CBO 1423-35 - Analista de pesquisa de mercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de pesquisa de mercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-35

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Analista de pesquisa de mercado

O Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35 planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-35 deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-35

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35

Um Analista de pesquisa de mercado (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de liderança, demonstrar criatividade, monitorar a execução de serviços de terceiros, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de flexibilidade, analisar fatores econômico-financeiros, demonstrar habilidades comunicativas, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, analisar demanda do cliente, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, negociar com partes interessadas, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, monitorar metas e indicadores de desempenho, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, analisar contexto, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de tomar decisões, avaliar alternativas de soluções, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, analisar tendências do mercado, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar atuação da concorrência, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de organização, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de síntese, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, revisar planos, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar visão sistêmica, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de escuta, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, elaborar relatórios, monitorar mídias, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, elaborar recomendações de ações e soluções, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal.

Cargos e salários CBO 1423-35 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: Rio de Janeiro

  • 4.065
  • Rio de Janeiro
  • 4.423 - 9.374
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.423 e 9.374 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.065 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Goiânia

Social Media - Analista de Redes Sociais: Goiânia, GO

  • 1.025
  • Goiânia, GO
  • 2.935 - 5.529
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.935 e 5.529 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.025 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais São Jose

Social Media - Analista de Redes Sociais: São Jose, SC

  • 234
  • São Jose, SC
  • 4.292 - 8.686
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em São Jose - SC, ganha entre 4.292 e 8.686 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 234 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: Paraná

  • 4.851
  • Paraná
  • 3.467 - 6.935
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.467 e 6.935 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.851 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Americana

Social Media - Analista de Redes Sociais: Americana, SP

  • 157
  • Americana, SP
  • 3.607 - 7.132
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 3.607 e 7.132 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 157 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais João Pessoa

Social Media - Analista de Redes Sociais: João Pessoa, PB

  • 125
  • João Pessoa, PB
  • 2.416 - 4.617
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 2.416 e 4.617 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 125 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Natal

Social Media - Analista de Redes Sociais: Natal, RN

  • 196
  • Natal, RN
  • 2.417 - 4.265
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 2.417 e 4.265 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 196 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: São Paulo

  • 32.687
  • São Paulo
  • 4.822 - 10.199
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.822 e 10.199 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 32.687 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: Mato Grosso

  • 682
  • Mato Grosso
  • 3.853 - 8.380
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.853 e 8.380 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 682 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Belém

Social Media - Analista de Redes Sociais: Belém, PA

  • 217
  • Belém, PA
  • 2.513 - 4.610
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 2.513 e 4.610 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 217 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Recife

Social Media - Analista de Redes Sociais: Recife, PE

  • 706
  • Recife, PE
  • 2.851 - 5.406
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.851 e 5.406 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 706 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Balneário Camboriú

Social Media - Analista de Redes Sociais: Balneário Camboriú, SC

  • 162
  • Balneário Camboriú, SC
  • 3.017 - 5.594
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 3.017 e 5.594 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais

Social Media - Analista de Redes Sociais: Bahia

  • 755
  • Bahia
  • 2.838 - 5.572
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.838 e 5.572 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 755 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais São José dos Campos

Social Media - Analista de Redes Sociais: São José dos Campos, SP

  • 258
  • São José dos Campos, SP
  • 3.970 - 8.563
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 3.970 e 8.563 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Porto Alegre

Social Media - Analista de Redes Sociais: Porto Alegre, RS

  • 1.294
  • Porto Alegre, RS
  • 4.119 - 8.216
  • 42h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 4.119 e 8.216 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.294 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Florianópolis

Social Media - Analista de Redes Sociais: Florianópolis, SC

  • 736
  • Florianópolis, SC
  • 4.076 - 8.058
  • 41h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 4.076 e 8.058 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 736 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Social Media - Analista de Redes Sociais Maringá

Social Media - Analista de Redes Sociais: Maringá, PR

  • 531
  • Maringá, PR
  • 2.852 - 5.349
  • 43h
O profissional no cargo de Social Media - Analista de Redes Sociais CBO 1423-35 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 2.852 e 5.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.
Salário Analista de SEO (Search Engine Optimization) Ribeirão Preto

Analista de SEO (Search Engine Optimization): Ribeirão Preto, SP

  • 506
  • Ribeirão Preto, SP
  • 3.470 - 6.633
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de SEO (Search Engine Optimization) CBO 1423-35 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 3.470 e 6.633 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 506 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-35.