computador ou de outros analistas de desenvolvimento de sistemas ou servir de líder para projetos de sistemas específicos.
Descreve processos e elabora dicionários de dados, manuais, relatórios e outros documentos técnicos de sistemas. Emite pareceres técnicos.
Mantém instalações em perfeito estado de conservação.
Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia.
Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | ARQUITETURA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | HARDWARE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE INFORMAÇÃO DISTRIBUÍDO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS OPERACIONAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | TEORIA DA COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ARQUITETURA DE SOFTWARE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES CLIENTE-SERVIDOR | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ENGENHARIA DE REQUISITOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ENGENHARIA DE SOFTWARE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRUTURAS DE DADOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO DE SOFTWARE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORIENTAÇÃO A OBJETOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE REDES DE COMPUTADORES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE SOFTWARE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIA MULTIMÍDIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMPILADORES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA WEB | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS E COMPONENTES | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE TESTE DE PROGRAMAS E SISTEMAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ÁLGEBRA LINEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ALGORITMO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | LÓGICA MATEMÁTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - TEORIA DOS CONJUNTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - TEORIA DOS GRAFOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS | AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA | 4 | 5 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 4 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | GESTÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE PROJETOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE NEGÓCIO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONAL | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORDENAÇÃO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ORIGINALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE OPERAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO SELETIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 2 |
Condições de Trabalho
Exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
- pesquisar inovações em tecnologia da informação;
- administrar ambiente de tecnologia da informação;
- comunicar-se;
- elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
- prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
- projetar soluções de tecnologia da informação;
- estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
- elaborar planejamento e execução de testes;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar especificação técnica;
- descrever processos - fluxo de atividades;
- elaborar manuais do sistema;
- identificar necessidade do cliente;
- adequar soluções a necessidade do cliente;
- configurar software e/ou sistemas operacionais;
- demonstrar capacidade de iniciativa;
- prestar consultoria técnica;
- demonstrar capacidade de organização;
- construir ambiente de teste;
- elaborar caso de testes;
- elaborar diagramas - caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.;
- instalar software e aplicativos e/ou drivers;
- pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
- levantar fontes de dados;
- disseminar conhecimento;
- especificar aplicativos e sistemas;
- definir padrões de interface com cliente/usuário;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de concentração;
- atender chamados/tickets - incidentes;
- demonstrar capacidade de memorização;
- divulgar documentação;
- montar protótipo dos sistemas;
- fornecer subsídios para recursos humanos;
- implantar sistemas;
- registrar ocorrências;
- avaliar novas tecnologias;
- controlar chamados dos clientes/usuários;
- identificar falhas nos sistemas;
- definir nomenclatura padrão;
- negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
- realizar auditoria de sistemas;
- demonstrar empatia com público-alvo;
- avaliar desempenho do produto;
- elaborar relátorios técnicos;
- demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
- demonstrar capacidade de síntese;
- demonstrar capacidade de raciocínio lógico;
- elaborar propostas técnicas;
- corrigir falhas nos sistemas;
- modelar dados;
- consultar documentação técnica;
- interagir com áreas afins;
- realizar simulações em ambiente controlado;
- demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
- analisar funcionalidade do produto;
- orientar cliente/usuário;
- apresentar alternativas de solução;
- consultar fontes alternativas de informações;
- preparar massa de dados;
- comparar alternativas tecnológicas;
- dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
- elaborar dicionário de dados;
- identificar riscos;
- divulgar novas tecnologias;
- emitir pareceres técnicos;
- acionar suporte de terceiros;
- administrar perfil de acesso às informações;
- participar de fóruns de discussão;
- demonstrar capacidade de flexibilidade;
- testar sistemas;
- escolher ferramentas de desenvolvimento e/ou de testes;
- demonstrar capacidade de proatividade;
- levantar necessidades do cliente/usuário;
- demonstrar capacidade de senso analítico;
- estabelecer padrões de software;
- elaborar estudos de viabilidade técnica e/ou econômica;
- codificar programas;
- divulgar solução;
- demonstrar capacidade de resiliência;
- realizar revisões técnicas;
- definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
- propor mudanças de processos e metodologias;
- demonstrar capacidade de criatividade;
- especificar a arquitetura dos sistemas;
- definir metodologias a serem adotadas;
- divulgar utilização de novos padrões;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-05
CBO 2124-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de analista de desenvolvimento de sistemas que pertence ao grupo dos analistas de tecnologia da informação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
-
-
- Profissionais da informática
-
-
-
-
- Analistas de tecnologia da informação
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2124-05 - Analistas de tecnologia da informação
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 212405 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 212405 em todos os estados e cidades do Brasil.